Faça empada, a rainha da padaria, na sua casa!

Publicada em: 01/04/2021 14:55

Poucos quitutes são tão gostosos quanto a empadinha, você concorda? Podemos listar vários outros muito consumidos no Brasil daqueles facilmente encontrados naquelas vitrines de padaria e poucos vão ser tão gostosos quanto a empada. E olha que a lista é enorme, podemos falar de pão de queijo, croissant, pão de batata, vários tipos de pastéis e muito mais. 

Essa deliciosidade da empada vem de dois principais ingredientes: a massa podre (ou como os franceses chiques diriam, paté brisée), e a versatilidade de recheios. No geral, a ideia e inclusive a receita desse salgado são bem parecidas com a de qualquer torta, mas normalmente se coloca ovo na massa da torta e até fermento. Aqui o objetivo é ser bem sequinha e crocante, com aquela textura esfarelenta e ter bastante sabor de manteiga (não confunda com gosto de gordura). 

Mas antes de irmos à receita, que tal um pouco de contexto? Até porque não é todo mundo que já conhece bem a história da empada.

Alguém aí sabe de onde veio?

Essa é o tipo de pergunta difícil de responder e que muitas vezes tem mais de uma resposta. Tem lugar que diz que foi um cozinheiro francês que errou na massa de uma torta e acabou criando essa receita. Outros vão dizer que é inglesa, já que existem registros do século XIV em livros de culinária, mas aqui vamos preferir a ideia de que a raiz é da cozinha portuguesa que desenvolveu muitos pratos para consumir com seus produtos clássicos como bacalhau e azeitona. 

E mais, um dos salgados mais clássicos dos países sul americanos de língua espanhola são as empanadas. Alguma semelhança? Como Espanha e Portugal andam de mãos dadas, é de se esperar que as receitas tenham fontes próximas.

A massa podre não merecia esse nome

Por ser esfarelenta, essa massa foi apelidada de podre, o que é uma injustiça gigante! Bem sequinha, é deliciosa e abre espaço para o recheio brilhar, sem ficar pesada para quem come. Se você nunca fez, aqui algumas dicas para pegar bem nessa massa:

  • O ponto que você quer na hora de amassar na mão é o que você possa pegar com as mãos e não grudar nos dedos, mas ao mesmo tempo ela precisa estar elástica (se puxar, ela deve resistir um pouco. Se estiver muito seca ela não resiste).
  • Para isso, essa receita aqui te ajuda indicando dois ovos batidos junto da massa como em qualquer torta. Porém, para conseguir ela bem esfarelenta (para não dizer “bem podre”) o ideal é não usar o ovo, usando apenas a cola de farinha com água.
  • Derreta a manteiga antes de misturar à farinha, vai facilitar muito o seu trabalho. 15 a 20 segundos no microondas já ajuda.

Qual o cardápio de hoje?

Como dissemos antes, dá para colocar de tudo dentro de uma empada. Principalmente se tiver algo sobrando aí na geladeira. Legumes, carnes, queijos e até doces, todos funcionam. Você pode começar com frango desfiado bem temperado, só ele já faz um ótimo recheio, mas que pode ser melhorado com requeijão ou catupiry. Quer ir além, substitua esse frango por carne seca, que tal? Ou então o camarão com um pirão bem gostoso? Um recheio super cremoso e delicioso. Se não é fã de carne, espinafre ou couve, com ricota, são quase feitos para empadinhas, além da clássica empada de palmito, que faz seu nome. “Ah, mas eu já almocei”, que tal uma empadinha de brigadeiro? Parece maluco demais, mas funciona bem, pode acreditar.

A família da empada

Empadão

Conheçam o empadão, irmão mais novo da empada. Muito parecidos, mas o enorme irmão caçula vem para alimentar todos mundo de uma vez só. Mais prático também, já que dorme em qualquer assadeira que você tiver por aí na sua casa, diferente da empada que demanda a forminha. Experimente o empadão goiano, com uma mistura deliciosa de frango, linguiça, lombo de porco e palmito!

Receita de Empadão

Empanada

Essa é aquela prima para quem iam dar um nome igual, mas decidiram mudar um pouco. Além de ser de outro país e falar outra língua, tem uma massa um pouco diferente, menos amanteigada e esfarelenta. 

Receita de Empanada

Pastelão português

O possível precursor de toda essa história tem um  formato bem parecido com as empanadas, mas é culturalmente recheado com ingredientes portugueses. Nesse caso aqui bacon, batata e picles.

Receita de Pastelão português

Paté Briseé

Tinha que ter aquela tia mala. A versão francesa da empada, que é a base para o famoso quiche e todos os recheios que ele traz consigo, tem a mesma estrutura de ingredientes e como não se fecha (tipo a torta), costuma ser um pouco mais grossa.

Receita de Paté Briseé

Quanto mais tempo passamos na cozinha, mais aprendemos, nos divertimos e descobrimos jeitos diferentes de comer bem e saudável, sempre mantendo o equilíbrio, até porque não adianta comer salada todo dia sem variar os ingredientes e preparos que trazem todo um interesse a mais para sua alimentação.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: