Como cozinhar feijão: aprenda dicas e receitas!

Publicada em: 26/03/2020 15:18

Seja carioca, branco ou preto, o feijão é um dos alimentos mais tradicionais da nossa culinária, graças a uma parceria irresistível com o arroz. Mas nem todo mundo sabe (ou ao menos tenta) cozinhar feijão por desconhecer os modos de preparo. O CyberCook já ensinou a não ter medo da panela de pressão e, agora, traz um especial para te mostrar como fazer feijão pode ser prático e render um prato delicioso.

1. Separando o feijão

Nosso modo de preparo leva em conta a quantidade de 500g, ou seja, meio quilo de feijão. A dica é cozinhar para os próximos dias, de três dias a uma semana.

2. O remolho

Antes de levar o feijão para a panela, é recomendável lavar os grãos em água corrente e deixá-lo de seis a doze horas de molho (em água fria) em uma vasilha. Descarte os grãos que boiarem, se acontecer. Esse processo de remolho do feijão ajuda na absorção de nutrientes como cálcio, zinco, ferro e magnésio e diminui a incidência de gases.

Feito o remolho do feijão, não se esqueça de trocar a água antes de levar para a panela! As substâncias que o feijão eliminou durante o molho ainda estão na água.

2. Hora da panela de pressão

Para meio quilo de feijão, coloque o ingrediente junto com 1 litro e meio de água e uma folha de louro. Tampe a panela de pressão e ligue em fogo alto. Assim que a panela pegar pressão e começar a chiar, cozinhe por mais 30 minutos. Desligue o fogo e aguarde a pressão sair.

3. Engrossando o caldo

Em uma frigideira, coloque 1 colher (sopa) de óleo, meia cebola ralada, 2 dentes de alho picados e meia colher (sopa) de sal (ou algum caldo de carne ou legumes). Pegue uma concha dos grãos de feijão cozido e amasse os grãos na frigideira, com as costas da concha. Frite um pouco na frigideira e depois adicione essa mistura no feijão. Mexa a panela e deixe ferver até o caldo encorpar.

Pronto, você fez um feijão do jeito tradicional! Confira também nossas dicas sobre como congelar e como esquentar o feijão sem prejudicar o sabor.

Se a sua vontade é ir além do prato simples, o CyberCook separou 5 receitas com feijão para você se aventurar com pratos deliciosos.

Baião de dois com feijão comum

Baião de dois/CyberCook

Tutu de feijão

Caldinho de Feijão Preto

caldinhodefeijaopreto/cybercook

Feijão tropeiro com torresmo

Feijão tropeiro/CyberCook

Feijão tropeiro vegano

Feijão tropeiro vegano/CyberCook

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: