Guia Definitivo de Festa Junina

Guia Definitivo de Festa Junina

 

Está chegando aquela época do ano de tirar a bota do armário, acender a fogueira e preparar o bailão sertanejo mais tradicional do país. As festas juninas são um dos eventos mais esperados do ano, e para alguns são até mais esperadas que o próprio carnaval.

O fato é que uma boa festa junina precisa de fogueira, música típica, danças e claro, mesa farta com as comidas tradicionais de São João.

Esse guia definitivo vai contar a história dessas festividades e também trazer as principais receitas para um arraiá que caipira nenhum bota defeito.

Boa leitura.

Patrimônio cultural

As festas juninas são um patrimônio nacional e, como quase tudo por aqui, é fruto da mistura e adaptação de várias culturas.

Foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil colonial e consistia neste grande banquete em homenagem a São João. Com o tempo, a influência de outros países foram sendo incorporadas, como as danças nobres francesas que deram origem à quadrilha e a tradição de soltar fogos vinda direto da China. 

A decoração com bandeirolas, fitas  e afins, vem da cultura espanhola, bem ali da península ibérica, na divisa com Portugal.

Essa mistura de culturas encontrou a criatividade brasileira e formou esse grande arraial que acontece nos meses de junho e até julho dependendo do lugar, onde tem as chamadas festas julinas.

É importante ressaltar que não há uma unidade aqui no país, visto que cada estado tem sua versão da festa junina com suas próprias características, então, o que faremos aqui é trazer algo mais no meio do caminho, onde todo mundo pode aproveitar e adaptar para fazer a festa do seu jeito.

Arraial completo 

Algumas tradições para festa junina são importantes pois funcionam como o coração das festividades.

Então, para o seu arraial ser completo, tem que ter obrigatoriamente três itens fundamentais: a fogueira, a decoração típica e a mesa farta com as melhores comidas tradicionais.

A fogueira pode ser cenográfica, assim quem mora em apartamento pode brincar também, mas a decoração quanto mais caprichada melhor, e as comidas, ah essas sim guardam a alma das festas juninas, e para essas, conte com esse guia para te ajudar.

Pratos Salgados

Comecemos com os pratos salgados que funcionam como a entrada para os convidados da festa. Optamos por trazer 3 receitas simples e práticas, para você não ter trabalho, e que também são muito saborosas e representam bem o espírito junino que estamos buscando.

Torta de Liquidificador

Essa torta é muito simples: a massa é fácil, basta misturar tudo no liquidificador e tá pronta. 

Já no recheio, aí o que manda é sua imaginação. O Frango é uma ótima opção, principalmente o caipira, e também capriche nos legumes, como cenoura e milho verde, assim sua torta fica colorida, suculenta e saborosa.

Fatie a em quadrados para servir aos convidados e deixe-os se deliciar.

Buraco Quente

Agora um prato ótimo por ter uma versatilidade incrível e ser comum em quermesses pois é prático de preparar.

Esses sanduíches de carne moída suculenta e bem temperada são ideias para serem a entrada na sua festa junina. Experimente prepará-los e servir aos convidados, assim você abre bem a festa com muito sabor e economia também.

Milho Verde Cozido

Por fim, não podia faltar o milho verde cozido, não é mesmo?

Nesse caso não tem muito segredo, é cozinhar bem e servir com sal e aquela manteiguinha derretendo. 

De preferência sirva na espiga mesmo, do modo mais tradicional de se comer essa iguaria.

Caldos e Sopas

O mês de junho, além das festas de São João, marca o início do inverno, e esse friozinho combina demais com caldos e sopas.

Por isso, separamos as três principais para você colocar na sua mesa e aquecer a galera no arraial, antes da próxima quadrilha.

Sopa de Milho Verde

Um clássico desses tem que estar presente na sua festa.

Sopa muito cremosa e cheia de sabor, que com milho verde fresco fica ainda melhor.

Capriche bem nos temperos e sirva com torradinhas que fica perfeito.

Caldo Verde

De um clássico para outro, agora é a vez do caldo verde se fazer presente na sua mesa.

Quanto mais encorpada melhor, então não economize nos legumes e use a linguiça para pegar todos esses sabores e formar um prato incrível para sua festa junina.

Caldinho de Feijão

Finalizando a sessão de caldos, com esse de feijão, que leva bacon.

Use o molho de pimenta para realçar todos os sabores e sirva com um torresminho bem crocante.

Sem dúvida todos vão amar essa delícia.

Bebidas

Não dá pra ficar de bico seco na festa, ainda mais depois de comer tanta coisa gostosa. Por isso, trouxemos também as bebidas típicas dessa data para você tomar junto com os pratos que mostramos e os que ainda virão.

Chocolate Quente

Mais uma opção para aquecer as mãos e a alma durante o friozinho de junho.

Esse chocolate quente fica muito cremoso, pois leva creme de leite e leite condensado, e usando um chocolate em pó de qualidade, de preferência 70% cacau, os sabores ficam mais equilibrados e a bebida ainda mais gostosa.

Sirva a mesa para acompanhar os bolos que vão vir a seguir.

Vinho Quente

Tire as crianças da quadrilha, pois agora é uma bebida de adultos.

O vinho quente também é um baita clássico das festividades de São João, e o segredo é usar bastante especiarias para aromatizar esse preparo.

A fervura faz com que o vinho incorpore todos os variados sabores, então a sensação de álcool no paladar é amenizada, tornando- se uma bebida muito saborosa. 

Aprecie com moderação e manda ver.

Quentão Sem Álcool

Por fim, mais uma bebidinha clássica, mas numa versão sem álcool, então até a criançada pode aproveitar.

No quentão, o que brilha é o gengibre, mas cuidado com seu sabor muito forte. Vá sempre experimentando um pouquinho.

As especiarias, a laranja e o limão servem justamente para equilibrar os sabores, deixando a receita palatável sem tirar o gostinho característico de gengibre.

Sobremesas

Vamos finalmente para a mesa das sobremesas com as iguarias típicas e deliciosas da data.

Doces

Os principais doces das festas de São João tem que ter o milho, afinal é o ingrediente predominante desse período do ano principalmente no interior do país. Mas, também vamos trazer uma outra bem tradicional, confira:

Pamonha

Nada melhor que começar com uma irresistível pamonha, bem docinha, com muito gosto de milho.

O coco ralado combina bem nesse preparo e harmoniza com o milho, deixando essa pamonha ainda mais gostosa. 

Experimente servir na sua festa, que com certeza será um sucesso.

Curau

Se tem milho para pamonha, tem que sobrar para o curau.

Cremoso e macio, com muito sabor de milho. A dica é caprichar na canela pra ter aquele aroma contagiante que já entrega a receita e deixa todos os convidados com vontade de comer.

Pé de Moleque

Nem tudo é milho no São João, então claro que não podia faltar o tradicionalíssimo pé de moleque.

Para não fugir tanto, esse preparo leva a glucose do milho para dar a liga em tudo e ficar aquele doce crocante mas com muito sabor.

O bom dessa receita é que rende muitas porções, assim ninguém fica sem pé de moleque no seu arraial.

Bolos

Os bolos também são parte fundamental das festas juninas, e algumas receitas são tão tradicionais quanto as bandeirolas e os chapéus de palha, por isso, separamos três delas, com muito espírito de São João, confira.

Bolo de São João

Um bolo com esse nome não poderia ficar de fora da brincadeira, né.

O bolo São João é tão simples e gostoso que uma vez aprendido você vai querer fazê-lo o ano todo.

O leite de coco faz bastante diferença no preparo, pois harmoniza bem com os outros ingredientes, principalmente com o fubá.

Bolo de Fubá Cozido

E falando em fubá, a tradição junina demanda que essa maravilha também esteja na mesa dos bolos.

O bolo de fubá bem feito, mesmo simples, ainda é um dos mais gostosos que temos, e com certeza será um dos mais consumidos no seu arraial.

Bolo Baba de Moça

Para finalizar, o bolo baba de moça é uma ótima adição a esse cardápio, pois é um prato de massa bem simples, mas com essa cobertura tradicional e recheio cremoso que eleva o nível da receita.

Vai ser o companheiro ideal para o bolo de fubá e o bolo São João, experimente e complete sua mesa de sobremesas.

Pronto, mesa completa, recheada e com todos os sabores para agradar o paladar de geral, mas não para por aí.

Anarriê Inclusivo

Hoje em dia é importante pensar na inclusão alimentar, seja por fatores econômicos, ideológicos ou de restrição alimentar, as pessoas têm se relacionado de formas diferentes com a comida, e isso é importante ser respeitado.

Sabendo disso, pensamos em festas juninas com mesa farta, mas também com receitas inclusivas, que possam unir invés de segregar, tudo isso sem abrir mão de uma refeição gostosa.

Então, confira nossas ideias para um arraial bem mais inclusivo.

Arraiá Econômico

A grana tá curta? Não tem problema, sabemos que não está fácil para ninguém.

Justamente para ajudar, pensamos em algumas receitas bem tradicionais das festas juninas, em versões mais econômicas, para você comemorar sem pesar no orçamento.

Torta de Cachorro Quente

Começando com essa torta deliciosa de cachorro quente, muito prática, saborosa e econômica.

Você pode usar o molho de tomate de caixinha sem problemas, mas se quiser ter ainda mais frescor e um sabor inigualável, o molho caseiro é a pedida, pois não é difícil de fazer e também é econômico, já que rende e você pode armazenar no freezer para usar em outras receitas, como uma macarronada por exemplo. Confira a receita para esse molho caseiro.

Caldo Verde Light

Com o friozinho do mês de junho, um caldo é uma ótima pedida para esquentar corpo e alma.

Nesse caldo verde light, você encontra tudo que é preciso para uma refeição saborosa, que pode ser feita com aqueles ingredientes parados na sua geladeira. 

Quanto mais legumes melhor para ficar um caldo bem encorpado e cremoso.

Temperos e ervas também são bem-vindos para dar o toque final a essa delícia, experimente.

Bolinho de Carne Moída Fácil

Por fim, uma receita prática de fazer, e ótima de servir, pois estes bolinhos de carne moída são deliciosos e podem ser comidos na mão mesmo, no máximo acompanhado de um molho.

É uma receita econômica, já que rende muitas porções e nem precisa usar óleo, se tiver uma airfryer, pode fritá-las nela, que vão ficar crocantes e gostosas do mesmo jeito.

Essas são apenas algumas receitas da nossa sessão de economias, você pode (e deve) se aventurar e ampliar seu portfólio de pratos rápidos e gostosos, clicando aqui.

Arraiá Vegetariano e vegano

Nos dias de hoje não dá pra falar de inclusão alimentar sem considerar vegetarianos e veganos. 

Seja por questões ecológicas ou mesmo de restrição, muitas pessoas optam por não consumir carne, ou mesmo qualquer derivado animal, então para ninguém ficar de fora do arraial, trouxemos também receitas que englobam os adeptos desses movimentos:

Pamonha Salgada

Ninguém resiste a uma boa pamonha, e essa versão é bem simples e rápida de fazer.

Totalmente vegetariana, leva alguns temperos e um queijo mussarela no recheio que dá aquela textura puxenta saborosa para sua pamonha. Experimente.

Canjica Vegana

Para os veganos, temos essa canjica que não leva nada de origem animal.

Usando leite de amêndoas, açúcar demerara, cravo da índia e outras especiarias, o sabor dessa canjica fica inigualável, rivalizando até com a versão tradicional do prato.

Experimente e coloque esse prato super saboroso e inclusivo na sua mesa.

Bolo de Fubá Vegana

Agora o tradicional bolo de fubá tem uma versão que também não leva nada de origem animal.

O leite de soja pode ser substituído por leite de coco sem problemas, porém isso deixa o sabor da fruta mais forte, que no fim das contas harmoniza bem com o milho. Em todo caso, vai do seu gosto, o importante é fazer e se deliciar com esse bolo de fubá cremoso e 100% vegano.

Agora você tem todos os caminhos para curtir a data fazendo um arraiá completo em casa e esperamos que esse guia te ajude a ter a mesa cheia.

Ainda em tempos de quarentena uma festa junina mais intimista pode ser a solução, assim você celebra com os moradores da sua casa e quem sabe os demais não entrem na dança via vídeo chamada. A dica final é caprichar na decoração para que o clima de São João domine a casa e com auxílio das receitas deste guia, o aroma dos pratos vai completar a experiência de festa junina tradicional.

Aproveite a data de tenha um Feliz São João, com mesa farta e comemoração com os seus.

Bom apetite.