Bolinho de Bacalhau para aproveitar o peixe por completo

Publicada em: 23/07/2021 11:59

Quem já frequentou um boteco alguma vez na vida já se deparou com essa iguaria no cardápio e já se encantou pelo sabor. 

Um bom bolinho de bacalhau tem aquele recheio cremoso com bastante sabor do peixe, e o empanamento com a crocância certa para combinar os sabores. É esse tipo de preparo que você vai aprender hoje.

E ainda tem outras receitas para aproveitar as sobras do bacalhau que vale a pena conferir.

Boa leitura.

Bolinho de Bacalhau

Prato que tem até tratado

Assim como praticamente todas as receitas do peixe em questão, o bolinho de bacalhau veio dos portugueses, mais precisamente de um oficial do exército que fez um tratado para cravar a receita oficial.

Na verdade, esse era o nome do livro escrito por Carlos Bandeira de Melo, oficial do exército de Portugal que em 1904 registrou o passo a passo da receita no seu livro Tratado de Cozinha e Copa, e esta se tornou a base dos preparos de bolinho de bacalhau.

Mesmo esse livro oficial pecava em detalhar quantidades e proporções, e por isso o CyberCook tem a missão de corrigir esse erro histórico e te dar a receita detalhada para um bolinho de bacalhau infalível.

Receita de bolinho de bacalhau

Para essa receita é importante ter o bacalhau já dessalgado e já ensinamos o processo por aqui, ou você também pode  comprá-lo dessalgado na maioria dos mercados.

Com o peixe no jeito, vamos a receita:

Ingredientes

  • Bacalhau 1 quilo
  • Batata Asterix 1 quilo
  • Cheiro-verde 1/2 xícara (chá)
  • Cebola 1/2 xícara (chá)
  • Ovo 2 unidades

Como fazer bolinho de bacalhau

  1. A principal dica é tirar toda a água do bacalhau e da batata, para que o bolinho não se abra na frigideira. “Se a batata estiver úmida, ou o bacalhau, o bolinho não vai dar certo. Por isso é tão importante fazer a receita com a batata asterix, que é mais seca”.
  2. A receita caseira, tipicamente portuguesa, tem um custo aproximado de R $40 e rende cerca de 60 bolinhos.
  3. Um dia antes de fazer os bolinhos, deixe o bacalhau, já em postas e sem pele, de molho em uma bacia com água. Troque a água pelo menos cinco vezes. Para saber se o bacalhau já foi dessalgado experimente um pouco da água e veja se ela está temperada.
  4. Cozinhe 1 kg de bacalhau do porto sem pele, em postas e dessalgado. Cozinhe também 1 kg de batata asterix (com casca avermelhada), sem sal.
  5. Depois de cozido, escorra o bacalhau para tirar o máximo de água possível (o sucesso da receita depende de o bacalhau e a batata estarem bem secos). Deixe esfriar.
  6. Escorra a batata já cozida e também deixe esfriar.
  7. Em um recipiente, com as mãos, desfie o bacalhau. Aproveite para tirar as espinhas.
  8. Acrescente 1⁄2 xícara de cheiro verde picado, 1⁄2 xícara de cebola picada e misture bem, ainda com as mãos.
  9. Com a ajuda de um espremedor, acrescente as batatas à mistura.
  10. Acrescente dois ovos e mexa com uma colher.
  11. Depois de misturar bem a massa, é hora de moldar os bolinhos. Use duas colheres do mesmo tamanho, pegue uma pequena porção da massa com uma delas, e pressione a porção de massa unindo as colheres.
  12. Coloque óleo até a metade de uma frigideira funda. Deixe-o bem quente antes de colocar os bolinhos para fritar. Na hora de virar os bolinhos, passe o garfo pela parte de baixo deles e jamais fure o bolinho.

A receita rende cerca de 60 bolinhos, e é daquelas ótimas para quem quer fazer uma renda extra, pois você pode congelar antes de fritar e vendê-los assim.

Esta acima é a versão mais tradicional do bolinho de bacalhau, porém há variações que simplificam ou mesmo turbinam o prato e que valem a pena ser conferidas:

Aproveite seu bacalhau por completo

Muita gente faz bolinho de bacalhau aproveitando sobras da bacalhoada tradicional, e realmente como trata-se de um peixe que vem em postas grandes, sempre sobre um pouco que com criatividade pode virar receitas espetaculares.

Para auxiliar seus preparos, pensamos em algumas receitas ótimas para aproveitar as sobras de bacalhau.

Fritada de Peixe

Fritada de Peixe

Essa opção é boa não só para aproveitar sobras de bacalhau, mas também para dar um uso aos legumes que estão parados na geladeira.

A fritada de peixe é uma forma deliciosa de reaproveitar o que sobrou da bacalhoada, com bastante tempero e legumes saborosos.

Consulte a receita

Suflê de Bacalhau

Suflê de Bacalhau

Na sequência, um prato que dispensa comentários.

O suflê de bacalhau é o prato ideal para uma ocasião especial, pois fica lindo quando servido na mesa, além de ser saborosíssimo.

Consulte a receita

Risoto de Bacalhau

Risoto de Bacalhau

Para acompanhar, nada melhor que um risoto cremoso com muito sabor do bacalhau tradicional.

Nesse preparo, dá para usar até o caldo da bacalhoada para incorporar ainda mais sabor de peixe ao prato.

Consulte a receita

Por fim, a ideia dessas receitas é incentivar o consumo do bacalhau o ano todo, já que a bacalhoada é mais popular na época da páscoa, o bolinho pode ser degustado o ano todo em qualquer ocasião.

Experimente preparar essa receita em casa como aperitivo e nos conte o que achou dos resultados.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: