Tipos de massa de Torta, do liquidificador à pâtisserie francesa

Publicada em: 19/08/2021 17:52

A melhor opção de receita para gente ter variedade aliada a praticidade sem dúvidas são as tortas. Doces ou salgadas, a realidade é que uma bem feita pode ser a salvação de uma refeição quando o tempo é curto e a fome é grande.

Venha aprender a receita de uma torta de liquidificador super prática e também conhecer os tipos de massa para quando quiser algo mais rebuscado.

Boa leitura.

Torta de Liquidificador

Toda hora é hora de torta

O mundo todo tem na sua gastronomia vários tipos de tortas que vem em vários formatos e vários tamanhos.

Aqui no Brasil se convencionou a chamar de torta essas massas assadas com algum tipo de recheio, mas também temos exceções na confeitaria onde temos tortas geladas que não vão ao forno.

No México, por exemplo, eles chamam de torta as massas fritas, como as tortillas que viram tacos, pois a palavra tem origem espanhola e normalmente se refere a massas assadas ou fritas.

Isso quer dizer que muitos preparos podem ser considerados como torta, desde uma simples tortinha de morango que comemos na padaria no café da manhã, passando pela torta holandesa na sobremesa do almoço, até chegar na torta prática para uma janta rápida, da qual você vai ver a receita na sequência, ou seja, tem uma torta para comer em cada momento do seu dia.

Receita de torta

Essa é uma ótima opção para aproveitar legumes que estão parados na sua geladeira, pois a massa é bem neutra, combina com vários sabores. É sua chance de experimentar e criar a sua própria versão da torta.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Óleo de soja 1 copo
  • Farinha de trigo 2 copos
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Leite 1 copo
  • Ovo 3 unidades

Recheio

  • Óleo de girassol 1 colher (sopa)
  • Cebola 1 colher (sopa)
  • Alho 1 dente
  • Seleta de legumes 1 lata
  • Peito de Frango 500 gramas
  • Salsinha 1 colher (sopa)
  • Sal 1 pitada

Como fazer torta

  1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.

Recheio

  1. Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe apurar o sabor.
  2. Numa forma refratária, untada e enfarinhada, coloque uma camada de massa, uma do recheio e o restante da massa.
  3. Leve ao forno à 180ºC para assar por mais ou menos 40 minutos.

De todas as tortas que mencionamos, essa é a mais prática que você verá, pois o que mais leva tempo é esperar

, já que o preparo é só colocar no liquidificador e bater.

Confira também algumas variações para incrementar sua torta:

Os tipos de massa

A torta de liquidificador é uma simplificação das massas de torta sofisticadas, justamente para ser acessível e prática, pois nem sempre temos o tempo para trabalhar num preparo mais rebuscado.

Contudo, é bom conhecer alguns tipos de massa de torta e ter no seu repertório para quando quiser surpreender com um prato incrível em uma ocasião especial.

A primeira massa que vamos falar é o pâte brisée, que é muito usada na cozinha francesa, não leva açúcar e usa bastante manteiga, o que deixa a sua textura bem única, quase semelhante a massa podre. O sabor é bem mais neutro, então vai bem em tortas doces e salgadas, inclusive rende um belo empadão de frango.

Um outro tipo é a massa pâte sablée, que é basicamente o que chamamos por aqui de massa podre e tem um ponto muito específico, por isso requer atenção na hora de incorporar os ingredientes. É ideal para usar em doces, como tortinhas de morango por exemplo.

Para fechar nessa linha das massas francesas, temos a pâte sucrée, que já é uma massa bem mais doce e leva uma quantidade generosa de açúcar e desmancha na boca. É usada bastante para fazer cheesecakes.

Faça mais com menos

O propósito de todas essas dicas é mostrar que um único campo da culinária, permite um universo de preparos, dos mais simples como a torta de liquidificador prática e rápida até as massas que são a base da renomada confeitaria da França.

No fim das contas, comida é experienciar um momento, seja a hora de comer algo rápido depois de um dia cansativo ou uma ocasião especial onde vale a pena investir tempo e carinho  em um preparo sofisticado.

O objetivo tem que ser comer bem, e nada melhor que pratos preparados por você com ingredientes dos quais você sabe a procedência. Em outras palavras, bom mesmo é comida de verdade.

 

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: