Como conservar frutas, legumes e verduras

Publicada em: 26/05/2020 15:36

Um dos maiores desafios na hora de organizar a despensa é pensar na conservação dos alimentos. Como aproveitar a vida útil de cada fruta, verdura e legume que você tem em casa? Quais alimentos ficam melhores na geladeira ou fora dela?

O CyberCook separou algumas dicas de conservação, para você planejar qual o melhor destino para cada fruta, verdura e legume na sua despensa.

- Lave bem todos os alimentos, assim que chegarem do mercado. Para se proteger do Coronavírus, frutas e verduras devem ser lavadas em água corrente e colocadas por 10 minutos de molho em uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Enxague em água corrente e deixe secar naturalmente. E não se esqueça de higienizar as mãos!

- Separe os alimentos que contém etileno. Etileno é um gás inodoro e inofensivo que, em contato com outros alimentos, pode acelerar o amadurecimento e fazer com que frutas e verduras amadureçam mais rápido. Alguns produtores de etileno são: banana, abacate, abacaxi, maçã, mamão, melão, manga, pera, tomate e uvas. Estes alimentos devem ser guardados separadamente, bem longe de batatas, cenouras e folhas que estragam facilmente.

- Alguns alimentos ficam melhor na fruteira que na geladeira. É o caso dos tomates, batatas, do alho, pepino e das bananas.

Frutas

- Outros alimentos só devem ser guardados na geladeira em certas condições. Cebolas e melancias só devem ir para a geladeira se estiverem cortadas. Laranjas, maçãs, mexericas e limões só devem ir para a geladeira se você pretende prolongar a vida útil e não for para consumo naquela mesma semana.

- Alimentos que podem ser guardados na geladeira: uvas, cerejas, folhas, cenouras, framboesas e morangos.

- Ervas podem ser congeladas, como você pode aprender na nossa matéria sobre isso.

- Legumes e folhas podem ser conservados através do branqueamento, uma técnica de conservação que consiste em dar um choque térmico no alimento e prolongar seu amadurecimento. Depois do branqueamento, você pode levar os alimentos à geladeira.

- Bananas, morangos e polpas de frutas podem ser guardadas no congelador, se você for usá-las em uma receita depois, em vez de comer a fruta em sua forma original.

Comida congelada

Gostou das dicas? Confira também nossa matéria sobre como congelar e descongelar comida.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: