Categorias
Dicas

Como congelar e descongelar comida: dicas para facilitar seu dia a dia!

Com tantas atividades para fazer em casa, não é todo dia que conseguimos preparar uma refeição do zero. As vezes acabamos negligenciando nossa alimentação, pedindo comida fora ou preparando algo industrializado semi-pronto, apenas pela praticidade, mas não precisar ser sempre assim.

Você lembra do meal prep? Esse tipo de preparação antecipada só precisa que você selecione o dia e o horário para cozinhar seu cardápio semanal, e agora chegou a vez de aprender como congelar e descongelar toda essa comida da semana. Parece bem fácil congelar comida: só colocar no congelador e pronto, mas, na verdade, alguns cuidados são necessários antes e depois desse processo. Será que você faz da maneira correta? Confira nossas dicas e armazene direito seus alimentos!

comida congelada

Antes de tudo, higienize muito bem os alimentos. Esse passo é fundamental para ter certeza que tudo que está indo para o freezer está em bom estado e permanecerá assim. Tente, sempre que possível, separar tudo em porções. Dessa forma, você não descongela mais do que o necessário e evita desperdício.

Alimentos limpos e fracionados, é hora de ver como armazenar. O ideal são potes herméticos e sacos fechados à vácuo, mas como isso nem sempre é possível, você pode utilizar potes de vidro ou plástico, que fechem bem a tampa. Os sacos herméticos também são uma boa opção, pois são fáceis de encontrar e você consegue armazenar sopas, carnes, vegetais ou algum outro alimento de forma plana e achatada, que é uma posição que facilita na hora de congelar e descongelar.

comida congelada

Mas fique atento que nem todo alimento pode ser congelado da mesma forma! Legumes e folhas, por exemplo, passam pelo mesmo processo de higienização e separação, mas passam depois pelo branqueamento. Esse método consiste em colocar os alimentos em água fervente por alguns minutinhos e, logo em seguida, colocá-los em água bem fria, com gelo mesmo, pelo mesmo tempo. Isso serve para matar bactérias e manter os nutrientes. Em seguida, já pode secar e congelar! Porém, nada de colocar comida quente direto no congelador, heim? É preciso ter paciência e esperar que ela esfrie.

Agora que já sabemos como congelar tudo, chegamos ao descongelamento. É importante que você saiba que todo e qualquer alimento deve ser descongelado na geladeira, pois essa é a forma correta para evitar diversos problemas que ocorrem durante o descongelamento. Por mais que colocar na pia pareça mais fácil e mais rápido, essa maneira coloca os alimentos em risco de contaminação por bactérias e ninguém quer isso, né? Opte por descongelar seus alimentos na noite anterior, é só tirar do freezer, colocar na geladeira e deixá-los de 8 a 12 horas, muito fácil.

Caso você queira ainda mais praticidade, pode descongelar no micro-ondas. A maioria deles vêm com opção de descongelamento, mas é importante ficar de olho na potência do eletrodoméstico e sempre ir parando para virar ou separar o alimento.

comida congelada

Agora você já sabe tudo para preparar com tranquilidade seu cardápio da semana? Hum… Pode sentar que ainda tem mais!

Você já tentou comer uma batata depois de descongelá-la? Pois é. Elas amolecem, ficam esponjosas e adquirem uma cor mais escura, pois acabam absorvendo muita água. Alguns outros alimentos também possuem restrições de congelamento, como: peras, bananas e mangas, que escurecem mais rápido em baixas temperaturas; iogurtes e maioneses talham; tomate cru, pepino e rabanete ficam amolecidos.

comida congelada

Pronto! Agora sim você sabe tudo sobre como fazer comida para uma semana inteirinha, evitar o desperdício e ter sempre uma comidinha gostosa pronta esperando por você!