Categorias
Dicas

Lista de compras para marmita: como fazer?

Já pensou no cardápio de marmitas para semana? Esse é o primeiro passo para criar uma lista de compras funcional! Você vai precisar pensar não só no cardápio, como no número de refeições, quantidade de pessoas que vão consumir e quanto colocar na marmita.

Extrapolar na quantidade é um erro comum de quem está começando a fazer marmita, seja para consumo próprio ou para vender. Saber quanto colocar é ideal para que a comida não vaze e nem fique difícil de fechar a tampa do recipiente. Comprar marmitas que já vêm com divisórias facilita na hora de medir a porção e evita que os alimentos se misturem antes de você começar a comer.

marmita/cybercook

Mas, se você quer um cálculo exato de quanto colocar, tenha sempre em mãos utensílios medidores e uma balança. O Sebrae dispõe de um cálculo para a marmita ideal, e segundo esses dados, o consumo regular de uma pessoa é de: Saladas – 65 g, Arroz – 85 g, Feijão – 100 g, Proteínas (carnes, frangoe peixe) – 150 g, Torta/suflê/panqueca – 100 g. É claro que você não precisa seguir rigorosamente esse cálculo, o importante mesmo é ter um equilíbrio entre a quantidade de seus alimentos.

Bom, com as informações planejadas, chegou a hora de ver tudo que vai precisar. Para isso, é importante que você separe todas as receitas escolhidas e anote os ingredientes e suas quantidades, dessa forma você evita comprar produtos em excesso e coisas que você não vai precisar. Se ainda não souber quais receitas são boas para levar na marmita, no Marmitaria há uma seleção com ótimas opções para quem está precisando de dicas e inspirações.

listadecompras/cybercook

Tente fazer as compras da semana em apenas uma ida ao supermercado. Além de facilitar o seu dia a dia, não irá se deparar com ofertas desnecessárias e isso ajuda a economizar. Para quem está seguindo uma dieta mais restrita também é muito bom, pois evita tentações.

Lista feita, vamos categorizar! Isso mesmo! Categorizar a lista ajuda a reduzir seu tempo no supermercado e nas seções, já que você entrará sabendo exatamente o que pegar em cada lugar. Uma boa dica é dividir por hortaliças, frutas, massas, grãos, gorduras saudáveis e proteínas, e temperos.

listadecompras/cybercook

Agora é hora de ir às compras! Siga sua lista e estará pronto para preparar um cardápio para marmitas saudáveis e completas para a semana inteira!