Com o início da quarentena, mais pessoas estão aprendendo o prazer que é cozinhar em casa. O CyberCook já falou das dicas para quem está aprendendo a cozinhar, e como cozinhar com o que tem na geladeira. Agora, é hora de falar de outro conhecimento que é tão importante na cozinha quanto saber cozinhar: saber reaproveitar.
O desperdício alimentar nos lares
De acordo com uma pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, gerando um prejuízo de mais de R$ 3 trilhões anuais.
O alimento que não é consumido representa um desperdício de recursos: perde-se trabalho, terra, água, solo e sementes, aumentando em vão as emissões de gases do efeito estufa. Reduzir a perda de alimentos é uma forma de compensar os danos ambientais que seriam causados pelos novos usos da terra para agricultura.
Como posso combater o desperdício?
Duas medidas podem ser significativas no combate ao desperdício: comprar apenas o que pretende usar e congelar a comida que sobrou. Segundo dados coletados pelo Big Data do CyberCook, mais famílias estão aderindo a estas medidas durante a quarentena.
Estes números ainda não são maioria, mas é uma tendência em constante crescimento e você pode fazer parte disso. Ao aprender a cozinhar, você participa de todas as etapas do preparo e planeja melhor as suas refeições, aproveitando os ingredientes.
Como o CyberCook pode te ajudar a combater o desperdício?
Aproveitar alimentos é uma forma de reduzir os impactos no meio ambiente, economizar seu dinheiro e viver de forma mais saudável e sustentável. Por isso, o CyberCook está ligado nessas questões. Ao lado do Carrefour, iniciativas como o Act for Food (cujo lema é a alimentação saudável e acessível para todos) e o Desperdício Zero acompanham todo o trajeto da comida até sua mesa, para que você aproveite ao máximo seus ingredientes.
O Desperdício Zero é um programa do Carrefour voltado a sensibilizar os lares brasileiros sobre o tema do desperdício, aproveitando vários alimentos em receitas deliciosas. Você pode conferir algumas das receitas aqui.
E uma ferramenta do CyberCook está ligada a este programa: é o botão de "Aproveite o que Sobrou", que dá um novo destino aos ingredientes da sua receita. É acessível e fácil de usar.
Em qualquer receita do nosso site, você encontra um botão que diz: "Aproveite o que sobrou da receita". Ao clicar nele, você seleciona quais ingredientes daquela receita sobraram na sua despensa. O CyberCook vai encontrar novas receitas e dar um novo e delicioso destino para os mesmos ingredientes.
A partir destas buscas, lançamos também o Aproveitômetro, um índice trimestral que informa quanto dinheiro foi economizado nos lares brasileiros através das buscas do "Aproveite o que Sobrou". Segundo os dados do Aproveitômetro, mais de R$ 2 milhões já foram economizados pelos brasileiros desde o início da quarentena.
Alexandre Canatella, o CEO do CyberCook, destacou a importância do Aproveitômetro: "Toda nossa decisão de alimentação impacta uma cadeia e o desperdício pode ter uma responsabilidade nos lares que muitos não observam. Essa ferramenta é uma resposta a isso, já que é possível acompanhar a evolução deste quadro nos lares."
Faça parte desse movimento! O "Aproveite o que Sobrou" está disponível em todas as receitas do CyberCook.
No nosso blog, você encontra ainda dicas de como conservar os alimentos e como fazer receitas com sobras, como as sobras de macarrão, sobras de arroz, sobras de feijão e sobras de carne assada.