Como cozinhar feijão: aprenda dicas e receitas!

Publicada em: 26/03/2020 15:18

O feijão é paixão nacional e seu caso de parceria com o arroz formam um dos pratos mais tradicionais e amados da cultura brasileira. Sério, tem pessoas que se mudaram para outros países e quase entram em abstinência com saudades do feijãozinho cheio de caldo e sabor.

Então está mais do que na hora de você dominar as técnicas e cozinhar um feijão gostoso e suculento ai na sua casa.

Aproveite sempre aquelas dicas especiais que só o CyberCook te traz.

Boa leitura.

Desmistificando a panela de pressão

De cara vamos atacar logo esse elefante branco. Todo iniciante na cozinha morre de medo da tal panela de pressão, e com certa razão, afinal é perigoso mesmo sendo um equipamento seguro. Mas, na realidade, um pouco de atenção aos conceitos básicos da física vai te livrar de maiores problemas.

Primeiro, antes de se preocupar com a panela de pressão, vamos separar os feijões para nosso preparo. Essa receita em si é para mais ou menos 500g de feijão, que é para durar alguns dias se você mora sozinho ou para alimentar a família toda por umas duas refeições em média.

O segundo passo é o remolho do feijão, que começa com a lavagem dos grãos em água corrente e depois um molho em água fria por algumas horas, entre 6 e 12. Os grãos que boiarem, descarte, aí troque a água e pode levar para panela finalmente.

Só então nós chegamos na temida panela de pressão: coloque seu feijão com um litro de água já que estamos trabalhando com a receita de 500g. Adicione uma folha de louro e se quiser pode colocar também uma beterraba descascada inteira, além de encorpar o feijão, vai agregar bastante nutriente. Tampe bem sua panela, certifique-se que esteja bem vedada e ligue em fogo alto.

Quando a panela chiar, marque 30 minutos no relógio e depois desligue o fogo. Espere toda a pressão sair, normalmente leva alguns minutos. Nunca abra a panela com pressão, ou jogue água gelada em cima, é nesses erros que acontece a maioria dos acidentes.

Depois disso é só engrossar o caldo, colocando em uma frigideira, 1 colher (sopa) de óleo, meia cebola ralada, 2 dentes de alho picados e meia colher (sopa) de sal (ou algum caldo de carne ou legumes). Pegue uma concha dos grãos de feijão cozido e amasse os grãos na frigideira, com as costas da concha. Frite um pouco na frigideira e depois adicione essa mistura no feijão. Mexa a panela e deixe ferver até o caldo encorpar.

Pronto, agora você tem um feijão quentinho, bem temperado e saborosíssimo.

Hora de turbinar seu feijão

Depois de dominar essa parte, você vai querer ir além, então para te ajudar trouxemos algumas receitas de feijão mais incrementadas com outros ingredientes que você vai se apaixonar de cara, confira:

Baião de dois com feijão comum

Receita tradicionalmente brasileira e muito consumida no nordeste, é bem simples de fazer e muito bem recheada, com aroma encantador e sabor incomparável. Faça e nos conte o que achou.

Baião de dois com feijão comum

Tutu de feijão

Só de lembrar dessa receita já dá água na boca, pois quem comeu um tutu de feijão bem feito não esquece. Faça essa receita na sua casa, use e abuse dos temperos e ervas e faça um prato recheado e saboroso para qualquer ocasião.

Tutu de feijão

Caldinho de Feijão Preto

prático de fazer. Basta uma torradinha, que você pode fazer com pão dormido, e sua janta estará garantida. Experimente.

Caldinho de Feijão Preto

Feijão tropeiro com torresmo

Essa receita vai te levar para Minas Gerais sem precisar sair de casa. Faça esse feijão tropeiro usando bons ingredientes e não se arrependa. O torresmo bem crocante é o grande destaque desse prato, então capriche.

Feijão tropeiro com torresmo

Feijão tropeiro vegano

O feijão tropeiro além de delicioso é inclusivo, dando opção, por exemplo, para essa versão vegana, que não deve nada em sabor para a receita tradicional. Experimente na sua casa, tenho certeza que vai adorar mesmo não sendo adepto do veganismo.

Feijão tropeiro vegano

Cozinhe em casa e manda para gente publicar também e ajudar novos desbravadores da culinária caseira. Divirta-se e bon appetit.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: