A receita de Pamonha para fazer sucesso no arraiá

Publicada em: 09/06/2021 17:35

Mês de junho traz consigo aquele friozinho do inverno e também o calor das festas juninas, e nós vamos colaborar trazendo também uma receita ótima para fazer pamonha.

Vamos entender também a origem dessa delícia que já ganhou o Brasil e agora chega na sua casa.

Boa leitura.

Pamonha de Milho Verde

Origem indígena da pamonha

A cultura brasileira é muito miscigenada, pois recebemos imigrantes de todos os 5 continentes que trazem consigo uma bagagem culinária já muito consolidada nos dias atuais.

Mas, é importante ressaltarmos também as origens nativas de algumas receitas que são muito nossas, criadas pelos índios que viviam aqui antes mesmo da chegada dos portugueses.

Os nativos que viviam aqui antes do desembarque de Cabral comiam muito milho-verde amassado com leite de coco, manteiga e erva doce, aliás a palavra em tupi pamu-nã significa justamente empapado, e é o que posteriormente se tornaria a pamonha como conhecemos hoje.

A receita original passou por adaptações e hoje temos uma forma prática de fazer essa iguaria que você aprende abaixo:

Ingredientes

  • Água 1 xícara (chá)
  • Milho Verde 12 espigas
  • Açúcar 2 xícaras (chá)

Como fazer pamonha

  1. Descasque as espigas (reserve as palhas) e retire os cabelos do milho.
  2. Rale as espigas e raspe bem os sabugos com uma colher para tirar bem a polpa.
  3. Bata o milho com a água e o açúcar. Tem que bater muito para não ficar pedaços grandes da casquinha no grão.
  4. Ferva as palhas de milho reservadas para que fiquem macias (escolha palhas grandes e descarte as externas, que são muito duras).
  5. Junte as extremidades mais largas de duas palhas de maneira que fiquem sobrepostas. Junte as laterais mais longas, formando um retângulo comprido.
  6. Dobre as laterais do retângulo e depois as extremidades para formar um pacotinho.
  7. Coloque um pouco da massa dentro desse pacotinho de palha e amarre com um barbante. Faça os pacotinhos restantes até terminar a mistura do milho.
  8. Numa panela grande, coloque bastante água, em quantidade suficiente para mergulhar as pamonhas, leve ao fogo alto e deixe ferver.
  9. Coloque as pamonhas na água e cozinhe por cerca de uma hora. Tire do fogo e escorra.
  10. Mantenha as pamonhas aquecidas, sobre um escorredor ou uma peneira, no vapor.

Nessa receita, o milho é a estrela principal então dê preferência para um milho orgânico, dentro da safra e cuja procedência você consiga certificar, assim sua pamonha ficará com um sabor mais forte de milho e você utilizará um ingrediente que está no seu melhor momento.

Você pode ainda fazer variações de pamonha com essa seleção abaixo que separamos para você: 

Pamonha de Milho Verde

Use o milho sem desperdício

O milho é um alimento super versátil e muito usado na culinária, sendo possível aproveitá-lo como um todo. 

Na pamonha por exemplo, até as folhas são aproveitadas para serem a embalagem do prato, e ainda é possível fazer artesanatos incríveis com elas, fora que também é possível preparar receitas completas utilizando o bagaço deste grão, que fica incrível.

Então, para você não perder nada da sua espiga de milho, separamos algumas receitas simples e muito saborosas.

Papa de Milho Verde

Papa de Milho Verde

A papa de milho verde é basicamente uma versão simplificada do curau, que fica super saborosa e é bem mais prática de fazer.

Capriche na canela em pó pois harmoniza bem demais com o sabor do milho e use a pitada de sal que é importante para equilibrar os sabores.

Consulte a receita

Pudim de Milho Verde com Fruta em Caldas

Pudim de Milho Verde com Fruta em Caldas

Pudim talvez seja uma das grandes unanimidades no quesito sobremesa, e essa versão de milho verde não vai ser diferente.

A sacada interessante aqui é agregar o leite de coco na receita, pois combina muito bem com o milho, e na calda, a união de abacaxi com hortelã vai ser o toque final pra deixar esse pudim espetacular.

Consulte a receita

Bolo de Bagaço de Milho

Bolo de Bagaço de Milho

E agora, para aproveitar seu milho verde até o último pedacinho, este bolo de bagaço vem para ser a estrela.

Este preparo ajuda a incorporar bem o sabor do milho na massa e o acréscimo do queijo minas vai fazer esse bolo subir de nível de tão gostoso que vai ficar.

Consulte a receita

Enfim, aproveita a safra para pegar espigas de milho de qualidade e comece preparando essa incrível e simples pamonha, seja para sua sobremesa do dia-a-dia ou para estrelar na mesa da festa junina, junto com o bolo, o pudim e a papa.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: