Costela na pressão: tão suculenta que desmancha na boca

Publicada em: 04/05/2021 15:32

Uma boa costela é aquele prato para conquistar a todo bom amante de carne. Essa versão para fazer na panela de pressão sai praticamente desmanchando, esbanjando suculência e sabor.

Vem aprender esse prato maravilhoso, com as dicas CyberCook para turbinar.

Boa leitura!

Costela na Pressão

Os vários cozimentos da costela

A panela de pressão veio para ser uma forma mais prática de preparar a costela, que é famosa por ter uma carne muito dura para os preparos tradicionais.

Porém, vamos imaginar uma época sem panela de pressão, quais eram os tipos de cozimento para uma costela desmanchando?

É isso que vamos te passar, para aquele dia em que você quer ir além e fazer um prato ainda mais suculento.

Dos cozimentos de costela fora da panela de pressão, temos 2 tipos lentos e um outro, digamos, menos lento, então comecemos pelo primeiro, que é a costela de chão.

Muito preparado no interior do Brasil, consiste em espetar a costela no chão de terra batida, e cercá-la de lenha de forma a direcionar todo o calor para carne. O processo completo leva cerca de 12 horas, mas o resultado é incrível, sendo um dos pratos mais tradicionais nas cavalgadas país afora.

O segundo tipo de cozimento lento, na brasa da churrasqueira de casa mesmo. O ideal é assar numa altura de uns 30 centímetros da brasa, por cerca de 8 horas. Também vale acrescentar ao carvão, pedaços de lenha para dar um sabor defumado especial à costela.

Por fim, o cozimento menos lento é a costela de forno, bem caprichada nos temperos, se quiser pode acrescentar umas belas batatas para forrar a assadeira. Nesse modo de preparo, vai levar cerca de 5 horas assando, para ficar na suculência e textura desmanchando que a gente busca.

Para qualquer uma dessas, você tem que medir como está seu tempo e disposição, mas qualquer um desses entrega um prato saborosíssimo, inclusive na panela de pressão, que vamos esmiuçar abaixo.

Ingredientes

  • Costela de Boi 1 quilo
  • Caldo de carne 3 tabletes
  • Cebola 6 unidades

Como fazer

  1. Forre o fundo de uma panela de pressão com 3 cebolas partidas (não muito finas).
  2. Arrume os pedaços de costela em cima da cebola, adicionando após, a cebola restante.
  3. Coloque os 3 caldos de carne na panela, fechando em seguida (não precisa acrescentar água, já que ela brotará da cebola e da própria carne em quantidade suficiente).
  4. Inicie o cozimento da carne em fogo alto, após a panela começar a fazer barulho de pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
  5. Dependendo da força do fogão, esse prazo pode ser um pouco maior.
  6. Após, desligue e está pronto para servir.

Como vê, a panela de pressão transforma horas em minutos, o que é prático para o dia-a-dia, e assim você se delicia com uma suculenta costela, sem muito esforço.

Para ampliar suas escolhas, temos mais quatro pratos com esse corte para você se aprofundar, confira:

Costela é amor

Não é só de brasa e panela de pressão que a costela brilha, ela pode participar de vários pratos incríveis, apenas com um pouco de criatividade.

Para aguçar sua criatividade, separamos 3 receitas incríveis que utilizam esse corte maravilhoso, confira:

Vaca atolada

Vaca atolada

Em breve sai um post só para falar mais da vaca atolada, por hora, o que precisa ter em mente é que a combinação de costela desmanchando, com mandioca derretendo, é simplesmente perfeita.

Vale a pena fazer esse prato em qualquer ocasião.

Bolinho de Costela

Bolinho de Costela

Um petisco incrível para fazer em casa, com muito sabor agregado. Costela desfiada, com mandioquinha e mussarela é uma combinação de dar água na boca.

Ideal para um happy hour, esse bolinho de costela também é uma ótima pedida para quem quer fazer uma grana extra, pois pode congelar e vender tranquilamente, já que rende muito.

Escondidinho de Costela

Escondidinho de Costela

Para finalizar, esse escondidinho de costela é o prato perfeito para um jantar especial, principalmente naqueles dias em que a temperatura dá uma baixada. 

Com bastante queijo e bastante costela, é uma receita muito suculenta e saborosa.

A costela assusta a princípio, mas com criatividade e uma boa panela de pressão, fica fácil fazer um prato surpreendente e barato, uma vez que este é um dos cortes bovinos mais em conta que tem.

Então, faça a sua costela na pressão suculenta e aproveite para usá-la nessas outras receitas que indicamos, depois mande as fotos para gente ou marque o CyberCook nas redes sociais, vamos adorar ver suas obras culinárias.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: