Peixe, arroz e alga. Já sabe o que é? Se você é apaixonado por essa combinação, já entendeu que estamos falando de sushi, esse clássico japonês que o brasileiro abraçou como se fosse nosso! Esse enroladinho super especial simboliza a culinária japonesa com maestria pois traz o arroz (super importante na culinária e economia oriental), peixe cru (que simboliza a pureza da culinária japonesa) e a alga, que também traz a proximidade do japonês com o mar.
Com infinitos restaurantes dessa culinária no Brasil (principalmente em São Paulo), a chance de você já ter experimentado é enorme, mas ainda assim existe muita dúvida sobre os nomes, jeitos de comer e outras particularidades do sushi. Por isso o CyberCookseparou receitas de sushi, seja para quem quer começar a experimentar ou para quem já é um especialista nessa comida! Aproveite!
Tipos de sushi
A começar pela maior dúvida para quem pega o cardápio de um restaurante japonês na mão: o que é cada coisa? Vamos tentar explicar com um guia rápido:
- Niguiri: bolinho de arroz com peixe. Arroz embaixo, peixe em cima. Pode ter uma fita de alga para prender, como no skin. Original do japão
- Hossomaki: o enroladinho de arroz, alga e peixe. Arroz dentro, alga fora. Normalmente com um recheio só, seja peixe, pepino ou o que for. Original do japão
- Uramaki: enroladinho de arroz, mas dessa vez é alga dentro, arroz fora! Original do japão
- Jow sushi: enroladinho de arroz dentro e alga fora, mas o peixe vai batido em cima. Original do Brasil!
- Temaki: sushi em formato de cone grande, recheado de arroz com o peixe em cima e vários molhos. Original do Brasil
- Sashimi: o corte preciso, no tamanho certo dos peixes mais tradicionais japoneses: salmão e atum.
Se quiser conhecer ainda mais tipos de sushi nós temos uma matéria ainda mais focada neles. Dá uma olhada aqui.
Ingredientes e utensílios para fazer sushi em casa
Para quem gosta de um bom sushi, uma boa notícia: é bem tranquilo fazer em casa! Hoje em dia é fácil achar ingredientes como o arroz japonês e a alga, já que o recheio é você quem decide.
A primeira dica é em relação ao arroz: é muito importante deixá-lo de molho por pelo menos 30 minutos e tomar cuidado para não deixá-lo muito empapado, ainda que ele já seja bem “unidos venceremos”.
Já em relação aos equipamentos, você precisa de uma colher especial para o arroz japonês, a esteira para dar forma e o mais importante: a faca! Todos os mestres sushiman tem suas facas quase como membros da família! Sem elas, não há sushi.
Receita de sushi caseiro
Agora que você já sabe do que precisa, tá na hora de uma receita para indicar o caminho e algumas receitas depois para caprichar na criatividade e se tornar mestre em sushi!
Ingredientes
- Nori 4 folhas
- Salmão 100 gramas
- Atum sólido em óleo 100 gramas
- Kani-kama 100 gramas
Arroz
- Arroz Japonês 1/2 xícara (chá)
- Água 1 xícara (chá)
- Vinagre de Arroz 1 colher (sopa) Açúcar 1 colher (chá)Sal 1/2 colher (chá
Modo de preparo
- Coloque o nori com a parte brilhante para baixo na esteirinha ou em um pano de prato limpo.
- Cubra a alga com arroz, deixando uma borda de 1 cm em cada lado.
- Faça um sushi misto ou escolha uma das proteínas.
- Enrole sempre de forma que fique apertadinho.
- Corte nas medidas que desejar e sirva com molho de gengibre, raiz forte e molho shoyu.
Arroz
- Lave bem o arroz, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente.
- Coloque numa panela junto com a água. Deixe descansando por 30 minutos.
- Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio.
- Retire a panela do fogo e deixe descansar, tampada, por cerca de 5 minutos.
- Em uma tigela, junte o vinagre de arroz, o açúcar e o sal. Misture até ficar bem dissolvido.
- Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula ou garfo molhado em água.
- Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar.
Todos os ingredientes que você possa precisar estão no Carrefour . Corre lá conferir!
Mais receitas para completar seu jantar japonês
Sushi de Atum
O atum é um dos peixes mais comuns e mais importantes para a culinária japonesa, mas aqui no Brasil pode não ser tão simples encontrar postas e filés grandes para fazer o sushi. Mesmo assim, nós temos a nossa versão desse peixe e vale a pena ir atrás dele bem fresquinho!
Jow Sushi de Kani Kama
Kani Kama é um embutido feito com carne de peixe no ocidente, mas lá no Japão é feito mesmo com carne de caranguejo (kani, em japonês). De qualquer modo é uma delícia e merece uma chance no seu jow!
Hot Rolls
Mais uma das criações brasileiras para a comida japonesa é o hot roll, normalmente frito, sem nenhum ingrediente cru. Perfeito para quem não gosta do peixe cru!
Tirashi Sushi
O tirashi é quase uma versão japonesa do poke, e repete a inclusão do arroz, do sashimi ou peixe cru, legumes e a alga. Assim como o poke é uma refeição bastante leve e divertida de se fazer.
Sushi Califórnia de pão de folha
Se está difícil encontrar a alga, nada tema! Aqui uma receita que mostra como adaptar o prato de acordo com a situação e deixá-lo delicioso da mesma maneira. O califórnia foca em misturar as frutas, principalmente a manga, ao sushi!
Sushi Vegano
Como não poderia faltar, eis uma receita vegana de sushi, que tirando o peixe é todo vegano! Ou seja, é muito fácil substituir por tofu, legumes e frutas para manter delicioso e agora inclusivo.
Ter contato com ingredientes novos e de culturas diferentes faz muito bem não só para quem gosta de cozinhar, mas principalmente para quem gosta de comer e conhecer novas culturas e modos de pensar. Abra a cabeça, divirta-se cozinhando e conheça o mundo sem sair da sua cozinha!