Xícara de chá de água? Como é que se faz chá de água? E sopa de farinha? Como é isso?
Em algum momento da sua vida essas dúvidas apareceram, pois até entendermos que trata-se de uma medida, pairava sempre a dúvida.
Mas mesmo assim, quanto é uma xícara? Ou melhor, qual xícara devo usar? Qualquer uma que tenho em casa?
Calma que essas medidas existem também de um jeito mais preciso, basta saber como funcionam as conversões e isso falaremos a seguir.
Boa leitura.
Importância da matemática
Muitos de nós quando estávamos na escola, ficavam se perguntando se realmente iriam usar todas aquelas fórmulas matemáticas que estávamos aprendendo, e para a maioria das atividades da vida realmente usamos pouco, no entanto quando entramos na cozinha, a necessidade de saber uma regra de 3 para converter xícaras em gramas se torna importante.
A maioria das medidas de cozinha foram criadas em uma época em que realmente os utensílios seguiam um certo padrão, e imagine você que balança digital é algo muito recente, na antiguidade as pessoas precisavam se virar com o que tinham à mão.
Hoje em dia já temos algumas conversões padronizadas que podem ajudar muito, por exemplo as colheres. Quando a receita pede “uma colher de sopa” de algum ingrediente, trata-se da colher maior, quando pede colher de café, é a menorzinha que usamos mesmo para mexer o café.
Isso se o assunto for sólido, pois para líquidos é mais fácil, cada colher de sopa equivale a 15 ml e as de café 2,5.
Para as famigeradas xícaras já há uma conversão mais precisa, pois cada medida equivale a 250 ml. O mesmo vale para o copo americano que convertendo para ml equivale a 200.
Especificidades fazem diferença
Principalmente quando estamos falando de confeitaria, a precisão das medidas é de extrema importância para o sucesso da receita, por isso cada ingrediente acaba tendo uma equivalência específica.
A farinha de trigo, por exemplo, quando a receita pede uma xícara, a conversão é 120g, já para a aveia é 80g.
Por isso, nesse caso específico cada ingrediente precisa ser pesado (vale a pena ter o copo de medida) para garantir a assertividade do processo, e para isso a balança digital de cozinha é fundamental e atualmente custa muito pouco, por isso é um investimento que vale a pena.
Devo sempre dobrar todas as medidas?
Essa também é uma discussão polêmica, pois de fato algumas receitas podem simplesmente ser aumentadas dobrando ou até triplicando os seus ingredientes proporcionalmente, porém há outras que dependem de reações químicas que só funcionam até um certo tamanho, por isso são muito mais restritas nesse quesito.
O mesmo vale para o contrário, pois se quiser diminuir os ingredientes de uma receita cortando as medidas pela metade, pode acabar tendo um resultado diferente de ponto e textura.
Por via das dúvidas, se ainda não sente confiança no preparo, faça o algumas vezes antes de arriscar aumentar ou diminuir suas quantidades, dessa forma você passa a se familiarizar com o funcionamento de tudo que envolve o prato e consegue ser mais assertivo com os resultados.