As 25 melhores receitas de risoto para você caprichar!

Publicada em: 06/07/2022 10:47

Tá aqui procurando uma receita de risoto para um momento especial, não está? Por mais que seja uma receita simples e bastante comum lá na Itália, aqui no Brasil a gente está acostumado a comer e fazer risoto para encontros e datas únicas.

Antes de qualquer coisa, dê uma olhada na nossa matéria sobre como fazer um risoto perfeito para poder caprichar na criatividade e entregar o prato mais bonito! 

E se falamos em criatividade, aqui vai a nossa lista com os 5 principais acompanhamentos para risoto e várias receitas de cada para você não repetir mais nenhuma vez e surpreender todos com um belíssimo risoto.

Carne

Risoto de abóbora e carne seca crocante

Os risotos que acompanham carne costumam ser mais encorpados, com outros ingredientes com mais presença como cogumelos, abóbora e mais pimenta no tempero. A nossa sugestão de melhor risoto para carne é esse de carne seca com abóbora, que fica lindo, combina super bem e é uma delícia!

Veja a receita de risoto de carne seca com abóbora

E que tal mais algumas ideias para testar?

Porco

Porco

Já os risotos acompanhados de carne de porco normalmente são os com linguiça, mais rústicos e simples, bem misturados. Isso não faz deles menos especiais, pelo contrário, com ingredientes bem selecionados você pode fazer esse risoto de linguiça e cerveja preta delicioso e lindo!

Veja a receita de risoto de linguiça com cerveja preta

E mais ideias para fazer com o que tiver em casa

Aves

Risoto Fácil de Frango

Já se o acompanhamento vai ser com aves, principalmente o frango, então é a oportunidade ideal para mostrar  que risoto pode ser sim prato cotidiano. Até porque todos os almoços deveriam ser especiais! A nossa sugestão é esse risoto fácil de frango para fazer rapidinho e aproveitar sua refeição!

Veja a receita de risoto de frango fácil

E veja mais algumas opções:

Peixes e Frutos-do-mar

Salmão com Risoto de Limão Siciliano

Os risotos com peixes e frutos do mar costumam ser os mais requintados e tem uma variedade enorme, mas normalmente são mais leves, com limão ou outros ingredientes cítricos na receita para dar aquele ar de mar para a receita. A nossa sugestão é esse risoto de limão siciliano com salmão!

Veja a receita de salmão com limão siciliano

E até mais algumas ideias com outros peixes e frutos:

Vegetariano

Risoto de Pêras com Gorgonzola e Nozes

Por fim, os risotos vegetarianos também são opções leves e variadas, mas não se limitam a um grupo, não. É muito comum usar frutas como pêra, maçã verde e algum queijo. Dá uma olhada nessa receita de risoto de pêra com gorgonzola, sensacional e super simples para fazer!

Veja a receita de risoto de pêra com gorgonzola

O risoto é o melhor prato para experimentar novas combinações por ser uma base fácil de fazer (com as dicas de preparo) e ter sempre uma opção requintada para almoços do dia a dia ou momentos especiais!

Veja mais matérias sobre risoto!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: