Apresentando: Berinjela, o legume que falta do seu almoço

Publicada em: 31/03/2021 17:17

A berinjela é um legume único e muito presente no dia-a-dia do brasileiro e, assim como boa parte das leguminosas, é extremamente saudável. Um leva o outro, mas a popularidade da berinjela não depende só disso e só quem come bastante desse fruto sabe disso. A textura mais “esponjuda” da berinjela dá uma consistência que poucos legumes tem e permite que ela seja usada como substituta da carne vermelha em vários pratos clássicos (parmegiana), assim como de massas, principalmente a lasanha. 

Se é saborosa, saudável e versátil, só falta uma característica para ser popular: o preço. E pode ficar tranquilo que ela não vai pesar no seu bolso já que uma berinjela rende bastante, muito por conta da sua consistência. Essa é a ideia da receita que melhor apresenta a berinjela ao mundo: berinjela recheada com carne moída e gratinada com queijo. Deliciosa, completa em termos de nutrientes e prática até demais para seu cardápio de almoço da semana.

Mas antes de irmos às vias de fato, algumas curiosidades sobre a berinjela.

Apresentando: Berinjela, o legume que falta do seu almoço

Made in China

Vários documentos históricos bem antigos descrevem a berinjela como uma planta medicinal no século V a.c. E os mais antigos documentam uma plantação organizada desse legume na China, que até hoje é a maior produtora mundial. Normalmente plantas amargas em quantidades controladas eram recomendadas para esse fim e a berinjela não é diferente, já que até hoje é um legume considerado amargo e suas folhas podem ser tóxicas.

Uma curiosidade que gera discussões entre os faladores de português: como foneticamente o J e o G não fazem diferença na palavra Berinjela, está correto usar ambos! Em Portugal, o dicionário diz beringela e aqui no Brasil diz berinjela.

Põe Berinjela que funciona

De lá para cá muito se desenvolveu e ela ganhou popularidade mundial tendo um de seus auges na itália, quando criaram a parmegiana com melanzane, como é chamada lá. Além da cor roxa bem característica, alguns tipos dela são pretos, zebrados ou brancos e realmente parecem muito com o ovo de algum animal (é por isso que em inglês se diz “eggplant”, ou planta ovo). 

Para ter uma boa noção de como a berinjela é versátil, dá uma olhada nessa lista de pratos típicos de vários países diferentes nos quais esse legume é o principal ingrediente:

  • Babaganuche: pasta super tradicional árabe, feita com as berinjelas levemente queimadas e que combina bem até demais com esfirras, quibe e qualquer outro prato da culinária do Oriente Médio.
  • Ratatouille: como boa parte da culinária francesa, esse prato é super delicado e elegante, mas também muito fácil de fazer. Só fatiar as rodelas de berinjela, abobrinha e tomate, temperar e assar, servindo com um molho tão delicado quanto.
  • Lasanha de berinjela: a lasanha é querida no mundo todo e são poucos os que não gostam dessa massa maravilhosa. Com a berinjela você substitui a massa de farinha e ganha muitos nutrientes, sem perder absolutamente nada em sabor.
  • Hambúrguer de berinjela: esse lanche tão disseminado no mundo pelos Estado Unidos ganhou uma versão vegetariana de respeito quando usaram a berinjela no lugar da carne. Como dissemos no começo do texto, a textura é muito próxima. Vale experimentar.
  • Estrogonofe de berinjela: essa receita russa que mais parece brasileira é outra que se adapta muito bem ao se trocar a carne pela berinjela, pelos mesmos motivos do hambúrguer.

As Vias de fato

Como dissemos, esse legume delicioso tem características que mais nenhum tem e merece espaço no seu almoço. E fazê-la recheada é uma das opções mais fáceis e rápidas que você pode fazer. Aqui a sugestão principal é a carne moída e modo de preparo é bem básico.

Prepare sua berinjela: Lembre-se de procurar por berinjelas médias a grandes para acomodar bem a carne e o queijo. Para que ela fique na textura ideal de receber a carne moída, corte a parte do cabo e mais uma vez no sentido longitudinal, separando as duas “barcas”. Com uma colher retire o miolo deixando bordas relativamente grossas e tempere com sal, pimenta-do-reino e bastante azeite. Depois disso é forno por cinco minutos a 180 ºC.

Prepare sua carne moída: Pique alho e cebola e com um fio de óleo coloque-os para refogar até que a cebola fique transparente. Coloque a carne moída mexendo só o suficiente para não queimar (mexer muito pode liberar a água da carne e queremos ela bem sequinha aqui). Tempere com mais um pouco de sal e pimenta-do-reino e reserve.

Com ambos prontos, disponha a carne na berinjela e cubra com queijo ralado grosso (quanto melhor o queijo mais cremosa e deliciosa vai ficar a casquinha de cima), e volte para o forno até que o queijo derreta por completo. Antes de servir, decore com o que tiver de mais fresco, mas tomatinho, azeitona preta e manjericão são as sugestões para esse prato ficar maravilhoso.

Puts, a carne está muito cara, ou então você quer diminuir o consumo de carne vermelha. Sem problemas! A berinjela recheada não te deixa na mão de jeito algum. Se a ideia é só trocar a carne, frango desfiado e atum moído são suas escolhas deliciosas e talvez até mais práticas. Já se a intenção é fugir de carne no geral, pense em rechear com ricota, tomate seco e até arroz

Quanto mais você cozinhar com um ingrediente, mais familiaridade você cria e com isso mais fácil fica de usar sua criatividade para usar das maneiras mais inusitadas possível! Mantenha sua alimentação saudável e equilibrada e não deixe de experimentar coisas novas, você com certeza vai se surpreender!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: