Uma boa galinhada não depende só de um bom cozinheiro, mas muito da qualidade também. Normalmente eram feitas com galinhas caipiras, criadas soltas na fazenda, e isso fazia toda diferença no sabor. Hoje em dia, a industrialização fez mais comum usar aves de granja.
Contudo, iniciativas vêm mudando esse panorama e agora é possível encontrar carne de galinha sustentável, criada livre com certificado para você poder fazer uma galinhada com sabor inigualável.
Vem descobrir mais sobre o assunto.
Boa leitura.
Entenda a criação cage free
O conceito de criação de aves cage free vem de “sem gaiolas", ou seja, animais vivendo livremente com liberdade para ciscar, correr e até dar pequenos voos.
Na prática, isso garante um maior bem estar às galinhas, que reflete positivamente nos ovos e na sua carne, que não é afetada pelo estresse de viverem confinadas e apertadas em gaiolas.
Porém, não basta apenas criar os animais soltos: o conceito de produção sustentável visa o bem estar da galinha, e para isso elas ficam em galpões bem amplos, com espaço para se locomoverem livremente. Estes espaços são totalmente climatizados, na temperatura propícia para o animal, e até a iluminação é controlada para respeitar o ciclo de sono dos bichos.
Todos esses cuidados você encontra em iniciativas certificadas e auditadas, como a Sabor e Qualidade do Carrefour, que não só possui o modo de criação cage free, mas também provê uma alimentação saudável, 100% de origem vegetal e livre de antibióticos para criar galinhas saudáveis, com carne de qualidade e preço justo.
Então para sua galinhada ter muito mais chances de ficar incrível, busque aves que tenham o selo e certificação de qualidade, depois é só seguir esse passo a passo que nós do CyberCook separamos para você:
Ingredientes
- Azeite 1 colher (sopa)
- Cebola 1 unidade
- Alho 3 dentes
- Sobrecoxa de frango 4 unidades
- Pimentão Vermelho 1/2 unidade
- Tomate 2 unidades
- Louro 1 folha
- Pimenta-do-Reino Preta 1 pitada
- Cheiro-verde 2 colheres (sopa)
- Colorau 1 colher (café)
- Arroz 200 gramas
- Sal 1 pitada
Como fazer galinhada
- Em uma panela grande, aqueça bem o azeite e junte a cebola e o alho.
- Adicione as sobrecoxas e deixe refogar bem.
- Acrescente o pimentão, os tomates, o louro, a pimenta, o cheiro verde e o colorau. Mexa muito bem.
- Coloque o arroz e cubra com água fervente. A água deve ficar cerca de dois dedos acima do arroz.
- Tempere com sal, deixe a panela fechada e o fogo médio.
- Quando o fundo da panela estiver praticamente seco e o arroz cozido, desligue o fogo e sirva.
Qualidade inigualável da criação sustentável
Aves de linhagem rústica, criadas com acesso ao campo e sem uso de antibióticos, parecia um sonho impossível, uma vez que a indústria de granjas dominava o mercado com carne e ovos a preços bem mais baixos.
Porém, o consumidor atento foi percebendo que a qualidade acabava sendo mais imprescindível que o valor, e iniciativas de criação orgânica ganharam espaço, e hoje até os grandes produtores entendem a importância de oferecer qualidade e saúde.
A indústria ainda é grande, mas iniciativas como a Sabor e Qualidade estão cada vez mais comuns, e num futuro próximo mais e mais irão surgir, por isso, consumir produtos destes produtores é o maior incentivo que você pode dar para que continuem chegando às prateleiras ovos e carnes de qualidade.
Assim, você poderá fazer receitas incríveis como essa galinhada sem se preocupar, já que com uma carne de qualidade e vegetais de boa procedência, o sabor com certeza será maravilhoso.
Experimente usar carne certificada de criação sustentável para fazer esse prato e conte para nós o que achou.
Bom apetite.