Tambaqui, um peixe popular aqui e na China

Publicada em: 16/09/2021 17:14

Dos peixes brasileiros abundantes nos rios, o tambaqui é uma das sensações, não só pela quantidade de preparos deliciosos que proporciona, mas também pela sua facilidade de reprodução em cativeiro, que inclusive rompeu as fronteiras do nosso país e foi parar em um gigante asiático.

Vamos conhecer mais dessa história e aprender uma receita de tambaqui assado que é de comer rezando.

Boa leitura.

Tambaqui

Sucesso em cativeiro que viajou o mundo

O tambaqui é um peixe muito presente nos rios dos estados do norte do Brasil, onde também é conhecido como pacu vermelho. Apesar da predominância no Amazonas, hoje já é possível achar facilmente exemplares nas bacias fluviais do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e China. Esse último parece estranho não é? Mas acredite, esse país da Ásia tá cheio de peixe brasileiro.

Não somente tem muito tambaqui na China, como atualmente são os maiores produtores do mundo, e tudo isso começou com a visita de um representante chinês na conferência Rio 92, onde recebeu alguns alevinos de tambaqui diretamente das mãos do então Governador do Amazonas.

Isso só mostra como o sabor típico do norte rompeu barreiras territoriais e culturais e hoje faz parte do consumo diário de um país tão importante quanto a China.

Receita de Tambaqui

Dos tantos preparos possíveis para um tambaqui, este assado é a opção que mais evoca os sabores amazônicos.

Os temperos são bem simples de encontrar e use-os sem medo, pois farão muita diferença no sabor final do seu tambaqui assado.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Costela de Tambaqui 3 quilos
  • Cheiro-verde 2 maços
  • Louro 2 folhas
  • Limão 2 unidades
  • Sal a gosto
  • Pimenta Síria a gosto
  • Manteiga 3 colheres (sopa)

Como fazer Tambaqui

  1. Limpe (sem descamar) e lave bem o peixe, retirando toda gordura (que deixa um sabor desagradável).
  2. Corte todo o tempero verde e junte com o limão e o sal em uma vasilha.
  3. Esfregue esse tempero no interior do peixe (faça pequenos furos para melhor calar o tempero).
  4. Em seguida, pegue um pedaço de papel alumínio, unte-o e enrole o peixe para levá-lo à churrasqueira em uma grelha de duas abas.
  5. Deixe assar por aproximadamente 1h30min, virando uma vez.
  6. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe por mais 30 minutos ou até torrar as escamas.
  7. Sirva com arroz branco, abrindo-o sobre a mesa e retirando a carne de seu interior.

Converse com seu fornecedor de peixe e utilize o peixe mais fresco possível e dentro da safra. Você pode substituir a manteiga por azeite, ou até mesmo fazer um mix para dar mais sabor ao peixe, mas é importante que tenha bastante gordura para a carne ficar bem suculenta.

Além do assado, conheça outros preparos ótimos para usar o tambaqui.

Os sucessos do pesque e pague

Não é só no Amazonas e na China que o tambaqui é popular, na verdade tem uma atividade envolvendo esse peixe que é muito popular em praticamente todos os estados brasileiro, o pesque e pague.

Nos pesqueiros, como são conhecidos esses estabelecimentos, você pode ter a experiência de pescar com suas mãos um belo exemplar de tambaqui, mas não só esse, tem outros peixes que são os queridinhos dos frequentadores, por serem um desafio na hora da pesca.

No geral, é pescar, tirar uma foto e devolver para água, ou se achar um exemplar que te agrade, pode levar para casa pagando o peso do peixe.

Isso é uma boa maneira de garantir que está levando um exemplar bem fresco para casa, então para te ajudar na escolha, vamos trazer algumas receitas para fazer com os peixes mais populares dos pesqueiros pelo Brasil.

Tilápia

Tilápia

Começando com esse que é um dos mais populares, a tilápia.

Essa versão é para aproveitar o máximo do sabor e textura do peixe, numa emulsão de limão que deixa a carne macia e super saborosa.

Sirva com batatas assadas junto e se delicie.

Veja a receita completa aqui

Pintado

Pintado

Essa espécie também é muito presente nos pesqueiros e tem uma carne bem macia e saborosa.

Nesse preparo de pintado em cubos com legumes grelhados, o peixe absorve todos os sabores dos temperos pois fica envolvo num pacotinho que mantém os líquidos lá dentro, deixando na suculência ideal.

Veja a receita completa aqui

Matrinxã

Matrinxã

Fechando com mais uma maravilha do rio amazonas, a matrinxã.

Esse é um peixe que muitos pescadores esportivos gostam de pegar, pois tem exemplares bem grandes que geram bons desafios.

Na cozinha, o preparo assado é perfeito para que não tenha erros e possa saborear essa maravilha das águas doces brasileiras.

Veja a receita completa aqui

Peixe fresco e bons ingredientes, essa é a receita de sucesso

Independente de ser com tambaqui ou qualquer outra espécie, todo preparo de peixe vai se beneficiar de uma carne fresca e com qualidade. 

Se possível comprar numa peixaria ou mesmo num supermercado onde haja um peixeiro que possa te explicar mais sobre os peixes, é aí que você tem que criar uma relação de confiança para sempre levar para casa o melhor.

Atualmente existem marcas e selos que garantem a qualidade dos peixes e de outros produtos como a iniciativa Sabor & Qualidade, então quando for comprar, foque em exemplares que tenham certificações e que o peixeiro seja de confiança.

No mais, queremos ver você fazer esse belo tambaqui assado e marcar a gente nas redes sociais, vamos adorar ver suas obras culinárias.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: