O frango é um dos ingredientes mais comuns nas casas dos brasileiros. Conseguimos fazer uma extensa lista de receitas tradicionais com frango que vão desde o assado na popularmente chamada “tv de cachorro” até a coxinha, escondidinho, empadão e muito mais. Ainda que essas receitas sejam deliciosas e apreciadas por todos e que o frango seja mesmo esse ingrediente versátil e saboroso, no dia-a-dia ele acaba ficando estagnado no filé grelhado e perde seu glamour potencial.
Isso sem falar que ao comprar o filé já cortado, você perde a noção do frango todo e abre espaço para que produtos de menor qualidade e menos saudáveis entrem no seu cotidiano. Mais uma vez, a cozinha sustentável passa por aplicar direito as técnicas de cada ingrediente e amenizar ao máximo o desperdício. Assim como o Chef Laurent Suaudeau mostra em todas as suas dicas e aulas!
É por essa importância que o CyberCook preparou também algumas boas dicas para a hora de preparar seu frango.
Desfiar pode ser muito chato
É muito importante ser simples e rápido desfiar o frango, já que esse processo ajuda a usar o ingrediente, acertar no ponto e variar as receitas como um fricassê, escondidinho ou aquela coxinha deliciosa.
A nossa grande dica aqui é cozinhar o frango na maior panela de pressão que você tiver e deixar ele ficar bem cozido. Tire o restante da água no fim da fervura e tampe de novo a panela. Aí, com muito cuidado, balance bastante a panela em todos os sentidos e isso já será suficiente para que ele esteja completamente desfiado e pronto para o uso!
Lembre-se que ganhar tempo e mais praticidade também faz parte da cozinha sustentável, que precisa ser prazerosa e divertida além da sua função primária que é alimentar.
Marinada é um segredo
Seu frango pode ser gostoso, mas se você não faz marinada ele ainda tem muito sabor para mostrar! Essa técnica consiste em deixar seu frango coberto por uma mistura de algum líquido cítrico como suco de laranja ou limão e um buquê de temperos bem completo, principalmente alecrim, manjericão, salsa e louro. O ideal é que a carne fique imersa por várias horas até que absorva todos os aromas e sabores.
Na hora de grelhar ou cozinhar esses aromas estarão bem presentes na carne, além de deixá-la mais suculenta e aproveitar eventualmente algum tempero ou fruta que esteja sobrando.
Use e abuse do barbante
Se é para preparar o frango todo, essa dica é para você. Amarrar as pernas do frango no alto deixa a carne mais compacta, mantém todos os sabores juntos, não deixa que o recheio (se tiver) escape e não deixa queimar a ponta, o que traria aromas de fumaça que nem sempre são tão legais. Além do fato de que carne queimada é carne no lixo e ninguém aqui quer desperdício!
Toda hora é hora do banho
Todo carinho é pouco com seu frango cozinhando. E isso não é exagero! Além de mostrar mais respeito à carne e ao animal, regar o frango durante todo o cozimento com a gordura do fundo ou o que sobrou da marinada é essencial para manter tudo bastante suculento e macio.
Faça isso de 30 em 30 minutos ou de 15 em 15, se seu frango for pequeno.
Os melhores temperos para seu frango
Mesmo sendo uma carne muito versátil e que vai em vários preparos e temperos, alguns são o par perfeito para seu frango. Orégano, salsinha, cebolinha, alecrim e tomilho são os verdadeiros parceiros em qualquer prato. Claro, a pimenta-do-reino sempre vai bem e você também pode usar a páprica (doce ou picante) e o curry, outros dois que transformam seu frango em uma maravilha.
A páprica pode ir até mesmo na farinha que empana esse frango à milanesa sensacional
Uma outra dica que eleve muito o sabor do seu frango, independentemente da forma como você faça, é utilizar a manteiga no lugar do óleo. Mas use com equilíbrio, toda e qualquer gordura pode virar inimigo se consumida em excesso!
Aproveite todo o conteúdo das aulas e vídeo técnicas do projeto Cozinha Sustentável e aprenda a melhor maneira de lidar com os ingredientes do seu dia-a-dia!