Veja como fazer Pirão de aipim nordestino

Publicada em: 28/06/2022 12:27

Se você já comeu pirão, é grande a chance de ter acompanhado um prato de peixe ou frutos do mar. Não que seja exclusiva a combinação, mas fala muito sobre a origem desse prato no Brasil e a oportunidade de aproveitamento dos ingredientes que o pirão traz.

A origem pode ser tanto africana (principalmente Angola, onde se encontrava um prato de preparo parecido) quanto indígena, já que nosso povo nativo tinha uma cultura muito baseada na mandioca, ou aipim, como a nossa receita de pirão de aipim. Independentemente de onde veio, é um prato muito comum no norte e nordeste do país e, como essas regiões comem muitos peixes e frutos do mar, acaba que o prato serve de acompanhamento quase sempre!

Isso porque ele pode ser feito com as cabeças, espinhos e outras sobras de peixe, fazendo com que nenhum ingrediente seja desperdiçado!

Dá uma olhada nas nossas dicas para fazer pirão de aipim.

O que você encontra nessa matéria

  • Qual a diferença entre pirão e purê?
  • Como congelar pirão de aipim
  • Como engrossar pirão de aipim
  • Pirão de aipim com carne do sol
  • Receita de pirão de aipim

Pirão de Aipim

Qual a diferença entre pirão e purê?

A textura dos dois pode até ser parecida, mas o pirão sempre vai ser mais leve ou ralo do que o purê. Isso porque o pirão é feito com a mistura da farinha de aipim ao caldo de algum cozido, que pode ser peixe, frutos do mar ou até frango. Já o purê é feito de algum alimento cozido, amassado e misturado ao leite e manteiga, ficando bem mais cremoso e pesado.

Ambos são ótimos acompanhamentos, então vale a pena ter uma receita de cada um:

Como congelar pirão de aipim?

Aqui vale um cuidado especial, porque, normalmente, pratos com mandioca não descongelam muito bem (grandes chances de ficar emborrachado, meio chiclete). Então para te prevenir de gastar mais ingredientes quando ele descongelar, a melhor ideia para reaproveitar seu pirão de aipim é transformá-lo em escondidinho ou bolinho!

O escondidinho é simples, só fazer as camadas com carne de sol por baixo e o pirão em cima, com algum queijo (preferencialmente coalho) para gratinar. Já o bolinho você acrescenta farinha de mandioca até desgrudar da mão e frita em óleo ou mesmo na fritadeira elétrica.

Como engrossar pirão de aipim?

O pirão já é uma receita “engrossada” por si só. A ideia é usar a farinha de mandioca para fazer do caldo de peixe um prato completo. A dica é ficar bem atento ao ponto que você deseja, já que vai depender do caldo utilizado como base. Vá adicionando aos poucos com atenção na textura.

No caso da nossa receita, que se aproxima mais de um purê, a mandioca já é o “grosso” por si só, e a sua intenção é alisar com o leite e a manteiga (aqui no caso o pirão é mais o prato combinado com a carne de sol).

Pirão de aipim com carne de sol

Assim como vários outros preparos tradicionais, o pirão também pode ser um prato, como no nosso caso. Enquanto pirão é o caldo engrossado, ele também é esse prato que mistura um purê de mandioca com a carne de sol e é muito comum no nordeste do Brasil. Então vale a pena ficar ligado na diferença entre pirão e purê para saber qual prato está pedindo!

Receita de pirão de aipim com carne de sol

Ingredientes

  • >1 kg de mandioca (aipim)
  • >5 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • >700 ml de leite
  • >1 pacote de parmesão ralado
  • >Sal a gosto
  • >1 kg de carne-de-sol

Como Fazer

  1. Descasque o aipim e corte em pedaços.
  2. Leve ao fogo para cozinhar com sal.
  3. Depois de cozido bata no liquidificador, em pequenas porções, com um pouco de leite, repita essa operação até que termine o aipim.
  4. Depois coloque o conteúdo numa panela e leve ao fogo junto com a manteiga ou margarina e o queijo parmesão ralado, vá mexendo bem até levantar fervura.
  5. Numa frigideira, frite a carne do sol com manteiga ou margarina e cebola cortada em pedaços.
  6. Misture ao pirão e está pronto!

Compre essa receita aqui Comprar os ingredientes.

Veja outras receitas de pirão para comparar!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: