Seja em um restaurante ou um jantar mais requintado, o risoto está sempre no cardápio. A receita italiana é uma delícia que mostra o que a variação de um ingrediente simples pode trazer para a gastronomia. E ainda mais do que na Itália, o brasileiro não vive sem um arroz no dia a dia, certo? Tava na cara que o risoto seria um enorme sucesso aqui também!
Mesmo assim, o principal ponto do risoto é que continua sendo arroz, e o arroz, por sua vez, é um prato muito básico, que combina com praticamente todos acompanhamentos, molhos, temperos e proteínas como nesse caso do risoto de camarão com arroz comum!
Quer saber mais sobre os tipos de arroz para risoto, além de conferir a receita para risoto de camarão com arroz comum, para aproveitar no dia a dia e não apenas em dias especiais? Vamos lá:
Receita de risoto de camarão com arroz comum
Ingredientes
- Arroz 2 copos
- Alho 5 dentes
- Cebola 1 unidade
- Óleo de soja 3 colheres (sopa)
- Camarão 1 quilo
- Cenoura 4 unidades
- Milho em conserva 1 lata
- Parmesão 200 gramas
- Salsinha a gosto
- Molho de tomate a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Limpe o camarão, refogue com alho e sal e reserve.
Ferva as cascas do camarão e use esse caldo (coado) para preparar o arroz.
Cozinhe a cenoura e refogue o camarão levemente.
Quando o nível da água do arroz baixar, acrescente a cenoura cozida, o camarão, o molho de tomate e o milho verde.
Coloque em um refratário, espalhe a salsa e cebolinha, o queijo ralado e sirva.
Se possível com um bom vinho tinto seco.
Os ingredientes dessa receita você encontra lá no Carrefour e recebe em casa no mesmo dia! Corre lá!
As diferenças entre os tipos de arroz
O arroz é um grão muito consumido no mundo todo e por isso é de se esperar que tenha inúmeras variações, cores, sabores e etc. Como são muitos, vamos focar apenas nos que dá para fazer risoto, já que é a receita da vez.
Arroz agulhinha: também conhecido como polido, o arroz agulhinha é o mais consumido de todos. É também o mais barato e fácil de cozinhar, isso porque ele passa por um processo que tira sua casca (com isso, uma parte dos nutrientes vão embora também.
Arroz parboilizado: pode passar despercebido, mas o parboilizado não é igual ao agulhinha, ainda que também seja branco! A diferença é que esse aqui passa por um processo diferente, que pré-cozinha o grão sem tirar a casca, então ele fica mais nutritivo.
Ambos são fáceis de encontrar e baratos para comprar, e ambos podem ser utilizados para esse risoto de camarão. Porém, os italianos são especiais e merecem uma chance (ainda que em um momento especial) no seu prato!
Arbóreo: o arroz arbóreo é o mais comum para risotos a grande diferença dele para os brancos normais é a concentração de amido que ele tem. Com todo esse amido, quando você jogar o caldo e o mesmo evapora, só o que sobra é a textura cremosa e o sabor no seu risoto!
Viole Nano: esse aqui talvez não seja tão fácil de encontrar, mas é o mais indicado para frutos do mar como o nosso risoto de camarão!
Carnaroli: é um meio termo entre os outros dois e tem mais amido do que o arbóreo.
O caldo é metade do serviço!
Como dissemos ali em cima, quando o caldo evapora só o que fica é o sabor e a textura dele com o amido. Por isso, o caldo é essencial para um bom risoto, seja com arroz italiano ou brasileiro.
Para o nosso risoto de camarão você pode fazer esse caldo de peixe que é ótimo para aproveitar sobras de peixes e frutos do mar de outros preparos.
Uma ótima dica é guardar todas as cascas, talos, folhas e etc, que iriam para o lixo, em um pote no seu freezer. Assim, depois de um tempo você terá ingredientes muito variados para seu caldo (que você também pode guardar no freezer para usar depois!
Lembre-se de temperar seu caldo como se fosse o prato principal! Algumas combinações como o bouquet garni (tomilho, salsinha, salsão, louro e alho-poró).
Receitas para fazer com vários tipos de arroz
Arroz nevado
Para usar o agulhinha a nossa sugestão é esse arroz nevado, que é bem parecido com o preparo do risoto e fica bem cremoso, mas está mais para um arroz de forno com tudo o que se tem direito: presunto, cogumelo, cenoura e por aí vai. Dá para usar o que tiver em casa e é uma ótima receita para reaproveitamento do arroz pronto, também.
Arroz à piemontese com leite
Já o parboilizado, essa receita que também tem nome italiano é perfeita. Super cremoso, assim como o risoto, esse arroz leva requeijão, parmesão, creme de leite, vinho branco e margarina para ficar super cremoso e saboroso. Ótimo para acompanhar carnes como medalhão, mignon e por aí vai.
Risoto de lagostim aromatizado com canela
Uma variação para o risoto que trouxemos aqui é esse com lagostim. Porém, como esse fruto do mar é bem mais raro e caro, aqui vale a pena gastar um pouco mais noa rrzo também e fazer um risoto clássico!
Essa receita pode ser feita com qualquer um dos três tipos de arroz italiano dos quais nós falamos.
Aproveite as dicas e saiba quando economizar e quando aproveitar o momento para conhecer e fazer pratos chiques!