Receitas com diferentes tipos de farinhas: conheça e experimente já!

Publicada em: 22/08/2019 17:13

Você sabia que existem diversos tipos de farinha? Seja de amêndoas, coco, grão de bico, hoje em dia é possível encontrar e fazer várias receitas com outros tipos além da de trigo. Essas “novas” farinhas são usadas, principalmente, para deixar as receitas mais saudáveis e são uma opção para quem possui alguma restrição alimentar.

Mesmo com tantos benefícios, fique atento! Como a diversidade é grande, é necessário escolher bem a farinha que irá usar, para o sabor característico da comida não mudar muito. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a conhecer os benefícios de cada uma e daremos dicas de receitas com diferentes tipos de farinhas!

Farinha de milho - A farinha de milho é uma das mais conhecidas. Rica em ferro, ela está presente  em muitas receitas, principalmente os da culinária africana e das Américas. Com certeza você já provou essa farinha em tortilhas mexicanas, broas de milho ou em polentas. O CyberCook separou uma receita deliciosa de bolo com farinha de milho para você provar!

farinhademilho/cybercook

Farinha de Aveia - Muito utilizada em receitas de bolos, biscoitos, panquecas e mingaus, a farinha de aveia substitui muito bem a farinha de trigo e ainda as transforma em integrais, já que essa farinha possui um alto teor de fibras e vitaminas do complexo B. Para diversificar nos pratos, selecionamos uma receita de bife empanado com farinha de aveia para você fazer em casa e conhecer mais os benefícios dela.

farinhadeaveia

Farinha de Arroz - Ideal para receitas sem glúten, a farinha de arroz não possui nem sabor e nem aroma forte, podendo ser usada em qualquer tipo de receita, doce ou salgada. Além de ser fácil de encontrar, a farinha de arroz é uma fonte de energia e fibras, com muitas vitaminas e minerais. Com tantos benefícios para aproveitar, aprenda a fazer um biscoito sem glúten de farinha de arroz com especiarias.

farinhadearroz/cybercook

Farinha de Quinoa - A farinha de Quinoa é repleta de nutrientes e muito versátil, por isso é utilizada de substituta à farinha de trigo em receitas de bolos, pães, biscoitos etc. Ela ainda funciona muito bem como espessante para caldos, sopas e molhos. Que tal experimentar uma receita de camarão na moranga com farinha de quinoa?

farinhadequinoa/cybercook

Farinha de Grão de Bico - Sem glúten, nutritiva, rica em fibras e proteínas, a farinha de grão de bico é uma ótima escolha para quem quer substituir ovos e farinha de trigo nas receitas e adotar hábitos mais saudáveis na alimentação. É muito utilizada para fazer bolinhos, panquecas, biscoitos e crepes. Conheça essa receita de falafel frito e assado e experimente esse tipo de farinha!

farinhadegraodebico/cybercook

Farinhas Low Carb

Dentre essas farinhas, há ainda as Low Carb, que são farinhas produzidas a partir de oleaginosas, como amêndoas, coco e linhaça. Essas farinhas são ricas em gorduras e isentas de carboidratos! Conheça duas delas e experimente:

Farinha de Coco - Levemente adocicada e rica em proteínas e fibras, a farinha de coco possui sabor levemente adocicado e é ótima para massas de bolo, biscoitos, brownies e panquecas. É importante ter cuidado na hora do preparo, pois a farinha de coco absorve muita água, então fique de olho nas proporções de água! Não esqueça de experimentar essa receita de pão low carb com farinha de coco.

farinhadecoco

Farinha de Amêndoas - Mais conhecida na confeitaria, a farinha de amêndoas tem como características o aroma, sabor e uma leve crocância. É muito utilizada na produção de doces que precisam de massas finas e que não empelotem, como os macarons. Sem glúten e repleta de benefícios, a farinha de amêndoas tem uma alta presença de vitamina E, que protege as células do organismo, mas é importante guardá-la bem, pois pode oxidar e perder alguns nutrientes. 

Para usar a farinha de amêndoas, sugerimos essa receita de brownie low carb para você conhecer melhor!

farinhadeamendoas

Agora que você já conhece os diferentes tipos de farinha e algumas receitas, que tal colocá-las em prática?

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: