A bacalhoada é um prato bastante intenso, e por isso acaba não agradando todos os paladares, mas o bolinho de bacalhau é praticamente uma unanimidade, e é a porta de entrada para apreciação desse peixe.
Venha conferir a receita completa para fazer esse aperitivo de boteco que tanto faz sucesso pelo Brasil.
Boa leitura.
O petisco de boteco ideal
O bacalhau é tradição cultural portuguesa que o Brasil abraçou muito bem, e claro que o bolinho também é um preparo que nossos patrícios trouxeram para cá.
Porém, o prato ficou tão popular, principalmente por ter se tornado o petisco perfeito, pois é simples de fazer, tem um tamanho pequeno e é incrivelmente saboroso, combinando de forma espetacular com aquela cervejinha gelada ou caipirinha.
Para se ter uma ideia do tanto que o Brasil abraçou o bacalhau, 30% do que é produzido na Noruega vem para cá e vira as tradicionais bacalhoadas da Páscoa e também o bolinho de bacalhau que você vai aprender a seguir.
Receita de Bolinho de bacalhau
Um bolinho de bacalhau não tem muito segredo, o único ponto de atenção é usar uma batata do tipo Asterix, que tem menos amido, portanto deixa a massa mais sequinha.
Enfim, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Bacalhau 1 quilo
- Batata Asterix 1 quilo
- Cheiro-verde 1/2 xícara (chá)
- Cebola 1/2 xícara (chá)
- Ovo 2 unidades
Como fazer Bolinho de bacalhau
- A principal dica é tirar toda a água do bacalhau e da batata, para que o bolinho não se abra na frigideira. “Se a batata estiver úmida, ou o bacalhau, o bolinho não vai dar certo. Por isso é tão importante fazer a receita com a batata asterix, que é mais seca”.
- A receita caseira, tipicamente portuguesa, tem um custo aproximado de R $40 e rende cerca de 60 bolinhos.
- Um dia antes de fazer os bolinhos, deixe o bacalhau, já em postas e sem pele, de molho em uma bacia com água. Troque a água pelo menos cinco vezes. Para saber se o bacalhau já foi dessalgado experimente um pouco da água e veja se ela está temperada.
- Cozinhe 1 kg de bacalhau do porto sem pele, em postas e dessalgado. Cozinhe também 1 kg de batata asterix (com casca avermelhada), sem sal.
- Depois de cozido, escorra o bacalhau para tirar o máximo de água possível (o sucesso da receita depende de o bacalhau e a batata estarem bem secos). Deixe esfriar.
- Escorra a batata já cozida e também deixe esfriar.
- Em um recipiente, com as mãos, desfie o bacalhau. Aproveite para tirar as espinhas.
- Acrescente 1⁄2 xícara de cheiro verde picado, 1⁄2 xícara de cebola picada e misture bem, ainda com as mãos.
- Com a ajuda de um espremedor, acrescente as batatas à mistura.
- Acrescente dois ovos e mexa com uma colher.
- Depois de misturar bem a massa, é hora de moldar os bolinhos. Use duas colheres do mesmo tamanho, pegue uma pequena porção da massa com uma delas, e pressione a porção de massa unindo as colheres.
- Coloque óleo até a metade de uma frigideira funda. Deixe-o bem quente antes de colocar os bolinhos para fritar. Na hora de virar os bolinhos, passe o garfo pela parte de baixo deles e jamais fure o bolinho.
Essa receita rende cerca de 60 bolinhos, por isso que caiu nas graças dos botecos, pois dá para fazer muitas porções e agradar os clientes de forma simples e eficiente.
E para variar o preparo do bolinho, receitas é o que não faltam por aqui, confira mais algumas versões:
- Bolinho de Bacalhau Fácil
- Bolinho de Bacalhau Prático
- Bolinho de Bacalhau Tradicional
- Bolinho de Batata
As porções de boteco mais amadas
O bolinho de bacalhau é unânime e está praticamente no Brasil inteiro, porém tem outros competidores nessa acirrada batalha de petiscos de boteco que também merecem o seu destaque.
Vamos trazer aqui algumas receitas para você preparar em casa porções clássicas dos bares.
Provolone Empanado
Dos tipos de queijo, o provolone é um dos mais saborosos sem sombra de dúvidas, mas nesse preparo empanado e frito, ele muda o patamar de sabor.
E para ficar ainda melhor, faça esse molho dijonnaise que é basicamente uma maionese com mostarda dijon, e é simplesmente divino, vale a pena experimentar para esse e outros petiscos.
Isca de Frango
Esse já é um baita clássico de porções de botecos e é super em conta.
É importante deixar o frango descansar no limão um pouquinho, pois isso deixa a carne mais macia, então quando empanadas e fritas, você tem a textura crocante por fora e suave por dentro.
Torresmo
Não podíamos falar de porção de boteco sem trazer o torresmo, não é? Então pega essa receita infalível para ter torresmos sequinhos e crocantes.
Coloque para fritar os torresmos bem frios, para ter esse choque térmico que ajuda a dar aquele pururucada sensacional.
Agora você tem um cardápio completo de opções para montar uma noitada de boteco em casa, comece pelo bolinho de bacalhau que não tem erro, é gostoso e rende muito.