Um almoço em família especial merece um prato a altura, e o arroz de carreteiro não deixa nada a desejar no quesito sabor.
Esta receita regional do sul do país agora poderá ser feita por você em qualquer lugar com o passo a passo ideal.
Boa leitura.
O Prato que ajudava puxar carretas
Há muito tempo atrás, no sul do país, os carreteiros em seus carros de boi transportavam cargas de um estado ao outro, e era um trabalho que levava semanas, quiçá meses, então a criatividade na hora de cozinhar tinha que ser grande.
E foi dessa necessidade que os carreteiros preparavam um arroz com bastante carne e legumes para dar aquela sustança que a viagem pedia, então criou-se esse prato saborosíssimo e tradicional.
Hoje em dia as cargas são transportadas por caminhões modernos, mas ainda assim é comum ver nas estradas brasileiras os motoristas preparando o arroz carreteiro renovando a tradição.
Receita de Arroz Carreteiro
O preparo de um bom arroz carreteiro passa pela escolha de bons ingredientes e o capricho nos temperos.
Acompanhe o passo a passo para um preparo tradicional e saboroso.
Ingredientes
- Arroz 2 xícaras (chá)
- Óleo de soja 2 colheres (sopa)
- Carne seca 500 gramas
- Alho 3 dentes
- Cebola 1 unidade
- Sal a gosto
- Cheiro-verde 1 colher (sopa)
Como fazer arroz carreteiro
- Coloque com antecedência a carne seca de molho, trocando a água por várias vezes para dessalgar. Deixe na geladeira, por 24 horas.
- Cozinhe-a na pressão coberta com água por 30 minutos. Desfie a carne e reserve.
- Refogue o alho e a cebola no óleo e junte a carne seca.
- Acrescente o arroz e frite bem, mexendo sempre.
- Adicione 4 xícaras (chá) de água fervente e baixe o fogo.
- Na hora de servir coloque por cima o cheiro verde picadinho e acerte o sal.
- Deve ser servido ainda úmido, por isso, prepare na hora de servir.
Para uma versão mais saudável, use arroz integral e no lugar do óleo use azeite. Enquanto desfia a carne, retire as gorduras aparentes e descarte-as e dê preferência para o uso de orgânicos e ingredientes que você saiba a origem do produtor, pois além de fomentar a produção e consumo de alimentos sustentáveis, você ainda traz mais sabor ao prato.
Confira também algumas variações magníficas do arroz de carreteiro:
- Arroz Carreteiro Original
- Arroz Carreteiro Mineiro
- Feijão Tropeiro no Disco de Arado
- Arroz Carreteiro Completo
Receitas para usar tudo e mais um pouco
O arroz carreteiro é uma dessas receitas maravilhosas que surgem da união da necessidade com a criatividade de um improviso.
Nessa linha de receitas tem algumas que são ótimas para aproveitar o que tem na geladeira, evitar desperdício e ainda ter uma refeição gostosa.
Confira essas opções que preparamos.
Arroz de Forno Cremoso
Este é aquele arroz de forno cremoso que aceita o que tiver aí na geladeira.
O creme de leite com temperos e legumes fica com um sabor incrível, e no encerramento com uma boa pitada de queijo ralado seu prato fica ainda mais maravilhoso.
Macarrão Na Pressão
Praticidade é o sobrenome dessa receita, pois vai tudo na mesma panela de pressão e em 40 minutinhos você tem em mãos uma refeição completa.
As ervas são um show à parte nesse prato, pois elas que vão trazer o frescor necessário que essa receita de macarrão precisa para ficar irresistível.
Cuscuz Paulista
Em meio a polêmicas entre cuscuz nordestino e cuscuz paulista, o fato é que a receita mais comum no estado de São Paulo tem como mérito ser um prato que aproveita o máximo de vários ingredientes.
Nesta versão você pode usar legumes variados, ovos, peixe e até palmito para trazer uma gama de sabores ampla e deliciosa.
Experimente e nos conte o que achou.
Enfim, o arroz de carreteiro sendo este prato histórico e importante para o avanço do Brasil colônia, merece ter a sua tradição reforçada e passada para as novas gerações.
Faça essa
Bom apetite.