50 tons de nhoque! A receita colorida!

Publicada em: 13/04/2021 11:58

Se falamos de massa, falamos de Itália, certo? Se fizermos esse teste, quantos tipos de massa italiana você consegue contar? Existe massa fina, massa grossa, comprida, curtinha, de farinha de trigo, de centeio, e por aí vai. Não se compara com a lasanha, mas essa bolinha super macia não fica muito atrás em popularidade. Estamos falando dele: o nhoque!

O nhoque é uma ótima receita para aprender a fazer e surpreender sua família com uma refeição daquelas! Em termos de ingrediente, a receita clássica diz que deve ser feito com batata, ficando naquele tom amarelinho e com aquela textura deliciosa, pronto para receber um molho maravilhoso. Porém não existe obrigação de fazer assim, pelo contrário: sua obrigação é fazer sempre uma receita nova! Dá uma olhada em como pode variar.

50 tons de nhoque! A receita colorida

Confira algumasa receitas de Nhoque

Roxo: No lugar da batata você pode usar batata roxa ou batata doce. Com isso além de mais doce para contrastar com um molho salgado, as cores também podem contrastar bastante!

Laranja: Outro legume que pode ser utilizado para fazer nhoque é a cenoura! Aqui cada bolinha de massa fica com uma cor laranja bem forte, assim como um pouco mais aromático do que a receita tradicional.

Verde: verde é outra cor que veste bem um nhoque. Seja de espinafre ou couve, é uma ótima opção se quiser brincar com a bandeira da Itália no seu prato (com as cores verde, branco e vermelho).

Amarelo: tá achando que é só de legume que se faz o nhoque? Que tal essa opção de banana da terra? Lembre-se de comprar uma no ponto certo para não estar tão verde nem tão passada. Faz toda diferença na textura final!

Se a massa tem tantas opções de cores, os molhos não ficam para trás: 

Vermelho: o molho de tomate, ou “ao sugo”, como conhecemos, não tem como ir melhor. Desde o mais ralinho até o mais rústico, todos vão muito bem neste prato. Aqui você também tem a opção de evoluir para o bolonhesa, com adição de carne moída ou com um ragu de linguiça!

Branco: o clássico molho branco, ou bechamel, que não é lá muito italiano, acompanha muito bem também. Por ser uma base simples, você pode evoluir para um nhoque quatro queijos ou com espinafre.

Rosa: misture o branco com o vermelho, se estiver na dúvida, e terá um molho rosé para diferenciar ainda mais seu nhoque. 

Normalmente, fazer massa em casa requer algum equipamento, mesmo que seja relativamente fácil de fazer. É importante ter uma bancada com espaço para misturar os ingredientes e abrir a massa, assim como um cortador para definir qual estilo vai fazer. Aqui o nhoque já começa a se destacar, já que não precisa de um cortador específico. Assim que começar a enrolar você corta com qualquer faca.

Dá uma olhada nos ingredientes da massa

  • noz-moscada a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 80 gr de parmesão ralado
  • 40 gr de mussarela ralada
  • 3 unidades de gema de ovo
  • 120 gr de farinha de trigo
  • 600 gr de batata

Dicas

As dicas para o modo são basicamente em relação ao cozimento:

  • Asse as batatas e não cozinhe como no purê normal, com elas mais secas fica mais fácil misturar a farinha e pegar o ponto certo.
  • Para saber que estão no ponto, espere que as bolinhas comecem a boiar, mas lembre-se de prestar bastante atenção nas quantidades na hora de misturar a massa, pode ser que fique pesada demais.
  • Para finalizar, o ideal é cortar o cozimento jogando água gelada quando estiverem no ponto. Ninguém quer uma maçaroca de batata, certo? Deixe secar e pode servir.

Se essa receita estiver difícil, tente essa aqui, que apesar de não levar batata fica muito gostosa!

O objetivo do CyberCook é te mostrar que você pode cozinhar o que quiser em casa, das receitas facílimas até as mais complexas. Só o que você precisa é força de vontade e interesse pela arte da culinária! Experimente fazer nhoque em casa e nos envie o resultado!

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: