Organizando a despensa: como facilitar uso e evitar desperdício

Publicada em: 17/03/2020 16:52

O desperdício de alimentos no Brasil e no mundo é um assunto sério. Seja por alguém comprar mais do que consome ou por não ter conservado o alimento de forma adequada, muita comida acaba indo para o lixo sem ser devidamente reaproveitada.

Com o movimento atual de distanciamento social causado pelo Coronavírus e o crescimento do do hábito de ficar em casa, as pessoas estão cozinhando mais e, consequentemente, lidando diariamente com mais alimentos.

O CyberCook já tem matérias especiais sobre estocar ou não comida e como reaproveitar alimentos. Agora, confira três dicas para evitar o desperdício de comida.

Despensa/CyberCook

1. Não compre o que você não costuma consumir

Às vezes, no impulso, compramos algum produto por estar na promoção, mas não pensamos na aplicação prática dele. Resista à tentação de comprar um alimento que você não costuma consumir com frequência: a vontade não vai aparecer "do nada".

Se você pretende fazer uma receita com um ingrediente que não faz parte do seu dia a dia, compre-o em menor quantidade. Assim, se você usá-lo apenas para aquela ocasião, não vai deixar uma grande quantidade desperdiçar.

2. Mantenha os produtos ao seu alcance

Despensas e armários foram feitos para facilitar o armazenamento, não para dificultar. Evite a bagunça e deixe que todos os alimentos estejam fáceis de encontrar. Na hora de organizar, priorize aquilo que você mais consome, como pão, leite e café.

3. Otimize a forma como você organiza as coisas

Nem todos os alimentos foram feitos para ficar no mesmo lugar. Deixe as frutas fora da geladeira, mas longe do armário: use uma fruteira. É mais adequado para a conservação e mais fácil de acompanhar se está apodrecendo, antes que a fruta contamine outros alimentos no processo.

Tanto no armário quanto na geladeira, categorize os alimentos pela forma de conservação deles e os conserve ao lado de alimentos parecidos: grãos com grãos, frutas com frutas, legumes com legumes.

Despensa /CyberCook

Gostou das dicas? O CyberCook tem também um especial para te ajudar a preparar a lista de compras de forma organizada, prevenindo o desperdício.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: