Reaproveitando alimentos: como evitar o desperdício!

Publicada em: 17/03/2020 09:45

Com o recente estado de pandemia decretado pela OMS em consequência da proliferação do Coronavírus, aumentou o número de pessoas em casa. As pessoas estão cozinhando mais e saindo menos para fazer compras, por exemplo. Neste momento em que se pede o distanciamento social para evitar que o vírus se espalhe, outra questão grave pode reaparecer: o desperdício de alimentos.

São números altos que se referem a essa taxa e isso acaba impactando a população como um todo. Mas a consciência social vem ganhando espaço e cada mais pessoas se juntam à causa do reaproveitamento.

Não só no estado de pandemia, mas em qualquer situação do dia a dia, o reaproveitamento de alimentos surge de uma necessidade de aproveitar melhor o alimento, além de uma preocupação em economizar financeiramente. Cascas, talos, folhas de frutas… tudo pode ser aproveitado e não tem com o que se preocupar! As cascas, quando bem higienizadas, não apresentam riscos à saúde e é onde se concentra boa parte dos nutrientes e fibras.

Você pode usar essas sobras de várias maneiras e o CyberCook separou algumas receitas de reaproveitamento de alimentos para você começar a tornar essa ideia em hábito! Mas ainda temos algumas dicas fora as receitas:

- Você sabia que pode usar a casca de laranja ou outra fruta cítrica nos aparelhos repelentes de insetos? É só substituir o tablete convencional por um pedaço da casca!

- E para limpar chaleiras? Usou, usou e o fundo ficou escuro? Temos a solução! Encha-a com água e algumas cascas de limão e coloque para ferver. Pronto! Agora é só escorrer e lavar!

Casca de laranja cristalizada

 

Lasanha de pão com carne moída e talos

lasanhadepaocomtalos/cybercook

Bolo de casca de banana

bolocasca/cybercook

Bolo de maçã com casca

bolodemaça/cybercook

Geleia de casca de abacaxi

geleiaabacaxi/cyebrcook

Tempurá de casca de banana

tempuradebanana/cybercook

Carne de casca de banana

carnebanana/cybercook

Macarrão com almôndega e molho de casca de berinjela

macarraoberinjela/cybercook

Doce de casca de melancia

docedecascademelancia/cybercook

Suco de laranja com casca de cenoura

sucocascadecenoura/cybercook

Bolinhos de folhas e talos

bolinhofolhasetalos/cybercook

Panqueca verde recheada com carne moída e talos

panquecacomtalos/cybercook

Gostou das dicas? Além das frutas e verduras, o CyberCook tem receitas para reaproveitar as sobras de arroz e dicas de como variar usando os mesmos ingredientes.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: