Como acertar o ponto do risoto: aprenda dicas e receitas!

Publicada em: 18/01/2021 12:35

O risoto é um prato típico italiano, feito a partir de arroz arbório com carnes, queijos ou legumes. Muito popular devido a sua textura e sabor marcantes, acertar o ponto do risoto pode ser um desafio. Mas a gente te ajuda a descomplicar!

Confira 5 dicas de como acertar o ponto do risoto e, em poucos passos você terá um delicioso risoto típico italiano, com textura, sabor e aroma dignos de restaurante!

- Deixe em cocção por até 20 minutos. É importante que o arroz cozinhe esse período para liberar o amido do grão, o que trará mais cremosidade ao prato.

- Escolha o arroz arbóreo, que é mais fácil de ser encontrado e também atinge o ponto certo com mais facilidade. Ele tem grãos maiores que o arroz tradicional e confere cremosidade à receita, apesar dos grãos permanecerem firmes.

- As melhores panelas para fazer risoto são as panelas altas, em especial as panelas de ferro. A menos recomendada é a de aluminío, mas você pode usar, se não for molho de tomate na receita.

- Qual o ponto do risoto? É al dente: nem duro, nem muito mole. Se você deixar o arroz cozido demais, ele vai ficar empapado, devido ao excesso de amido que é liberado pelo grão.

- Mantenha o caldo bem quente na hora de misturar ao arroz. E acrescente apenas uma concha de caldo por vez. Se precisar adicionar mais do que isso, espere o arroz secar antes de adicionar mais caldo.

Quer botar em prática? Separamos 5 receitas de risoto para você!


Risoto de Beterraba com Queijo Coalho Tostado

Risoto básico

Risoto de bacalhau

risoto/cybercook

Risoto de frango

Risoto à piemontese

risoto/cybercook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: