Receita de Vaca Atolada: deliciosa de norte a sul do país

Publicada em: 01/06/2021 15:51

A vaca atolada é um dos pratos típicos da cultura caipira, 100% brasileira. A combinação de uma deliciosa costela desmanchando, com uma mandioca bem cremosa, criam essa explosão de sabores que nos faz querer repetir o prato sempre que temos chances.

Então, venha ver mais da história dessa maravilha, com dicas ótimas para o preparo de uma deliciosa vaca atolada.

Boa leitura.

Vaca Atolada

A origem da vaca atolada com mandioca tradicional

Este é um prato totalmente brasileiro, porém as divergências surgem quando buscamos qual o estado de origem dessa iguaria.

Os mineiros dizem que a vaca atolada é a tradicional de Minas, já os gaúchos discordam e dizem que é no sul que se faz a verdadeira receita.

Na realidade, o que temos de fato é que essa maravilha surgiu na região do Mato Grosso do Sul, onde as comitivas boiadeiras que se deslocavam por lá desenvolveram esse prato para se alimentar durante as viagens.

O nome vem do trabalho dessas comitivas que era transportar o gado de um lugar para o outro, porém nessa região chovia muito e enventualmente um animal ou outro ficavam atolados, sem conseguir se mexer. Portanto, como sabiam que ia levar um tempo para tirar a vaca dali, montavam acampamento e preparavam a receita. 

Então, toda vez que tinha vaca atolada no sentido literal, também tinha o prato de mesmo nome.

A versão mineira 

Apesar de não haver consenso, a explicação mais aceita é essa das comitivas sul-mato-grossenses, mas a cultura de boiadeiros no Brasil sempre foi gigantesca, e várias receitas surgiram dessas longas viagens. O que nos leva a crer, que eventualmente esses viajantes chegavam às Minas Gerais, principalmente por conta da corrida pelo ouro ali na região, o que acabou transformando o local num ponto de encontro de gente de todo lugar do país.

Podemos especular que nessa época as expedições vinham de todo lugar do país, e essa união gerava a troca das principais receitas como feijão tropeiro, arroz carreteiro e vaca atolada. 

Como passaram muito tempo ali na mineração, era normal achar que essas receitas tão consumidas eram originárias das Minas Gerais.

No fim das contas, o que acontece é que a culinária mineira tem um apelo grande e sempre agrega um diferencial no preparo dos pratos, por isso a identificação da vaca atolada com a cultura de Minas é tão grande.

Essa versão de vaca atolada que trouxemos é mais próxima da mineira, porém aprendendo essa base, você fica livre para dar seu toque pessoal.

Ingredientes

  • Costela de Boi 1 quilo
  • Mandioca 1 quilo
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 4 dentes
  • Extrato de tomates 1/2 xícara (chá)
  • Salsinha 1 colher (sopa)
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino em grãos a gosto

Como fazer a vaca atolada macia e cremosa

  1. Tempere a costela com sal e pimenta do reino. Reserve.
  2. Corte a mandioca em pedaços e tire o cordão do meio da mandioca. Reserve.
  3. Frite bem a costela. Se precisar faça por etapas, mas deixe a costela bem frita.
  4. Tire a costela da panela, refogue a cebola e o alho.
  5. Volte a costela para a panela, coloque o extrato de tomate, cubra com água e tampe.
  6. Quando a panela apitar, abaixe o fogo e conte 45 minutos.
  7. Tire a costela da panela e reserve.
  8. Coloque a mandioca na panela. Tampe, quando apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Se a mandioca não estiver macia, deixe mais 5 minutos.
  9. Junte a mandioca e a costela na travessa onde for servir.
  10. Coloque o tomatinho cereja e a salsinha. Misture bem.

Vaca Atolada

Não precisa de nenhum acompanhamento, mas se quiser, um arroz branco bem soltinho e uma salada de agrião combinam muito bem.

Também temos opções para você variar sua vaca atolada, desde formas mais simples até as tradicionais de outros estados, confira:

Vaca atolada gaúcha e suas combinações

Os sulistas reivindicam que a origem da vaca atolada tenha surgido no Rio Grande do Sul, com os campeiros. Mas na verdade a autoria é o que menos importa, pois cada estado tem a sua forma de preparar o prato, deixando sempre delicioso (o que para nós é bom, pois enriquece as opções de preparo e agrada a todo mundo).

Contudo, no Rio Grande do Sul há muitas receitas maravilhosas que podem servir de acompanhamento para sua vaca atolada, confira 3 pratos especiais da região que separamos para você:

Arroz Carreteiro

Arroz Carreteiro

O original arroz carreteiro tem suas raízes fincadas no sul, e esta sim feita pelos campeiros da região, que usavam o charque por ser uma carne que resistia às longas viagens.

Este arroz carreteiro bem recheado é uma delícia que vale a pena fazer, e talvez a única dificuldade seja dessalgar o charque, mas deixando de molho em água fria um dia antes vai dar tudo certo. 

Experimente.

Consultar a receita de Arroz Carreteiro

Paçoca de Pinhão

Paçoca de Pinhão

Recentemente falamos de como fazer o pinhão cozido e também um pouco de sua origem. Agora, é hora de pegar essa deliciosa semente e fazer uma paçoca no melhor estilo do Rio Grande do Sul.

A textura lembra a de uma farofa e é ideal para comer com um belo prato de vaca atolada, experimente.

Consultar a receita de Paçoca de Pinhão

Ambrosia

Ambrosia

Para a sobremesa, esse doce super tradicional da região sul.

A ambrosia é uma daquelas receitas de vó, bem docinhas e cremosas, ideal para saborear depois de um belo almoço.

Com essa receita você vai conseguir fazer uma ambrosia deliciosa, no estilo sulista, com muita cremosidade e sabor.

Consultar a receita de Ambrosia

Vaca Atolada: origem 100% brasileira

Por mais que haja essa discussão de qual estado deu origem a esse preparo, o fato é que estamos falando de um prato totalmente brasileiro, que tem tudo o que sabemos fazer de melhor em ingredientes e temperos, e também é um prato que reúne a família para comer junta, assim como reunia os viajantes.

E é isso que a culinária faz de melhor, preservar a cultura de um povo e unir as pessoas para comer juntas, como sempre fora. Faça essa receita de vaca atolada e reúna a família para saborear essa maravilha.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: