Preparar a sua marmita é uma atividade importante de planejamento e atenção - e é por isso que o CyberCook tem uma seção especial, a Marmitaria, dedicada inteiramente a isso.
E como fica o preparo da alimentação das crianças? Neste momento de quarentena, onde as aulas estão suspensas e as crianças passam mais tempo em casa, os responsáveis estão tendo a chance de acompanhar de perto a alimentação dos mais jovens.
Se você está pensando em planejar uma marmita equilibrada para as crianças e jovens, o CyberCook te ajuda com dicas para pensar em combinações que sejam nutritivas e que eles gostem.
1. Mantenha ingredientes básicos para manter uma rotina alimentar
A criação de uma rotina alimentar pode ser importante tanto para assegurar a "normalidade" neste momento excepcional da quarentena, quanto para manter uma boa educação alimentar. Alimentos como arroz, feijão e macarrão fazem parte da dieta-base dos brasileiros e, durante a quarentena, não é diferente. As proteínas também são importantes, como carne, frango ou peixes como atum e sardinha. E você pode sempre inovar com os ingredientes, fazendo por exemplo um arroz de forno.
2. Dê cores ao prato!
Esta dica não vale apenas para a salada: uma alimentação equilibrada leva em conta todos os grupos alimentares. É importante pensar em saladas nutritivas, mas também em acompanhamentos como grãos (como grão de bico e lentilha).
3. Agrade o paladar das crianças
As crianças são mais estimuladas a comer quando comem algo que as agrada. Pratos como panquecas, wraps, almôndegas e purês chamam a atenção das crianças para a comida - e você ainda pode misturar com legumes que elas não comeriam sozinhas, como é o caso dessa panqueca verde de frango. O apelo visual também é importante e o formato da comida pode chamar a atenção das crianças. Você pode fazer uma receita que tenha um visual chamativo, como esse muffin de peito de peru com abobrinha.
Gostou das dicas? Confira também nosso especial sobre meal prep, para aprender a organizar a preparação de marmitas, e nossa matéria sobre como pensar a alimentação das crianças.