Como lavar os alimentos: dicas de higienização para comidas

Publicada em: 19/03/2020 13:49

Lavar os alimentos antes de consumir é um hábito importante para evitar bactérias e complicações alimentares. Atualmente, com o estado de pandemia decretado pela OMS devido ao Coronavírus e a doença Covid-19, a atenção precisa ser redobrada. Devemos higienizar não só os alimentos, mas lavar bem as mãos antes de qualquer coisa.

O CyberCook separou algumas dicas na hora de higienizar os alimentos, para você se proteger:

- Consuma alimentos limpos, produtos dentro da data de validade e beba água limpa, filtrada ou mineral.

- Lave as mãos sempre que entrar em contato com a comida, com atenção redobrada se manusear alimentos crus.

- Lave frutas e vegetais, passando a mão por toda a superfície. Nada de sabão, já que alguns alimentos podem absorver os ingredientes. Seque com um pano limpo ou um lenço de papel.

- Não lave as carnes. O ato de lavar pode espalhar bactérias como a salmonela, do interior para o exterior ou se espalhar pela sua pia. O jeito correto de matar esses microorganismos é cozinhar o alimento: a temperatura interna vai matar as bactérias.

- Cozinhe bem os alimentos! As carnes, principalmente, se cruas ou malcozidas podem acarretar em diversas complicações e doenças graves.

- Conserve os alimentos da melhor forma possível. Cada produto tem uma forma de conservação, alguns ficam melhor na despensa e outros pertencem à geladeira. Um alimento mal conservado pode causar transtornos digestivos e bactérias podem se desenvolver nele. O CyberCook tem um especial sobre como organizar a sua despensa.

Lavar os alimentos/CyberCook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: