Tambaqui: o peixe amazônico que dominou a China

Publicada em: 03/09/2021 15:46

Conheça hoje um dos peixes mais saborosos da bacia amazônica, o tambaqui, também conhecido como pacu vermelho. 

Essa espécie que já foi tão abundante que conquistou até um dos gigantes asiáticos.

Vem conhecer essa história e ainda uma receita incrível de tambaqui assado.

Boa leitura.

Tambaqui Assado

Tambaqui, peixe exportação

Essa espécie domina os rios da bacia amazônica e os nativos já consumiam sua carne antes mesmo da chegada dos portugueses. 

Antigamente era possível encontrar exemplares de tambaqui gigantescos, de até 45 quilos, mas a pesca excessiva acabou criando uma escassez e esses espécimes gigantes acabaram sumindo.

Hoje em dia a maioria da produção de tambaqui é em cativeiro, pois o peixe é muito consumido não só na Amazônia, mas no Brasil todo e no mundo, pois a China acabou se apaixonando pela espécie e importou para lá.

Isso mesmo, a China hoje é a maior produtora de tambaqui, pois em 1992 numa conferência da ONU que ocorreu aqui no Brasil, o governador do Amazonas Gilberto Mestrinho presenteou o representante chinês Deng Xiaoping com alevinos da espécie, e a partir disso o peixe caiu também no gosto dos chineses.

Apesar da China ter tomado o posto de primeiro lugar na produção de tambaqui, o Brasil ainda é um importante produtor, com crescimento constante devido a nossa aquicultura que vem sendo aprimorada ano após ano.

Então, pegue o seu exemplar de tambaqui de procedência para fazer esse maravilhoso assado.

Receita de Tambaqui

O tambaqui é um peixe muito carnudo, porém sua gordura não tem um sabor muito agradável, por isso é ideal remover antes de assar, mas mantenha as escamas, pois elas ajudam a carne ficar mais suculenta.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Costela de Tambaqui 3 quilos
  • Cheiro-verde 2 maços
  • Louro 2 folhas
  • Limão 2 unidades
  • Sal a gosto
  • Pimenta Síria a gosto
  • Manteiga 3 colheres (sopa)

Como fazer Tambaqui

  1. Limpe (sem descamar) e lave bem o peixe, retirando toda gordura (que deixa um sabor desagradável).
  2. Corte todo o tempero verde e junte com o limão e o sal em uma vasilha.
  3. Esfregue esse tempero no interior do peixe (faça pequenos furos para melhor calar o tempero).
  4. Em seguida, pegue um pedaço de papel alumínio, unte-o e enrole o peixe para levá-lo à churrasqueira em uma grelha de duas abas.
  5. Deixe assar por aproximadamente 1h30min, virando uma vez.
  6. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe por mais 30 minutos ou até torrar as escamas.
  7. Sirva com arroz branco, abrindo-o sobre a mesa e retirando a carne de seu interior.

Converse peixeiro e utilize o peixe mais fresco possível e dentro da safra, conhecer e confiar no seu fornecedor é essencial pois um produto de qualidade faz muita diferença no resultado da receita.

Dê preferência para produtos orgânicos e frescos e se preferir, pode substituir a manteiga por azeite, ou até mesmo fazer um mix para dar mais sabor ao peixe.

Aproveite para usar o tambaqui também em outros preparos.

Delícias da bacia amazônica

A fauna dos rios que compõem a bacia amazônica é muito vasta, e tem todos os tipos de espécies, como peixes de couro, de escamas e siris. 

Sem falar dos exemplares gigantescos como o tucunaré e pirarucu que são o sonho de qualquer pescador esportivo, e esses peixes se tornam receitas típicas espetaculares, e algumas delas você confere a seguir.

Pescada ao Creme de Alcaparras

Pescada ao Creme de Alcaparras

Alcaparra e peixe é a combinação perfeita, então qualquer preparo de peixe que leva esse condimento, já ganha um nível a mais de sabor.

A pescada é uma boa opção, pois é fácil de encontrar e é super em conta, e combinada com esse creme se torna um prato delicioso, experimente.

Veja a receita aqui

Escondidinho de Pirarucu com Jambu

Escondidinho de Pirarucu com Jambu

E que tal um escondidinho com o sabor intenso da Amazônia? Essa versão com pirarucu e jambu é de comer rezando de tão incrível.

Acrescente o jambu ao final, bem picadinho para dar crocância e também o sabor inconfundível ao prato.

Veja a receita aqui

Paella Amazônica

Paella Amazônica

A criatividade do brasileiro em adaptar pratos famosos para sua cultura não tem limite, e a paella amazônica é um exemplo de como isso pode ser delicioso.

Esse preparo leva vário peixes típicos da bacia amazônica, bem como os temperos característicos da região. 

Em comum com a paella tradicional talvez tenha só a panela, pois o sabor é único e bem brasileiro, para muitos até melhor. Experimente e tire suas conclusões.

Veja a receita aqui

A culinária do norte do Brasil é muito rica e diversa em sabores e receitas, e os peixes fazem parte da maioria delas, pois é uma cultura desenvolvida em torno dos rios. 

Por isso, consumir receitas típicas é valorizar mais as nossas tradições, e o preparo de tambaqui assado é uma boa forma de honrar nossa cultura, além de ser um prato delicioso por si só.

Faça o tambaqui assado aí na sua casa e nos conte o que achou.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: