Como congelar e descongelar comida: dicas para facilitar seu dia a dia!

Publicada em: 29/10/2019 17:28

Sempre apressados, não é todo dia que conseguimos preparar uma refeição do zero. Por isso, acabamos pedindo comida fora ou comendo em algum restaurante pela rua. Mas não é necessário ter tanto assim pra ter uma comida caseira sempre disponível em casa!

Você lembra do meal prep? Após selecionar o dia e o horário para cozinhar seu cardápio semanal, chegou a vez de aprender como congelar e descongelar toda essa comida que você fez para a semana. Parece bem fácil congelar comida: só colocar no congelador e pronto! Mas, na verdade, alguns cuidados são necessários antes e depois desse processo. Será que você faz da maneira correta? Confira nossas dicas e armazene direito seus alimentos!

comidacongelada/cybercook

Antes de tudo, higienize muito bem os alimentos. Esse passo é fundamental para ter certeza que tudo que está indo para o freezer está em bom estado e permanecerá assim. Tente, sempre que possível, separar tudo em porções. Dessa forma, você não descongela mais do que o necessário e evita desperdício. 

Alimentos limpos e fracionados, é hora de ver como armazenar. O ideal são potes herméticos e sacos fechados à vácuo, mas como isso nem sempre é possível, você pode utilizar potes de vidro ou plástico, que fechem bem a tampa. Usar sacos herméticos também é uma boa opção, pois são fáceis de encontrar e você consegue armazenar sopas, carnes, vegetais ou algum outro alimento de forma plana e achatada, que é uma posição que facilita na hora de congelar e descongelar.

comidacongelada/cybercook

Mas fique atento que nem todo alimento pode ser congelado da mesma forma! Legumes e folhas, por exemplo, passam pelo mesmo processo de higienização e separação, mas passam depois pelo branqueamento. Esse método consiste em colocar os alimentos em água fervente por alguns minutinhos e, logo em seguida, colocá-los em água bem fria, com gelo mesmo, pelo mesmo tempo. Esse método serve para matar bactérias e manter os nutrientes. Em seguida, já pode secar e congelar! Porém, nada de colocar comida quente direto no congelador, heim? É preciso ter paciência e esperar que ela esfrie.

Agora que já sabemos como congelar tudo, chegamos ao descongelamento. É importante que você saiba que todo e qualquer alimento deve ser descongelado na geladeira, pois essa é a forma correta para evitar diversos problemas que ocorrem durante o descongelamento. Por mais que colocar na pia pareça mais fácil e mais rápido, essa maneira coloca os alimentos em risco de contaminação por bactérias e ninguém quer isso, né? Opte por descongelar seus alimentos na noite anterior, é só tirar do freezer, colocar na geladeira e deixá-los de 8 a 12 horas, muito fácil.

Caso você queira ainda mais praticidade, pode descongelar no micro-ondas. A maioria deles vêm com opção de descongelamento, mas é importante ficar de olho na potência do eletrodoméstico e sempre ir parando para virar ou separar o alimento. 

comidacongelada/cybercook

Agora, você já sabe tudo para preparar com tranquilidade seu cardápio da semana? Hum… Pode sentar que ainda tem mais!

Você já tentou comer uma batata depois de descongelá-la? Pois é. Elas amolecem, ficam esponjosas e adquirem uma cor mais escura, pois acabam absorvendo muita água. Alguns outros alimentos também possuem restrições de congelamento, como: peras, bananas e mangas, que escurecem mais rápido em baixas temperaturas; iogurtes e maioneses talham; tomate cru, pepino e rabanete ficam amolecidos.

comidacongelada/cybercook

Pronto! Agora sim você sabe tudo sobre como fazer comida para uma semana inteirinha, evitar o desperdício e ter sempre uma comidinha gostosa pronta esperando por você!

 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: