Se você está no grupo dos que gostam de um bom peixe ou fruto do mar, e consequentemente frequenta restaurantes dessa culinária, então conhece ou já comeu o Pirão. Normalmente um acompanhamento, essa massinha meio cremosa ou pastosa é uma delícia em cima de um arroz soltinho e ao lado de um belo peixe assado.
Mas vamos esquecer o restaurante. Você já fez pirão em casa? Pode te surpreender, mas a resposta normalmente é não por um simples motivo: no geral, o brasileiro não consome peixes no dia a dia. Claro, para quem mora em cidades litorâneas ou ribeirinhas, o consumo é maior, mas em comparação com outras proteínas, não chega nem perto!
Confira algumas dicas de economia e uma receita de pirão para reverter essa história!
Peixe é economia e saúde
Alguns motivos principais para você fazer a receita de pirão a seguir e consumir mais peixes no seu dia a dia:
- Se você quer economizar, principalmente neste momento de alta dos preços de proteínas como frango e carne de boi, os peixes são ótimas opções. São muito fáceis de fazer, dá uma olhada nessa tilápia na frigideira.
- O pirão é resultado da farinha de mandioca em algum caldo e inclusive pode ser feito com caldo de galinha, de carne ou o que tiver aí. Como sabemos, fazer caldos com restos e aparas dos ingredientes é uma ótima maneira de aproveitar melhor seus ingredientes e economizar, além de acrescentar muito sabor ao seu prato.
- Menos gordurosos, os peixes e frutos do mar também têm bastante proteína e o ômega 3 em abundância. Ou seja, são ótimas opções para quem quer uma alimentação mais saudável.
Receita de peixada paraibana com pirão
Ingredientes
- Pescada Branca 1 quilo
- Cebola 2 unidades
- Pimentão Vermelho 2 unidades
- Tomate 3 unidades
- Alho a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- Creme de Leite 1/2 lata
- Água 1 litro
- Repolho 1/2 unidade
- Batata 3 unidades
- Colorau a gosto
- Sal Marinho 1 colher (café)
- Ovo cozido 2 unidades
- Azeite 4 colheres (sopa)
- Óleo de soja a gosto
Modo de preparo
- Tempere as postas com limão, sal, pimenta e alho.
- Em uma frigideira, refogue os temperos com óleo e um pouco de azeite de oliva, junte o peixe, o molho em que foi temperado e o repolho.
- Acrescente água fervendo, um pouco de sal e colorau e deixe cozinhar.
- Quando o peixe estiver pronto juntar o creme de leite, as batatas e os ovos cozidos.
- Separe uma parte do caldo e ferva. Depois de fervente, vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos até chegar na textura pastosa. Uma dica importante aqui é torrar e umedecer um pouco a farinha antes de colocar no caldo, para não empelotar e ficar homogênea.
Pirão para todos os momentos
Para te provar que o pirão é uma ótima oportunidade de aproveitar 100% dos seus ingredientes, economizar e ainda comer pratos deliciosos, aqui vão mais algumas versões de pirão:
Caldo de sururu
O caldo de sururu é um dos pratos mais tradicionais do Nordeste e é uma versão do pirão com esse fruto do mar primo das ostras. Simplesmente delicioso.
Mão de vaca
A farinha de mandioca é muito comum na culinária nordestina, então é dos pratos de lá que a gente precisa. Essa aqui é um pirão feito a partir do caldo de carne que acompanha um ossobuco bem cozido e macio.
Pirão de frango
Se frango é a proteína mais consumida pelo brasileiro, então vamos de pirão para ele também! Lembre-se de usar as aparas, sementes e cascas dos legumes e temperos para utilizar tudo.
Aproveite, reaproveite, economize e delicie-se!