O mundo todo come bolo. São várias formas, sabores, cores, aromas, ingredientes e por aí vai. Todos e cada um representando uma parte da cultura da região há milhares de anos. O Bolo de Cenoura é exatamente isso para o Brasil: uma receita passada de geração em geração e amada por toda a nação com muitas variações de preparos, todos maravilhosamente deliciosos.
Se você quer saber sobre a origem, curiosidades, variações da receita e dicas de preparo da massa e da cobertura, aqui você encontra tudo isso!
Origem
Tal qual a maioria das receitas, existem muitas histórias de como surgiu o bolo de cenoura. Normalmente esses contos por trás dos pratos foram disseminados ou conquistaram países e muitos deles falam do poder do espontâneo, que alguém fez algo sem querer e decidiu experimentar, principalmente quando falamos de fermentação. O bolo de cenoura não é diferente.
Queridinho entre os bolos caseiros, o Bolo de Cenoura é sucesso absoluto quando o assunto é sobremesa prática e gostosa. Nutritivo e muito saboroso, a receita de bolo de cenoura como conhecemos é 100% brasileira, embora não se saiba ao certo sua origem.
Alguns historiadores acreditam que o nosso famoso bolo de cenoura com chocolate é uma variação de uma receita norte-americana, o carrot pudding (ou cake), que leva uvas passas, nozes, especiarias e cobertura de cream cheese e é tão comum por lá quanto a famosíssima apple pie (torta de maçã).
Para quê açúcar se temos cenouras?
Mais especificamente para o nosso queridinho bolo de cenoura, a principal teoria é de que como o açúcar era muito caro na época medieval, os doces costumavam ser feitos com produtos baratos e que tivessem algum tipo de açúcar. Bons exemplos eram legumes como a cenoura e a beterraba (da qual se tira açúcar até hoje). Esses legumes voltaram a aparecer nos registros de confeitarias e livros de receitas durante a Segunda Guerra Mundial, quando o suprimento de açúcar era escasso.
Ou seja, se vamos fazer bolo, tragam as cenouras!
A calda de chocolate pode ter sua origem com a ganache francesa, se adaptando para a casquinha sequinha que nós amamos. Claro, se sua preferida é a calda cremosa como a ganache, tá aqui a receita para você.
Você sabia?
- Dizem que os primeiros registros de bolo de cenoura aqui no Brasil começaram a surgir apenas a partir da década de 60, o que nos faz crer de que é uma receita nova, que ganhou popularidade de uma maneira exponencial. Isso também se reforça com o fato de que a maior parte das nossas receitas clássicas são de origem portuguesa, e o bolo de cenoura não é tão valorizado por lá.
Existem cenouras de cinco cores diferentes:
- As laranjas, mais comuns no nosso dia a dia e que dão ao bolo cor que a gente conhece tão bem.
- As roxas
- As vermelhas
- As brancas
- As amarelas
Cada uma dessas tem nutrientes e substâncias diferentes em termos nutricionais, mas todas podem ser usadas para fazer o bolo de cenoura. Deu vontade de fazer esse bolo de várias cores diferentes, não deu?
Tirando dúvidas: como fazer o bolo de cenoura perfeito?
Card com tempo de preparo: De 40min a 1h30
É melhor usar a cenoura crua ou cozida?
A cenoura cozida traz mais cor à massa, mas é menos nutritiva. Se fizer com a cenoura crua (tanto ralada quanto em pedaços), então você terá um bolo menos amarelado, mas com mais nutrientes, principalmente fibras.
Qual é o melhor: macio e fofinho ou molhadinho e cremoso?
Se você for do time que prefere o bolo de cenoura fofinho, então seu foco e atenção precisa ser na quantidade de fermento e no tempo de cozimento. Além disso, ajuda fazê-lo na fôrma de buraco, mesmo que não seja determinante.
Já se você é do time que prefere ele molhadinho, então você pode ficar de olho em receitas que tenham mais óleo ou manteiga e um pouco menos de fermento do que as outras. Nesse você pode até mesmo colocar iogurte para deixar a massa ainda mais cremosa! Além disso, assim como no fofinho, a fôrma faz alguma diferença, e aqui fazer na assadeira retangular pode ser uma boa ideia.
Como não deixar o bolo solado?
Alguns erros podem fazer seu bolo ir por água abaixo, então fique atento a algumas coisas:
- Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos, ele pode murchar.
- Misture os ingredientes em temperatura ambiente para não atrapalhar o fermento.
- Use fermento novo, já que um velho pode fazer seu bolo não crescer (você pode descobrir se está velho fazendo o teste da água morna: jogue uma colher de pó e se borbulhar na hora é porque o fermento está funcionando corretamente).
- Misture a massa até ficar homogênea
- respeite ao máximo as medidas da receita
- deixe o bolo descansando no forno com a porta levemente aberta após checar que está bem cozido
Hoje em dia você encontra para vender facilmente alguns itens que vão te ajudar muito nessa parte, não só para esse bolo mas para várias outras receitas. Aqueles copos medidores que tem a conversão de gramas para mililitros ou xícaras ajudam muito, e claro, uma balança de cozinha também é um aliado enorme (atualmente é bem barata, em torno de 20 reais você já encontra um bom equipamento que vai durar anos).
Cobertura de chocolate
Bolo de cenoura de verdade é o com cobertura de chocolate e se você está aqui para fazer diferente dessa vez, temos muitas variantes para você experimentar logo a seguir.
A cobertura de chocolate é uma parte essencial do bolo de cenoura, mas mesmo ela pode ter algumas variações, principalmente quando falamos de textura: você prefere a cobertura cremosa ou a casquinha sequinha?
Aqui temos as receitas das duas:
Cremosa
Ingredientes
- Sal 1 pitada
- Amido de milho 1 colher (sopa)
- Cacau em pó 4 colheres (sopa)
- Leite 1 copo
- Açúcar 1 copo
Modo de preparo
- Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo para engrossar.
- O cacau deixa a cobertura bem pretinha e com brilho.
Sequinha
Ingredientes
- 50ml de água (ou leite)
- 1 xícara de achocolatado, chocolate em pó ou cacau em pó
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de manteiga (ou margarina)
Modo de preparo
É só misturar tudo na panela e esperar engrossar. Sem segredo nem pegadinha!
Mais algumas sugestões para a sua cobertura
- Opte pelo chocolate 100% cacau: pelo simples fato de que o bolo já é doce, então uma cobertura mais neutra ajuda a realçar o sabor da massa. Se utilizar o chocolate 100% cacau então, esse contraste fica ainda melhor e mais saboroso, experimente.
- Coloque a cobertura bem quente: tem gente que prefere deixar esfriar um pouco, se você colocar a cobertura assim que tirar do fogo, vai penetrar melhor na massa do bolo e no topo vai formar aquela casquinha de chocolate que tanto amamos.
18 variantes do bolo de cenoura
1. Bolo de cenoura
Que delícia essa receita de bolo de cenoura com a clássica cobertura de chocolate que fica durinha!
2. Bolo de cenoura de micro-ondas
Aproveite a facilidade que o eletrodoméstico traz para fazer este bolo de cenoura simples.
3. Bolo de cenoura de liquidificador
Veja essa maravilhosa receita de bolo de cenoura de liquidificador.
4. Bolo de cenoura com pudim de chocolate
Se você gosta de bolo pudim, precisa experimentar essa versão de cenoura e chocolate.
5. Bolo de cenoura diet
Quem disse que você não pode adaptar a clássica receita para suas necessidades?
6. Bolo de cenoura com chocolate meio amargo
Ao invés de fazer a cobertura com açúcar, chocolate em pó e água, você pode fazer uma ganache de chocolate meio amargo para colocar por cima. Experimente!
7. Bolo de cenoura inglês
Com canela, cravo-da-índia, noz-moscada e nozes na massa e cobertura de cream cheese.
8. Bolo de cenoura integral
Substitua os ingredientes comuns por farinha de trigo integral e açúcar mascavo.
9. Bolo de cenoura vulcão
Para conseguir esse efeito vulcão, você deve fazer um bolo em uma fôrma com furo no meio e cobrir ele inteiro da cobertura de sua escolha. Quando cortá-lo, a cobertura vai escorrer como se fosse lava. Huumm...
10. Bolo de cenoura sem glúten
Use amido de milho no lugar da farinha de trigo.
11. Bolo de cenoura "carrot cake"
Com especiarias, abacaxi e coco ralado. Vale a pena testar!
12. Bolo de cenoura sem farinha
Use suco de maçã e creme de arroz na massa.
13. Bolo de cenoura
Com rum, anis-estrelado, canela-da-china, limão e amêndoas na massa e cobertura feita com açúcar de confeiteiro, limão espremido e água.
14. Bolo de cenoura com brigadeiro
Você também pode fazer um delicioso brigadeiro para colocar por cima do seu bolo de cenoura.
15. Bolo de cenoura com mousse de Nutella
Essa camada generosa de mousse vai deixar seu bolo muito saboroso, parecendo uma verdadeira sobremesa.
16. Bolo de cenoura e laranja
Essa combinação de sabores é uma delícia. Experimente!
17. Bolo de cenoura proteico
Com óleo de coco e proteína em pó na massa!
18. Bolo de cenoura com fubá
Imagine como fica a junção destes dois bolos clássicos...