Como cozinhar um ovo perfeito

Publicada em: 07/04/2021 14:41

O ovo cozido é um dos alimentos mais práticos e versáteis da culinária, podendo ser desde o prato principal até a decoração de receitas mais rebuscadas. 

Não há muito segredo ao cozinhar um ovo, contudo algumas dicas vão te ajudar a fazer um ovo cozido perfeito e também alguns outros preparos saborosos para você por suas habilidades à prova.

Boa leitura.

Diferenças nutricionais do ovo de galinha e de codorna

O ovo de codorna parece ser unânime no paladar das pessoas em geral, porém costuma aparecer só em ocasiões especiais como festas com buffet ou como aperitivos nos bares, mas este pode e deve ser consumido numa dieta balanceada pois assim como o de galinha é muito nutritivo e bastante saboroso.

As diferenças entre o ovo de codorna e o de galinha, além do evidente tamanho, está na concentração dos nutrientes, mas em geral ambos possuem as mesmas características com diferenças nas quantidades e na concentração destes micronutrientes.

Para equivaler ao ovo de galinha são necessários 5 ovos de codorna em média, isso falando deles preparados cozidos, onde os valores calóricos são menores. Se quiser inseri-los na sua dieta é sempre bom consultar um nutricionista para que seja indicada a quantidade correta para seu biotipo.

Como cozinhar um ovo perfeito

Dicas para ovo cozido perfeito 

Para começar é bom identificar se o ovo não está estragado antes de botar para cozinhar.

Uma boa dica aqui é colocá-lo em um recipiente com água, se chegar ao fundo na horizontal é pq está bem fresco, se boiar é sinal que já passou do ponto. Isso acontece pois o ovo tem muita água dentro, que à medida que o tempo passa vai evaporando e saindo, deixando o mais leve, fazendo boiar. Por isso a importância de armazenar ovos em local arejado ou mesmo na geladeira para durarem mais tempo mantendo o frescor.

Falando nos poros do ovo, aqui vai a segunda dica para um cozimento perfeito: o vinagre. 

Talvez você tenha ouvido essa técnica de uma avó ou tia, e saiba que ela funciona. O vinagre obstrui os poros e rachaduras da casca ovo, e isso impede que ele rache durante o cozimento, e isso vale para os de codorna também. É um processo químico, pois o ácido reage com a proteína do ovo que coagula, fazendo com que não rache e mantendo a estrutura intacta até o fim do cozimento.

Ovo cozido gourmet

Existe a técnica para você cozinhar um ovo mollet, uma iguaria da cozinha francesa que consiste em uma clara bem durinha, com a gema ainda mole, para a hora que partir escorrer e trazer esse sabor delicioso a mais para os pratos.

Não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade, você cozinha seu ovo em água fervente, com um pouco de vinagre como sugerimos, por volta de 5 minutos, em seguida retire o ovo e coloque numa bacia com água bem gelada. 

Funciona da seguinte forma: o ovo cozinha de fora para dentro, portanto o calor vai da casca para clara, e daí para gema, se você simplesmente tira do fogo, essa alta temperatura vai continuar e ser transferida para o interior, fazendo a gema endurecer. O fato de colocar na água gelada, causa um choque térmico e faz o cozimento parar, então o calor da clara volta antes de chegar a gema, deixando a molinha escorrendo.

Experimente essa técnica em casa e depois conte para gente o que achou.

Agora, para testar seu aprendizado, separamos 4 receitas ótimas para usar os ovos de galinha e os de codorna no preparo, confira.

Ovo Frito no Microondas

Fique tranquilo que seu ovo não vai explodir no microondas. De fato isso pode acontecer, mas tem um dica simples que resolve isso: fure a gema levemente, isso faz com que saiam os gases que fazem o ovo explodir.

Simples né? É isso que queremos mostrar, uma forma prática e rápida de fritar um ovo usando o micro-ondas. Lembrando que se quiser gema mole, deixe um pouco menos que o tempo sugerido na receita.

Ovo Frito no Microondas

Tutu de Feijão com Ovo de Codorna

Se tutu de feijão tradicional já é incrível, imagina recheado e ovos de codorna, por isso pensamos nessa receita, uma forma criativa de usar o ingrediente, incrementando um prato que é delicioso por si só.

Lembrando que os ovos e as ervas frescas vão por último, para manterem o frescor e decorar o prato.

Tutu de Feijão com Ovo de Codorna

Ovo de Codorna em Conserva

Aquela iguaria que todo bar raiz tem, ovo de codorna em conserva. É super simples de fazer e fica muito saboroso e esse preparo de conserva serve também para outros alimentos, como salsicha, pepino, cenoura, cebola ou o que mais você queira experimentar. 

Faça os testes e depois mande para nós.

Ovo de Codorna em Conserva

Maionese de Panela de pressão

Maionese é um prato que é quase obrigatório nos almoços de domingos das famílias brasileiras, principalmente em datas especiais, então essa receita vem para dar mais sabor ao preparo tradicional, com muito mais praticidade.

Use o liquidificador para maionese e temperos e a panela de pressão para os legumes, em 15 minutos terá um prato cremoso e saboroso, que com um pouquinho de tempo na geladeira estará pronto para acompanhar aquela macarronada caprichada e um frango bem assado.

Maionese de Panela de pressão

Agora você tem várias opções ótimas para inserir o ovo na sua dieta e ainda técnicas para um cozimento perfeito.

Vale ressaltar que esta é uma proteína importante na nossa dieta, mas deve-se evitar o exagero, por conta de indicadores de colesterol, o ideal é estar sendo acompanhado por uma nutricionista que vai indicar a quantidade adequada de ovo para o seu organismo.

No mais, aproveite para fazer essas receitas deliciosas e compartilhar conosco para aumentarmos ainda mais nosso rol de pratos incríveis.

Bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: