<< Voltar para: Especial Comer em Casa

Termos culinários: o que significam?

Publicada em: 16/10/2020 17:08

Dentro da culinária, as receitas foram criadas para facilitar o processo em uma linguagem acessível e prática. Só que alguns termos são mais reconhecíveis que outros na hora da leitura. Muita gente sabe o que significa grelhar, por exemplo, mas só quem tem mais experiência na cozinha conhece o significado de deglaçar ou confitar.

Para te ajudar nesse processo, o CyberCook criou um dicionário com termos culinários sobre as técnicas mais comuns de preparação de alimentos. Confira!

Al dente - É como se chama o ponto da massa quando está cozida o suficiente para não estar mole. A expressão também pode se referir ao arroz.

Regar o alimento - Regar é umedecer a comida enquanto ela é preparada. O termo normalmente é usado para comidas assadas.

Defumar - É uma técnica de conservação que consiste em cozinhar o alimento em uma fumaça vinda da queima de plantas. Também usada para dar outro sabor ao alimento.

Banho-maria - No banho-maria, coloca-se o ingrediente em um recipiente menor (como uma tigela), que fica dentro de um recipiente maior (como uma panela). Isso faz com que o ingrediente seja aquecido sem entrar em contato direto com o fogo, cozinhando mais lentamente.

Banho-maria/CyberCook

Besuntar - Pincelar um alimento (grelhado ou assado) com alguma forma de gordura.

Branquear - Uma técnica de conservação onde se mergulha o alimento em água fervente e depois em água gelada, causando um choque térmico. Você pode aprender mais sobre a técnica lendo nosso especial sobre branqueamento.

Caramelizar - Derreter o açúcar na panela até ele ter uma consistência líquida, como caramelo.

Confitar (ou "confit"): Cozinhar a carne em sua própria gordura, em uma baixa temperatura e por tempo prolongado. No caso dos legumes, o "confit" é feito com outros líquidos, como vinagre.

Debulhar - Descascar ou retirar os grãos de cereais, como espigas de milho. 

Decantar - Passar um líquido de um recipiente para o outro, para separá-lo das partes sólidas que haviam nele. Assim, os componentes ficam separados.

Deglaçar - Desprender o fundo da frigideira com algum líquido, normalmente uma bebida alcoólica ou um caldo, para usar o "suco" que se formou como parte da receita.

Dourar - Deixar o alimento fritar até ele ter uma tonalidade dourada.

Flambar - Aquecer uma bebida alcoólica e despejá-la em chamas sobre o alimento. É possível flambar com uma concha, despejando a bebida na receita ou ainda derramar a bebida e colocar fogo direto na panela. A ideia por trás da técnica de flambagem consiste em colocar fogo na bebida para que o álcool evapore, mantendo o sabor da bebida no prato.

Flambar/CyberCook

Marinar - Colocar os ingredientes em um líquido (que pode ser vinagre, gordura, bebida alcoólica ou suco) ao lado de ervas aromáticas e temperos. É uma técnica de banhar os alimentos, usada principalmente para amaciar carnes. Confira nossas dicas para marinar carnes!

Untar - Passar alguma gordura (manteiga ou óleo) na assadeira ou na forma. Normalmente, é uma técnica usada para que pães e bolos não fiquem grudando na forma depois de prontos.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: