5 pratos para conhecer mais um pouco do mundo!

Publicada em: 01/10/2021 17:43

A melhor maneira de conhecer um país ou cultura nova é com a sua comida típica. Até porque quem é que não gosta de comer um pão de queijo, brigadeiro, um baião de dois no almoço ou aquele acarajé delicioso? São infinitas as delícias que o mundo reserva, e não estamos falando apenas de receitas, como das variações dela também. Quantos tipos de pão de queijo ou brigadeiro você conhece? E quantas formas de fazer diferentes, sem deixar de ser brigadeiro?

Esse é o tamanho do tesouro cultural que está ali para todos experimentarem!

Sendo assim, o CyberCook trouxe cinco dessas receitas deliciosas para você aprender processos, ingredientes e sabores novos sem precisar sair de casa ou gastar muito dinheiro!

África e o cuscuz marroquino

África e o cuscuz marroquino

A culinária do continente africano também é muito variada, com muitos legumes em sua maior parte sopas e caldos. Porém, a receita que trouxemos é uma variação de um prato bastante comum aqui no Brasil: o cuscuz!

Se aqui temos a discussão entre o cuscuz paulista e o nordestino, lá no Marrocos, no norte da África, só tem um. Esse preparo, feito da sêmola do trigo, conquistou o mundo e aparece bastante em restaurantes requintados por aqui. O que não te impede de fazer em casa essa delícia! 

Ingredientes

  1. Cuscuz Marroquino 500 gramas
  2. Água 500 mililitros
  3. Sal a gosto
  4. Alho-poró 1 unidade
  5. Amêndoas 1 xícara (chá)
  6. Cebola 1 unidade
  7. Azeite a gosto
  8. Castanha-de-Caju 1/2 xícara (chá)
  9. Salsinha 2 colheres (sopa)

Modo de preparo

Misture 1 colher (sobremesa) de sal na água e esquente. Numa vasilha, acrescente a água quente ao cuscuz, cubra e deixe por 3 minutos, para hidratar os grãos. Em seguida, passe um garfo para soltar os grãos e leve ao microondas por 2 minutos, retire, e volte a mexer os grãos. Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola junto com o alho-poró. Quando estiverem transparentes, junte as amêndoas, a castanha-de-caju e refogue mais um pouco. Jogue um pouco de sal. Retire do fogo e junte ao cuscuz, misturando tudo. Ao final, jogue algumas amêndoas por cima e finalize com uma folhinha de salsinha.

No Marrocos, o cuscuz marroquino é comumente servido junto com carne de carneiro, mas por ser uma carne mais difícil de encontrar aqui no Brasil, você pode conferir essas outras ideias também:

Europa e o Schnitzel

Schnitzel

Ouvimos muito falar de Fish n’ Chips na Inglaterra, as massas da Itália ou o escargot da França, mas a receita que trouxemos vem da Alemanha e não é joelho de porco, chucrute ou salsichão! A Europa tem uma variedade gigantesca de culturas e culinárias, mas na Alemanha nós encontramos uma receita que pode facilmente entrar para o seu cardápio do dia a dia: o Schnitzel! 

A origem real desse prato é na Áustria, mas o preparo é o mesmo e é bem simples, consistindo apenas de lombo de porco à milanesa. O que faz a diferença são os temperos.

Ingredientes

  1. Parmesão 50 gramas
  2. Farinha de trigo 50 gramas
  3. Ovo 2 unidades
  4. Farinha de rosca 100 gramas
  5. Lombo de Porco 200 gramas
  6. Manteiga 2 colheres (sopa)
  7. Óleo de milho a gosto
  8. Sal a gosto

Modo de preparo

  • Coloque um plástico filme por cima dos bifes e bata até eles ficarem com a espessura de 1/2 dedo. Tempere com sal e pimenta e faça o empanado passando na farinha de trigo, nos ovos batidos e por último na mes de farinha de rosca e parmesão. Em uma panela coloque a manteiga e um pouco de óleo vegetal (até cobrir levemente o fundo da panela) em fogo médio, doure os dois lados e sirva em seguida.
  • O mais tradicional é acompanhar o Schnitzel com batatas, sejam assadas ou em uma salada, mas o importante mesmo é caprichar na páprica, doce ou picante, para fazer o verdadeiro clássico. 

Dê uma olhada em outras receitas muito interessantes da Bavária

Oceania e o Fish n’ Chips

Oceania e o Fish n’ Chips

A Oceania tem uma forte influência britânica, por isso muitos dos seus pratos típicos são os mesmos, como o famosíssimo fish n’ chips. Porém, por ser um continente muito relacionado ao oceano, os frutos do mar se tornam parte importante da culinária.

Mesmo assim, trouxemos uma receita de fish n’ chips por ser simples de fazer e poder ser experimentada em qualquer momento da semana! 

Ingredientes

  1. Batata 4 unidades
  2. Óleo de soja a gosto
  3. Pescada Branca 1/2 quilo
  4. Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  5. Sal 1 colher (café)
  6. Bicarbonato de sódio 1 colher (café)
  7. Vinagre Branco 1 colher (chá)
  8. Água 1 xícara (chá)

Modo de preparo

Batatas

Lave, descasque e corte as batatas em palitos de 1 cm de espessura. Após cortadas, mantenha os palitos em água bem gelada. Aqueça bem o óleo em uma frigideira funda e retire da água gelada somente a porção de batatas que será imediatamente frita, tomando o cuidado de secá-las bem com um pano limpo. Vá fritando as batatas aos poucos, para que o óleo não esfrie demasiadamente. Quando estiverem douradas, retire com uma escumadeira e transfira para uma tela, grade ou peneira de ferro (se colocar em papel absorvente elas vão murchar). Mantenha aquecidas.

Peixe

Em um recipiente, misture o sal e a farinha. À parte, misture o bicarbonato e o vinagre e adicione a mistura de vinagre e água à mistura de farinha e mexa bem, até que fique uma massa homogênea. Seque bem as iscas de peixe e mergulhe-as na massa, fritando em óleo quente apenas cinco iscas de cada vez, para que não grudem umas nas outras. Quando prontas, proceda como as batatas e escorra em tela, grade ou peneira de ferro. Sirva o peixe e as batatas com uma fatia de limão do lado!

Esse é um clássico da Austrália e da Nova Zelândia, mas é uma gastronomia marcada por pratos inusitados com carnes de animais que só existem lá e peixes aos montes. Por isso trouxemos mais três opções de pratos com peixes que combinem com a gastronomia de lá, além dessa Costela de Cordeiro da Nova Zelândia em Crosta.

Ásia e o sushi

Sushi

Aqui no Brasil temos uma influência enorme da culinária e da cultura oriental no geral. Por isso mesmo que os restaurantes japoneses, casas de sushi e de temaki fazem tanto sucesso. A receita é de sushi, já que é muito legal usar um tempo para montá-los bem e servir de uma forma bem apresentável.

Essa aqui é uma receita de Jou Sushi de Kani! Confira:

Ingredientes

  1. Nori 1 folha
  2. Arroz Japonês 1 xícara (chá)
  3. Kani-kama 3 unidades
  4. Maionese 1 colher (sopa)
  5. Cebolinha Verde a gosto

Modo de preparo

Coloque a folha de nori inteira sobre a esteira e, na parte de baixo, coloque 2 bastões de kani kama, um ao lado do outro. Com a ajuda da esteirinha, enrole a alga em volta do arroz recheado, formando um rocambole e pressione a esteirinha em volta do rolo para modelar. Feche as beiradas da alga com a ponta dos dedos molhados.  Corte o enrolado ao meio e depois, em 4 pedaços cada metade. Pique o outro bastão de kani kama em cubos bem pequenos, misture com maionese, cebolinha e coloque 1 colher (chá) cheia dessa mistura sobre cada rolinho. Sirva com shoyu, uma bolinha de wasabi e um pouco de gari.

 Mas não é só de Japão que se faz a culinária asiática. Alguns exemplos diferentes que valem muito serem experimentados são os pratos Tailandeses e Vietnamitas, que não são tão inusitados quanto podem parecer. Isso sem falar da culinária da Índia, que é única no mundo! Confira alguns:

América e o Taco

América e o Taco

Se considerarmos as Américas do Sul, Central e do Norte, temos uma diversidade muito grande de países distribuídos com muita distância. Temos clássicos como as empanadas e as arepas no sul, burritos no México e até o xarope de bordo no Canadá. Todas essas muito consumidas por toda América.

Porém, trouxemos um que já virou até fast food, mas que quando bem feito pode ser delicioso! Isso sem contar que não é tão complicado: O Taco do México!

Ingredientes

  1. Farinha de milho amarela 2 xícaras (chá)
  2. Água 1 1/2 xícaras (chá)
  3. Sal 1/2 colher (chá)
  4. Manteiga 1 colher (sopa)

Modo de preparo

Coloque a água numa panela e ferva. Adicione sal e manteiga e acrescente a farinha de milho em flocos finos. Mexa com uma colher, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Sove a mistura até formar uma massa homogênea, que dê para trabalhar com as mãos (adicione aos poucos e se precisar, acrescente mais água e farinha de milho, para dar o ponto). Divida a massa em 16 bolinhas tamanho de uma tangerina pequena) e coloque-as entre filme plástico para esticá-las com o rolo até formar um círculo fino de 2 mm. Unte levemente uma frigideira não aderente (ou de ferro) e vire cada tortilla de cada lado (elas devem ficar numa consistência que você possa dobra-las, para formar as taco Shell). Use-as para fazer enchiladas (faça rolos), tacos (meia luas), ou taquitos (rolinhos). Também pode esticar a massa toda entre filme plástico e cortá-la em círculos ( com ajuda de um copo) ou triângulos, para formar tortilla chips. 

Dica

Para deixar no formato de taco Shells, assim que fritá-las dos dois lados, deixe esfriar um pouco e dobre-as ( cuidando para não fechar muito), e deixe esfriar. Se quiser mais crocante, leve ao forno por uns 15 minutos a 200 graus, dobradas e sem rechear.

Use o recheio de preferência: frango, carne, peixe mais alface em tirinhas, tomate picado, cheddar ralado, coentro picado. Se fizer enchiladas, após enrolar, coloque num refratário e cubra com queijo tipo prato ou cheddar ralado e molho de tomate. Para taquitos, faca os rolos bem fininhos. Tortilla chips, sirva com uma salsa meio ou bem picante.

Ficou mais fácil conhecer a culinária do mundo enquanto não voltamos a viajar. A maioria dessas receitas tem processos simples e ingredientes comuns, facilmente encontrados nos mercados por aí. Muitas vezes até ingredientes que temos sobrando na geladeira e não sabemos como utilizar. 

Vale muito a pena fazer, experimentar novas ideias e entender quais delas se encaixam no seu dia a dia, já que qualquer receita prática e deliciosa pode fazer parte do seu almoço semanal! 

 Aproveite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: