Suflê de Chuchu e a ciência por trás de um prato icônico

Publicada em: 29/07/2021 15:40

Dos desafios culinários, o suflê é um dos mais icônicos, pois em muitas produções de TV é usado como exemplo de receita que desanda quando murcha no forno, simbolizando que é uma receita que precisa de condições específicas para funcionar.

Dramas televisivos à parte, o preparo não é nenhum bicho de sete cabeças, e com o passo a passo certo você consegue fazer um delicioso suflê. Para mostrar isso, o sabor escolhido de hoje é o de chuchu, legume fácil de encontrar e bastante econômico.

Boa leitura.

Suflê de Chuchu

Todos os segredos do suflê

O topo fofinho de um suflê perfeito esconde ali muita ciência envolvida no preparo. 

Pouca gente entende a fundo a reação química que faz o prato inchar, mas antes das tecnicalidades vamos conhecer mais da origem deste preparo.

Mais uma vez é da França que vem esse prato tão icônico e há dois possíveis candidatos a pais dessa receita.

O primeiro deles é Antonin Carême, chef historicamente famoso que cozinhou para a realeza não só da França mas também da Rússia e da Áustria, e é considerado o criador da alta gastronomia, por isso atribuem a ele a delicada habilidade para fazer o suflê perfeito.

Outros historiadores defendem que o criador do suflê seja Jean Anthelme Brillat-Savarin, gastrônomo profissional que escreveu o livro A Fisiologia do Gosto, obra até hoje utilizada em cursos de gastronomia, então consideram que este teria desenvolvido e documentado a técnica para um suflê inflado e fofinho.

Independente de quem seja o pai da criança, somos gratos mais uma vez à culinária francesa que nos presenteou com esse belo prato, e que hoje você aprende fazer uma versão que é o suflê de chuchu.

Receita de suflê de chuchu

Como vimos é um preparo delicado, então bastante atenção ao passo a passo, e evite a afobação de querer abrir o forno antes:

Ingredientes

  • Chuchu 350 gramas
  • Gema de ovo 2 unidades
  • Clara de ovo 2 unidades
  • Queijo Ralado 50 gramas
  • Margarina 1 colher (sopa)
  • Leite 1 xícara (chá)
  • Amido de milho 1 colher (sopa)
  • Pimenta-do-Reino Branca a gosto
  • Sal 1 colher (café)
  • Caldo de Legumes 1 tablete

Como fazer suflê de chuchu

  1. Pique o chuchu em cubos bem pequenos e cozinhe rapidamente em água fervente. Não deixe o legume ficar muito mole.
  2. Bata as gemas, o queijo, a margarina, o leite, o amido, a pimenta, o sal e o caldo de legumes no liquidificador e bata bem.
  3. Coloque a mistura batida e o chuchu em uma vasilha e envolva as claras delicadamente.
  4. Unte uma fôrma para suflê com margarina, coloque nela a massa e leve ao forno quente até que você espete um palito e saia firme.

Esta versão de suflê de chuchu não fica tão alta quanto as tradicionais, porém tem uma massa bem fofinha e saborosa que é o que mais interessa no preparo.

Aproveite também para conhecer outras variações dessa delícia:

A ciência do suflê

Um suflê fofinho com aquele topo inflado depende de uma reação química bem específica, que só foi descoberta quanto o pai da gastronomia molecular Hervé This, analisou mais a fundo o prato.

Foi na década de 1980, já muito frustrado com suflês murchos, que resolveu buscar cientificamente o que mantinha a estrutura do prato firme.

Ele descobriu que, ao contrário do que se imaginava até então, não é a clara em neve que faz com que a massa inche, mas sim a água presente nos ingredientes da massa que, ao se aquecer, forma um vapor que sobe e leva consigo o suflê. 

Para comparação, a clara em neve da receita representa 20% do volume da cúpula, e 1g de água, por sua vez, pode dilatar ao ponto de ocupar 1 litro de volume quando vira vapor.

E numa última contribuição sobre o assunto, Herme This notou que para funcionar, o calor devia vir de baixo para cima, como num balão a gás e no topo seria necessário uma proteção, que no caso é a crosta formada pela gema de ovo pincelada.

Ou seja, o que era algo artístico e quase intuitivo, agora está documentado para que seu suflê  saia sem erro.

Chuchu, ingrediente para o ano todo

O chuchu é um legume que floresce rapidamente durante todo o ano, além de precisar de pouca água. 

Então, se você plantar um pé de chuchu em casa, vai ter vegetais para comer o ano inteiro.

Contudo, para comer esse legume mais vezes, não adianta ser sempre naquela mesma salada sem graça, é importante variar o repertório como nesse maravilhoso suflê de chuchu, ou mesmo, aproveitar essas belas opções que separamos abaixo.

Chuchu Gratinado

Chuchu Gratinado

Ninguém resiste a uma travessa com aquele topo cheio de queijo bem gratinado, então essa versão com chuchu vai ser perfeita para você.

O chuchu é um legume que tem bastante água e absorve bastante dos temperos e do molho bechamel, formando uma receita cremosa com aquela crostinha de queijo que a gente ama.

Consulte a receita

Torta de Chuchu

Torta de Chuchu

Uma opção de lanche leve e sem erro, essa torta de chuchu é uma delícia e super prática.

Ideal para quem tá na dieta e quer um almoço mais leve, tem massa crocante e recheio saboroso com bastante cremosidade.

Consulte a receita

Torta de Ricota com Chuchu

Torta de Ricota com Chuchu

Agora, quem quer ir um passo além, temos essa versão turbinada da torta de chuchu.

Essa maravilha leva a noz moscada que dá um sabor bem mais intenso, equilibra com a ricota e harmoniza com o chuchu bem temperado.

Faça essa delícia até para ser o prato principal de um almoço em família que todos vão amar.

Consulte a receita

Por fim, tem muitas receitas nas quais você pode usar esse legume, que além de versátil é super barato, então vale a pena sempre ter na sua geladeira para usar no dia-a-dia.

Além disso, agora você tem um passo a passo científico para não errar no suflê de chuchu, então é mão na massa e bora cozinhar essa maravilha.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: