Como fazer bacalhau: dicas de preparo e 13 receitas para você!

Publicada em: 03/04/2020 10:00

Realmente fazer bacalhau não é lá uma das coisas mais amigáveis da culinária, pois tem toda aquela coisa de dessalgar o peixe que leva tempo e requer atenção. Porém, chegando próximo à Páscoa, vira praticamente obrigação ter esse prato na mesa de domingo, e aí só te restam duas opções:

  • Encomendar um prato pronto de bacalhau, que é bem caro e ainda pode te decepcionar
  • Encarar a cozinha e fazer você mesmo uma bela bacalhoada.

Nós queremos te ajudar justamente na opção 2, então vamos dar algumas dicas preciosas para o preparo de um bom bacalhau, e de quebra jogar 13 receitas aqui para te inspirar.

bacalhau

Passo a passo do bom bacalhau

  1. Antes de tudo, retire a pele do bacalhau com ele ainda salgado e seco, pois é bem mais simples, basta puxar ali pelos lados que ela se solta facilmente.
  2. Depois vá para o dessalgue, e o ideal é que seja feito pelo menos umas 48 horas antes do preparo, para dar tempo de trocar a água e por fim reidratar o peixe, para que não fique seco.
  3. Para dessalgar, lave as postas em água corrente, depois deixe imerso em água fria e troque sempre que a água ficar esbranquiçada, assim não tem erro.
  4. Com as postas já dessalgadas, essa é hora de temperar, de preferência com algumas horas antes para marinar bem e pegar bastante gosto. Bacalhau e azeite são ótimos amigos, então capriche e também utilize bastante ervas para aromatizar e encorpar ainda mais sabor ao prato.
  5. Na hora de cozinhar o bacalhau, lembre-se que é sempre em fogo médio, sem deixar ferver, senão acaba com a consistência e textura do peixe.
  6. Caso prefira um preparo de forno, é bom cozinhar um pouco antes para soltar as fibras e agregar ainda mais sabor na hora de assar.
  7. As espinhas do bacalhau em geral são grandes, então é fácil de tirar ao desfiá-lo, mas se for servi-lo em postas é importante ter atenção ao comer. Hoje em dia existe a opção de comprar já desfiado e sem espinhas.
  8. Agora é hora de montar a travessa com seu bacalhau suculento e bem temperado. Use sua criatividade e lembre-se que bacalhau e batata são uma dupla quase que obrigatória. Uma última dica aqui, use a água do bacalhau para cozinhar as batatas e outros vegetais, assim fica tudo com aquele gostinho delicioso do peixe.

Hora da inspiração máxima

Como dissemos, queremos te ajudar a preparar um belo prato de bacalhau suculento e delicioso, por isso seguem aqui 13 das nossas melhores receitas para fazer um preparo que agrada a todos os gostos.

Bacalhau aos 4 Queijos

Tem algum prato que não possa ser melhorado com queijo? E com 4 então, é um outro nível de bacalhau. Experimente.

Filés de Bacalhau Cozidos com Orégano

O orégano junto aos tomates vai dar sabor e aroma tão inebriantes para esse prato que vai dar água na boca ainda enquanto cozinha.

Lasanha de Bacalhau e Abóbora

Não é uma combinação que vemos sempre, mas acredite, bacalhau e abóbora harmonizam super bem, e essa lasanha é a prova disso.

Lasanha de Bacalhau e Abóbora

Bacalhau Aromático

Aquilo que falamos do orégano acima, vai além nesse prato. Uma dica que não está na receita: adicione alcaparras a esse preparo que fica divino.

Bacalhau Aromático

Bacalhau Confitado

Cozimento lento e imersão em um bom azeite, isso agrega muito sabor e suculência ao seu bacalhau.

A lentilha vai dar sorte e o bacalhau um sabor a mais!

Bacalhau Gratinad

O queijo ralado e a noz moscada fazem toda diferença neste prato, e aquela gratinada ao final elevam o sabor desse bacalhau.

Crocante e douradinho, essa receita vai encher a barriga e os olhos!

  • Bacalhau no Forno: Receita simples e gostosa, fica super cremosa e ainda tem uma crocância gratinada por cima.
  • Bacalhau com Batatas e Leite de Coco: A combinação das batatas com o leite de coco deixam esse prato cremoso e com um sabor muito distinto. Vale a pena experimentar e preparar aí na sua casa.
  • Bacalhau à Baiana:Falando de leite de coco, que tal esse bacalhau à baiana com bastante temperos, pimentões e muita cremosidade? E claro, aquela boa pitada de azeite de dendê.
  • Bolinho de Bacalhau Fácil: Sempre sobra um pouco de bacalhau, então esse bolinho super simples e fácil vem a calhar para evitar desperdícios. Aproveite e faça aí na sua casa.
  • Bacalhau com Queijo e Batata: Opção bem simples de bacalhau com queijo e batata para você não errar no almoço de páscoa.
  • Arroz de Forno com Bacalhau: Receita tradicionalmente portuguesa e super prática, pois é uma refeição completa por si só. Vale a pena usar para inovar no seu almoço de páscoa.
  • Bacalhau com Lentilha: Na mesma ideia de refeição completa com praticidade, esse preparo é ideal e muito gostoso. Bacalhau com lentilha combina muito e ainda harmoniza com um belo vinho.

Enfim, agora você tem 13 opções de receitas com bacalhau, além de ótimas dicas práticas para dessalgar e cozinhar seu peixe.

Todos os ingredientes para um belo almoço de páscoa estão nas suas mãos, e se ainda precisar de uma forcinha extra, fizemos um guia completo para o almoço de páscoa, com direito a receitas para vegetarianos, veganos e restrições alimentares, vale a pena conferir.

No mais, boa páscoa, divirta-se na cozinha e bon appetit.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: