Categorias
Dicas

Como congelar ervas para o seu tempero

Os temperos são importantes aliados na cozinha que usamos para dar um novo sabor e aroma para diversas receitas. Existe uma grande variedade de temperos, como os temperos em pó que compramos, e cada um deles precisa de um tipo de cuidado diferente.

É o caso das ervas que usamos na cozinha, como coentro, manjericão, alecrim e hortelã. Como são ingredientes que usamos em pequenas quantidades a cada receita, é possível guardá-los para utilizar várias vezes!

Para te ajudar na conservação das ervas, o CyberCook separou algumas dicas de como congelar temperos.

1. Antes de tudo, a higenização: use 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Deixe as ervas de molho por dez minutos e enxágue em água corrente. Procure água sanitária simples, sem alvejante na composição.

Gelo

2. Algumas ervas podem ser congeladas na forminha de gelo com água. É o caso do manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, salsinha e cebolinha. Basta picar a erva e colocar nos cubos com um pouco de água. O “cubo” pode ir direto para a panela quente, derretendo a água e restaurando o frescor do tempero.

3. As ervas também podem ser congeladas com algum óleo, como o azeite de oliva. Pique bem a erva e coloque no liquidificador com óleo (utilize 1/3 de xícara de óleo a cada xícara de erva picada). Bata por alguns segundos e coloque na forma de gelo.

4. Você também pode colocar os cubos congelados em um saco plástico, com fechamento hermético (que impede a entrada de ar). Assim, as formas de gelo ficam livres de novo em vez de armazenar o tempero por meses.

5. Hortelã, manjericão, salsinha e cebolinha podem ser congelados diretamente em sacos plásticos. No caso da salsinha e cebolinha, devem ser picadas antes de ir para o freezer, enquanto hortelã e manjericão podem ser congelados com as folhas inteiras.

6.Você pode congelar ervas na manteiga. Coloque um tablete de manteiga em temperatura ambiente e misture a erva picada com a manteiga. Depois, embrulhe o tablete com um papel-alumínio ou papel manteiga, usando uma colher. Coloque a manteiga na geladeira e, depois de endurecida, no freezer em um saco hermético ou pote de plástico. Quando quiser usar, você pode descongelar, derreter a manteiga na panela ou até mesmo passar a manteiga no pão.

Manteiga

Confira também nossa matéria especial sobre como congelar e descongelar alimentos e as dicas de 5 temperos para você experimentar.