Em tempos de distanciamento social, cozinhar sua própria comida além de se manter saudável, com consciência do que come, é uma forma de desestressar, criando no ato de cozinhar uma maneira de se dedicar somente àquele momento e curtir o preparo.
Mas se você tem medo ou receio de chegar perto do fogão, não se preocupe! O CyberCook separou algumas dicas para uma Cozinha Básica, em que você terá informações para começar a se arriscar nas receitas e temperos, e sem ter medo de errar. Vem com a gente?
1 - A escolha da receita
Verifique o que tem em casa e escolha receitas básicas, que você já tenha todos os ingredientes. Estamos evitando sair de casa, então não tem porque escolher algo que ainda precise comprar, né? Receita escolhida, lida e entendida? Vamos para o próximo passo.
2 - Evite ficar com fome para cozinhar
Ao preparar algo quando a fome bate, começamos a ter pressa para que tudo fique pronto rapidamente e isso resulta em preparos sem tantos cuidados e, muitas vezes, mal feitos. Daí surge aquela ideia que cozinhamos mal, quando na verdade só precisamos de paciência! Então, prepare antecipadamente o que vai querer para o almoço e jantar, por exemplo, e na hora é só esquentar!
3 - Organização é tudo
Organizar sua bancada da cozinha e seus ingredientes é um passo muito importante para cozinhar! Tendo tudo às mãos, você consegue se concentrar só no que está fazendo, tornando mais fácil o momento de cozinhar!
4 - Temperos dão o sabor
Tempero é o segredo de toda boa comida! Aproveite esse tempo em casa para experimentar novos temperos e novos sabores, use sua criatividade e tente algo diferente! Por exemplo: já temperou uma carne com chimichurri?
5 - Para descongelar
Decidiu que vai fazer uma carne na manhã seguinte? Retire-a do freezer na noite anterior e coloque na geladeira. Essa é a melhor forma para descongelar um alimento!
6 - Praticidade não precisa ser instantânea
Você está em casa e por mais que esteja trabalhando remotamente ou com crianças para cuidar, fazer um macarrão tradicional, por exemplo, é muito melhor do que apelar para os macarrões instantâneos. Essas opções sempre possuem muitos conservantes e gastar uns minutos a mais para fazer uma comida mais saudável, é muito melhor.
7 - O jantar de hoje pode ser o almoço de amanhã
Fez comida demais? Tudo bem, é só congelar pra comer outro dia! Isso, inclusive, pode se tornar um hábito que é conhecido como meal prep, as boas marmitas da semana!
Esse é um guia básico para quem quer começar a se arriscar na cozinha e, para escolher receitas, é só acessar o nosso especial Comer em Casa e ver qual o preparo da vez!