Como fazer pizza: conheça a origem e as receitas dessa delícia!

Publicada em: 06/07/2020 16:22

Se tem um prato que é amado em todas as culturas e por praticamente todas as idades, é a pizza. Tem até quem diga que não existe pizza ruim, só de ser pizza já é ótimo, o que ajuda você a aproveitar nossas dicas e fazer na sua casa uma receita incrível e diferenciada dessa iguaria.

Antes vamos passear pela história desse prato aclamado para chegar até as mais modernas e com toque brasileiro que tanto agrega sabor aos pratos.

Pai é quem aprimora

Tem aquele ditado popular que diz que “pai é quem cria", mas no caso da pizza a fama ficou para quem aprimorou a receita.

Apesar de termos no imaginário coletivo que a pizza é originária da Itália, essa não é bem a verdade, já que foram encontrados vestígios arqueológicos que documentaram preparos semelhantes em outras culturas, como no antigo Egito por exemplo, onde usavam vários ingredientes para cobrir a massa de pão em ocasiões especiais para agradar os faraós.

Mas convenhamos que foi só quando os italianos deram o toque deles a esse prato que a pizza ganhou os ares icônicos que vemos até hoje.

Reza a lenda que foi no século XIX, na cidade de Nápoles, na Itália, que surgia a pizza Margherita, feita por um padeiro local com intuito de surpreender a Rainha Margarida que estava de passagem na cidade, daí o nome em homenagem a monarca.

Massa crocante, molho de tomate suculento, queijo e manjericão, nascia ali, junto com a Margherita, a pizza moderna que encanta nossos paladares até hoje.

E agora, o CyberCook vai te mostrar 9 receitas incríveis para preparar uma deliciosa pizza ai na sua casa.

Escolha sua favorita e manda ver, vai ser literalmente mão na massa.

Molho ou massa, qual mais determinante?

Existe essa mística entre grandes pizzaiolos que afirmam que a pizza perfeita tem que ter um molho de tomate incrível, outros que bradam que é a massa quem tem que brilhar nesse preparo.

Na nossa opinião, é um equilíbrio fino entre crocância da crosta, maciez da massa em si e molho de tomate bem temperado e suculento, ou seja, tem que ter atenção a ambos.

Ficamos em cima do muro quanto qual dos dois é mais determinante, mas vamos nos redimir deixando aqui algumas receitas com massa deliciosa e bem feita e também aquele molho de orgulhar até o italiano mais purista, confira:

Receitas de pizza é no CyberCook

Ficou com fome depois deste passeio histórico? Separamos uma variedade de receitas de pizza para você fazer em casa e matar essa vontade!

Pizza tradicional

“First things first”, ou para entrar no clima italiano “prima cosa prima”, vamos começar pela pizza tradicional e aclamada para você, antes de tudo, dominar a arte de fazer essa massa.

A cobertura é a gosto, mas como essa receita não vai nada de origem animal, você pode até fazer uma pizza vegana, vegetariana ou mesmo doce. Acertando nessa massa, você pode soltar a criatividade no recheio.

Pizza tradicional

Pizza pan 4 queijos

Agora vamos ao próximo passo, com essa pizza de quatro queijos simplesmente maravilhosa. A cada mordida nas fatias vem aquele queijo esticando e escorrendo, sobre aquela crosta bem fina e crocante, dá água na boca só de pensar.

Pizza pan 4 queijos

Pizza integral de aveia com frango e ricota

Uma variada na massa tradicional para trazermos essa belezinha integral com recheio muito leve de frango com ricota.

Essa é uma ótima opção para quem tá querendo mandar ver numa bela pizza, sem sair muito da dieta, além de ser uma delícia.

Pizza pan margherita

Não podíamos deixar esse ícone de fora da nossa lista, e a massa é a tradicional mesmo, sem muita inovação, e para a cobertura a principal dica aqui é usar bons ingredientes.

Você pode usar mussarela de búfala por exemplo e incrementar esse preparo, ou pode ir para um queijo vegano de amêndoas e ter uma pizza sem nada de origem animal.

Pizza pan margherita

Mini pizza integral de múmia

Uma receitinha simples que vai agradar principalmente a criançada. Essas mini pizzas em formato de múmias são muito divertidas além de serem muito gostosas.

Use farinha integral para ter uma massa ainda mais saudável e nutritiva, assim seus filhos, sobrinhos ou mesmo você, poderá comer sem culpa de fugir demais da dieta.

Pizza vegana de abobrinha picante

Inclusão alimentar é um dos nossos pilares aqui no CyberCook, mas particularmente essa pizza vegana de abobrinha picante é algo acima da média em sabor.

Seja você vegano ou não, vale muito a pena dar uma chance a esse prato que vai te surpreender.

Experimente fazer isso na sua casa e nos conte depois.

Pizza vegana de abobrinha picante

Pizza de mussarela com bacon

Pizza e Bacon são uma combinação perfeita. Crocância e sabor do bacon, com uma massa bem macia de crosta crocante, não tem como errar.

Pizza de mussarela com bacon

Pizza crepioca de frigideira

Tá na correria? Então a sua opção amiga é essa pizza de crepioca para fazer na frigideira usando os recheios que tiver aí na sua geladeira. Super prática e muito gostosa. Em 5 minutinhos você tem um belo lanche pronto para comer.

Pizza crepioca de frigideira

Pizza de couve flor fit

Encerramos nosso rol de receitas com essa incrível pizza fit de couve flor. Você pode usar queijos mais saudáveis como ricota ou minas padrão para ter uma deliciosa e saudável refeição.

Se optar por tirar o queijo, tem também um prato vegano prontinho para ser consumido.

Pizza de couve flor fit

Talvez seja por isso que a pizza seja tão amada mundo afora, por ser um prato incrivelmente democrático, agrada todos os paladares e condições alimentares.

E olha que aqui nesse texto só arranhamos nosso rol de receitas de pizza, se fossemos entrar nas doces teríamos um textão ainda maior, mas recomendamos que você acesse no CyberCook nossas receitas de pizza doce.

No mais, queremos ver você com a mão na massa aí na sua casa e esperamos receber as fotos das belas pizzas que você fará.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: