O mundo come pão caseiro

Publicada em: 25/05/2021 16:01

O pão é parte enorme da alimentação mundial há séculos, mas só recentemente que fazê-lo em casa ficou mais comum. Seja por conta de pandemia ou situação econômica, muitos descobriram a arte e a diversão que é fazer um pão caseiro, entendendo seus processos, revelando a levedura e saboreando os aromas de um pão fresquinho e delicioso

feito aí no seu fogão.

Além de ser uma receita muito barata, é uma receita que rende bastante e é consumida em quase todas as refeições diárias do brasileiro. Se você começou a se interessar por fazer pão em casa, está no lugar certo!

Vamos te mostrar um pouco da evolução do pão e uma receita deliciosa, além de opções de lanches para evoluir ainda mais suas receitas de pão.

Pão Caseiro

Os homens das cavernas comiam pão

Sim, os homens das cavernas comiam pão, mas esses seres já não eram mais nômades. Essa virada na história da humanidade se deu quando os humanos entenderam que podiam plantar e se alimentar ficando no mesmo lugar. Um dos primeiros cultivos foi o de trigo e assim que alguém teve a ideia de triturar aqueles grãos e obteve a farinha, o primeiro passo estava dado para a criação do pão. Depois disso, um pouco de umidade e leveduras selvagens fizeram o resto.

O primeiro pão assado em forno de barro seria feito uns 4000 anos depois, no Egito antigo e a partir desse ponto ele começou a ser desenvolvido e melhorado, principalmente quando os grandes impérios como o romano e o otomano tiveram contato com outras regiões. Isso até chegar na diversidade imensa de pães que temos.

O básico do pão caseiro

Se você nunca fez pão em casa, essa aqui é a receita para começar a treinar e desenvolver suas habilidades de panificação. Confira:

Ingredientes

  • água 500 mililitros
  • Farinha de trigo 1 quilo
  • Ovo 1 unidade
  • Fermento biológico fresco 20 gramas
  • Manteiga 2 colheres (sopa)
  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Sal 1 colher (sopa)

Como fazer

  1. Dissolva o fermento no açúcar, acrescente metade da água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo.
  2. Despeje a farinha peneirada e o restante da água aos poucos, regulando para a massa chegar ao ponto de desgrudar das mãos.
  3. Coloque toda a água somente se necessário.
  4. Esta massa fica meio mole.
  5. Trabalhe bem a massa por aproximadamente 20 minutos.
  6. Coloque para descansar em local protegido da luz e do vento até dobrar de volume.
  7. Fure a massa para abaixar e modele os pães.
  8. Acomode-os em uma assadeira untada e deixe dobrar de volume em local protegido da luz e do vento.
  9. Asse em forno pré aquecido a 180 graus até dourar.

Dicas do CyberCook

20 gr de fermento biológico fresco equivalem a 7 gr de fermento biológico em pó seco, caso não encontre o fresco. Uma vantagem do fermento seco é que ele pode ser adicionado diretamente na farinha, sem precisar dissolver. Em um dia frio, pode colocar 30 gramas de fermento fresco ou um sachê inteiro (10 gr) do seco, sem problemas.

Evite sempre o contato direto do fermento com o sal, isso vale tanto para o fermento fresco como para o seco, pois o sal diminui a ação do fermento biológico. Uma boa dica é colocar o sal durante a sova da massa, depois que o fermento já está incorporado.

Se quiser um pão com casquinha, você pode colocar uma pequena assadeira com uns dois dedos de água no forno para fazer vapor enquanto o pão assa. O resultado é ótimo!

Mapa Mundi do Pão

Hoje em dia cada país tem seu pão característico, todos com formatos, cores, sabores e processos diferentes. Se você já sabe, ou quer sair fazendo diferentes tipos de pães para montar refeições tradicionais, aqui estão suas receitas.

México: Uma das receitas mais famosas mexicanas é o burrito, um tipo de lanche ou wrap com outras receitas muito tradicionais como chili, guacamole, sour cream e por aí vai.

Aprenda a fazer a massa do burritoe aqui uma receita de recheio de burrito

Itália: Um dos pães mais famosos e disseminados no mundo é o feito com as técnicas italianas, com casca bem dura e um sabor de fermentação que deixa um azedinho delicioso. Uma receita deliciosa para utilizar o pão italiano é a bruschetta!

Aqui você aprende a fazer o pão italiano

E aqui algumas ideias de brusqueta

França: Na França temos dois grandes clássicos da panificação. A baguete e o croissant! Um mais focado em lanches e o outro buscando a delícia do café da manhã. Como a baguete já é muito comum por aqui, aparecendo bastante como pão de metro, a receita que trazemos é a de croissant!

Confira aqui

Oriente médio: Em todos os países árabes, principalmente no Líbano, o pão pita, ou sírio, é importantíssimo para acompanhar os tradicionais quibe cru, babaganush, homus e etc. Mas o que mais usa o pão sírio é o famoso beirute, que leva o nome da capital libanesa.

Por isso, confira essa receita de beirute

Brasil: Para fechar, não poderíamos deixar de falar do nosso pão mais tradicional, que se chama Francês, mas não poderia ser mais brasileiro!

Confira a receita definitiva de pão francês e já prepare seu bauru!

Pão para todos

É muito divertido aprender a lidar com a fermentação e as diferentes formas de se fazer pão. Além de um alimento saudável, pode ser inclusivo, com opções veganas, vegetarianas, sem glúten e low-carb. Trouxemos algumas opções aqui também.

Agora é com você. Inspiração tem de monte, variedade mais ainda e o sabor sempre ali. São muito mais receitas de lanches e doces com pão que você pode fazer a partir da receita base de pão. Aqui no CyberCook temos um monte!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: