Cozido baiano: o verdadeiro sabor do Recôncavo

Publicada em: 20/12/2021 16:20

Embarque com a gente numa viagem para a Terra de Todos os Santos e vem aprender a fazer um legítimo cozido baiano com tudo que tem direito.

Aprenda como incorporar os sabores da Bahia para fazer essa delícia com muito sabor.

Boa leitura.

Cozido baiano

As maravilhas do Recôncavo baiano

O litoral da Bahia como um todo é fonte inesgotável de história, tradições e comidas boas. A culinária da região é de dar água na boca e de fazer inveja às demais regiões do país, pois é um local muito prolífico para o surgimento de vários tipos de pratos icônicos, sempre valorizando os frutos do mar abundantes na região e seus temperos distintos.

Nesse cozido baiano não é diferente, pois é um prato extremamente recheado que tem nas postas de bacalhau o seu trunfo, pois o peixe nessa forma consegue absorver perfeitamente todos os temperos dessa panelada de comida baiana.

Receita de Cozido baiano

Para o preparo desse cozido baiano Comprar os ingredientes não tem miséria, o ideal são postas de bacalhau bem servidas, bastante batata para forrar e ovos cozidos para finalizar com aquela decoração de encher os olhos.

A couve manteiga também é parte importante deste prato pois traz um verdinho lindo ao prato e um sabor intenso dessa verdura muito saborosa.

Então, sem mais delongas, prepare as panelas e vamos ao passo a passo dessa delícia baiana.

Ingredientes

  • Bacalhau 8 postas
  • Couve Manteiga 4 folhas
  • Batata 8 unidades
  • Ovo cozido 8 unidades
  • Azeite 50 mililitros
  • Alho 4 dentes
  • Sal a gosto

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer Cozido baiano

  1. Coza o bacalhau em água a ferver em lume brando, cerca de 15 a 20 minutos.
  2. Entretanto, coza os olhos de couve, a que retirou as folhas duras exteriores.
  3. Num outro recipiente coza as batatas com casca, previamente lavadas.
  4. Descasque os dentes de alho e corte-os em rodelas grossas.
  5. Leve o azeite ao lume e, assim que estiver quente, junte as rodelas de alho. Deixe apenas estalar. Tempere o azeite, fora do lume, com sal e pimenta.
  6. Sirva o bacalhau numa travessa, as batatas e os ovos descascadas noutra e as couves num terceiro recipiente.
  7. Deite o azeite numa tigela ou numa molheira e sirva acompanhado com broa de milho ou com pão de mistura

Cozido baiano

Mais receitas de cozidos

Bahia e seus camarões deliciosos

Como já mencionamos lá em cima, o litoral baiano é abundante em receitas e também em ingredientes vindos do mar, por isso mesmo temos tantos pratos baseados em peixes e frutos do mar.

O camarão por exemplo faz parte da culinária do dia a dia na Bahia, sendo base da alimentação de muita gente, algo que não é muito comum em outras regiões onde esse ingrediente costuma custar um pouco mais.

Quanto tiver chances de visitar esse estado de cultura tão rica, vai poder saborear deliciosos acarajés com vatapá recheados com bastante camarão, vai poder também provar um legítimo bobó de camarão muito saboroso e até mesmo se deliciar com uma moqueca caprichada, tudo com muito sabor e calor que só o baiano tem.

Enquanto não visita a terrinha, aproveite para fazer essas delícias em casa, principalmente agora com o fim de ano se aproximando, um cozido baiano de bacalhau pode cair muito bem na ceia.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: