Hoje vamos falar dessa receita que exala brasilidade: o escondidinho de carne seca.
Muito apreciado no nordeste, esse preparo se espalhou Brasil afora conquistando a todos pela combinação incrível de sabores da carne seca com a batata e aquele queijo gratinado no topo de tudo.
Venha saber mais sobre o escondidinho de carne seca e também conferir a receita infalível para essa iguaria.
Boa leitura.
Quem escondeu primeiro?
O porquê do nome escondidinho é até fácil da gente deduzir, uma vez que temos que “procurar” o recheio na hora de comer.
Agora, da onde surgiu a ideia de fazer esse preparo que mistura uma proteína tão distinta como a carne seca, com a massa cremosa de batata (ou mandioca em algumas versões)? É de se imaginar que o surgimento foi no nordeste e de fato é a resposta mais acurada que temos. No entanto, os motivos são os mais humildes que se possa imaginar.
Essa região do país sempre sofreu com uma escassez de alimento ferrenha, mas no cultivo da mandioca encontravam bastante fartura, por isso que a tapioca, a goma de tacacá e o polvilho são bem comuns na região, extraindo o máximo de um dos poucos ingredientes que são abundantes por lá.
Seguindo essa lógica, o escondidinho foi uma ideia criativa para aproveitar a mandioca e também fazer render a carne seca durante as refeições. Daí para frente o prato foi sendo aprimorado e tornou-se essa iguaria apreciada no Brasil todo.
Como dessalgar a carne seca
Alguns truques são importantes no preparo do escondidinho de carne seca, o principal deles é dessalgar a carne.
Existem 2 métodos principais: o rápido e o tradicional. O primeiro é recomendado só se tiver numa urgência grande e consiste em colocar a carne limpa em pedaços, numa panela com água e cozinhar por 10 minutos. Troque a água e cozinhe por mais 10 minutos. Esse processo será repetido umas 4 vezes para chegar no resultado adequado.
Depois leve para a panela de pressão com bastante água por mais 40 minutos e aí é só desfiar e usar a carne seca.
Já no tradicional, você coloca os pedaços limpos em água fria, cobre com plástico filme e deixe na geladeira de molho, trocando a água a cada 4 horas, por cerca de 12 horas. Depois é o mesmo esquema, 40 minutos na pressão com bastante água e desfie usando o garfo.
O método tradicional é melhor, pois mantém a textura da carne mais palatável e saborosa. Experimente o que você achar que cabe ao seu momento, e prepare-se para fazer essa receita maravilhosa.
Ingredientes
- Carne seca 480 gramas
- Mandioca 1/2 quilo
- Sal 1 colher (sopa)
- Manteiga sem sal 2 colheres (sopa)
- Leite 3/4 xícara (chá)
- Creme de Leite 200 mililitros
- Mussarela 16 colheres (sopa)
- Salsinha a gosto
Como fazer
- Coloque a mandioca em uma panela, cubra com água, tempere com o sal e leve ao fogo para cozinhar.
- Quando estiver bem macia, escorra, tire a fibra central e amasse-a com um garfo.
- Numa panela, coloque a manteiga e, aos poucos, junte a mandioca, o leite e, por último, o creme de leite.
- Mexa bem até ficar cremoso. Junte mais leite, se necessário, caso o purê esteja duro.
- Prove e corrija o sal.
- Em quatro tigelas redondas (com capacidade para cerca de 500 ml cada uma), coloque a carne-seca desfiada, deixando espaço de uns 3 cm até a borda.
- Em seguida, coloque o purê de mandioca bem quente e cubra-o logo com a mussarela ralada, para que ela derreta.
- Decore com a salsa e sirva a seguir.
Pronto, a base do prato você já ficou craque, agora, aproveite para variar fazendo outras versões de escondidinho de carne seca:
- Escondidinho de Carne Seca com Batata
- Escondidinho de Carne Seca com Mandioca
- Escondidinho de Carne Seca com Requeijão
- Escondidinho de Carne Seca com Mandioquinha
Dá para esconder de tudo
O mais tradicional com certeza é o de carne seca, mas tem versões disponíveis para você ter um prato saboroso e até mais econômico. Confira nossa seleção.
Escondidinho de Músculo
O músculo é um corte bovino bem mais em conta, e quando cozido na pressão fica super saboroso e fácil de desfiar, então é ideal para fazer nessa versão de escondidinho.
Capriche nos temperos e manda ver.
Escondidinho de Calabresa na Airfryer
Agora uma versão que lembra boteco, mas vem com toda a praticidade de poder ser preparada na airfryer.
Esse escondidinho de calabresa fica muito saboroso, e com os temperos certos se torna um prato equilibrado que você vai comer sem parar.
O uso da airfryer aqui é perfeito para dar ainda mais praticidade.
Escondidinho Vegano
Para não deixar ninguém de fora, finalizamos com essa versão de escondidinho vegano.
É super simples, em 20 minutinhos está pronto. Além da proteína de soja, você pode optar por usar shimeji que também fica muito saboroso.
Com esse passo a passo você vai conseguir fazer um escondidinho de carne seca infalível, saboroso e cremoso para encantar nas refeições.
Prepare em casa e tire belas fotos para mandar para a gente, vamos adorar compartilhar. Marque também o CyberCook nas redes sociais usando a tag #DicasCyberCook.
Bom apetite.