Lasanha de berinjela: saborosa mesmo sem massa

Publicada em: 18/10/2021 10:43

Nove em cada 10 pessoas têm a lasanha como um dos seus pratos favoritos, e não é para menos, já que estamos falando de um dos pratos mais completos da gastronomia mundial.

Camadas de massa intercaladas com um molho incrível não tem como ficar ruim, mas tem como ficar mais leve e até mais gostosa, simplesmente usando a berinjela.

Esse é o nosso prato de hoje, a lasanha de berinjela que pega o tradicional e acrescenta uma nova camada de sabor com um dos vegetais mais nutritivos que temos.

Boa leitura.

Lasanha de Berinjela Empanada

Sem massa, ma com tanto sapore

Na Itália a berinjela é parte importante da culinária local, presente em vários pratos clássicos, como a parmegiana que originalmente era feita com o vegetal, (essa ideia de usar filé é coisa de brasileiro), por lá o sabor distinto da berinjela (ou melanzana em bom italiano) é o que domina o preparo.

Na lasanha também é um sucesso. Apesar de não ser a tradicional, a versão com berinjela é muito aceita por lá, pois apesar de ser um país com muita tradição em massas, eles valorizam muito um molho bolonhesa bem feito, que vai bem com praticamente tudo, seja pasta ou seja legumes.

O que importa de verdade é que a lasanha fique harmonizada e saborosa, e isso a berinjela tem de sobra para agregar neste prato tão icônico.

Receita de lasanha de berinjela

Para uma receita realmente gostosa, você vai precisar de berinjelas de qualidade, de preferência opte por aquelas de cultivo sustentável, sem agrotóxicos e de procedência para ter o máximo de sabor deste e de outros vegetais. De quebra ainda ajuda pequenos produtores locais e incentiva a produção sustentável como um todo.

Sem mais delongas, vamos ao preparo:

Ingredientes

  • Berinjela 4 unidades
  • Óleo de girassol 2 colheres (sopa)
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 3 dentes
  • Carne moída 1 quilo
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-Reino Branca a gosto
  • Molho de tomate 1 caixa
  • Manjericão 1 ramo
  • Mussarela 300 gramas
  • Queijo Ralado 2 colheres (sopa)

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer lasanha de berinjela

  1. Corte as berinjelas em fatias no sentido comprimento. Reserve.
  2. Aqueça o óleo e refogue ligeiramente a cebola e o alho.
  3. Junte carne moída, tempere com sal e pimenta e deixe no fogo até ficar completamente cozida.
  4. Acrescente o molho e a água.
  5. Deixe apurar por 40 minutos em fogo baixo.
  6. Monte a lasanha, num refratário, intercalando camadas de berinjela, carne com molho e fatias de queijo.
  7. Polvilhe queijo ralado, leve ao forno quente para derreter o queijo.

Após cortar as berinjelas, enquanto prepara o molho, deixe-as numa bacia com água abundante e 1/2 xícara de vinagre ou limão, isso vai tirar o amargor característico das berinjelas e vai evitar que escureçam demais depois de cozidas.

Mais receitas de lasanha de berinjela

Berinjela para todos os momentos

A berinjela hoje em dia é bastante popular na culinária mundial, mas antigamente, mesmo na Itália acreditavam ser um legume tóxico e até associado a lendas de que causava mau agouro e coisas do tipo. 

Mas, quando perceberam o sabor e a versatilidade, toda a superstição caiu por terra e o vegetal passou a ser uma iguaria presente em várias receitas, de entradas a pratos principais, e é dessas opções que falaremos a seguir.

Antepasto de Berinjela

Antepasto de Berinjela

O antepasto é uma das formas mais eficientes de aplicar a berinjela, pois quanto mais fica na conserva, mais os sabores vão incorporando e o amargor saindo, assim você tem um preparo com textura incrível e uma sensação maravilhosa no paladar.

O ideal é servir sobre torradinhas, fazendo um belo aperitivo ou até bruschettas de berinjela que vão ficar divinas.

Veja a receita completa aqui

Berinjela Frita

Berinjela Frita

Ainda na ideia de entradas ou mesmo de petiscos, temos uma que é bem mais simples e funciona demais, pois o sabor não deixa a desejar.

As fatias de berinjela empanadas e fritas ficam super sequinhas, crocantes e saborosas, sendo um petisco ideal para o seu happy hour.

Veja a receita completa aqui

Farfalle ao Molho de Berinjela

Farfalle ao Molho de Berinjela

Aqui ela é coadjuvante, porém se bem feitinha vai roubar a cena deste prato.

O farfalle é aquele macarrão tipo gravatinha, que nesse preparo é ideal pois vai absorver bastante do molho e ficar muito saboroso.

A berinjela tem um sabor intenso, por isso deixe o molho apurar bem para incorporar também os demais ingredientes e assim ficar um molho bem mais harmonioso.

Veja a receita completa aqui

Enfim, tá mais do que na hora de dar uma chance para esse vegetal nas suas refeições, e a sugestão é começar pela lasanha de berinjela que aí não tem erro.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: