Faça o tradicional Pinhão cozido

Publicada em: 28/05/2021 17:14

O inverno já tá logo ali, virando a esquina então é bom ter opções para se esquentar, e o pinhão é uma das melhores escolhas.

Vem conhecer mais desse ingrediente bem brasileiro que combina demais com o friozinho da estação.

Boa leitura.

Pinhão Cozido

Onde surgiu a tradição do pinhão e como abrir

O pinhão é a semente de uma árvore muito brasileira, a araucária, e é muito comum seu preparo no sul do país, onde a temperatura é mais baixa. 

Contudo, o consumo desse alimento vem de muito longe, pois os índios da região tinham o pinhão como principal fonte de alimentação.

O estado do Paraná tem forte identificação com consumo do pinhão, tanto que sua capital, Curitiba, vem da língua tupi, onde curi quer dizer pinheiro e tiba abundância, devido a grande presença das árvores pela região.

Também podemos destacar outras cidades expressivas como São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais, todas ali na região metropolitana da capital.

A semente surgiu no sul e ganhou o Brasil, e agora com essa receita simples de pinhão na pressão, você vai poder fazer ai na sua casa para os dias de frio, confira:

Ingredientes

  • Pinhão 3 xícaras (chá)
  • Sal 1 colher (sopa)

Como descascar o pinhão de forma fácil

Aprenda algumas formas práticas de descascar essa semente

  1. Faquinha de ponta bem afiada para fazer um corte de ponta a ponta e retirar a casca.
  2. Use descascador de pinhão, que já é fácil de encontrar e vai facilitar muito sua vida.
  3. Martelinho de carne também é uma boa opção, pois basta algumas batidinhas para desprender a casca totalmente.
  4. O bom e velho espremedor de alho também pode funcionar.
  5. Coloque 30 segundos no micro-ondas após o cozimento, assim a casca fica molinha e se solta facilmente.

Essas 5 maneiras devem ser o suficiente para você abrir seu pinhão, porém se tiver um jeito próprio, por favor compartilhe com a gente nos comentários.

Agora, vamos para o preparo dessa delícia.

Como fazer pinhão na pressão

  1. Escolha os pinhões, lave-os e corte as pontas dos mesmos.
  2. Coloque os pinhões na panela de pressão e adicione a água e o sal, leve ao fogo e quando a panela começar a “chiar” conte 30 minutos.
  3. Esse tempo é suficiente para que os pinhões estejam macios. Desligue o fogo e deixe a panela esfriar, escorra a água.

Agora você tem pinhões bem cozidos e macios, prontos para comer. O consumo pode ser feito puro mesmo, ou em variadas receitas.

Para sua inspiração, separamos quatro usos do pinhão que vão te conquistar.

Pinhão Cozido

Se quiser ainda mais praticidade na hora do preparo, pode aproveitar essa receita ótima de pinhão na airfryer, confira.

O Pinhão e a saúde

Essa é uma semente muito nutritiva que tem bastante sabor. Rica em minerais e vitaminas A, C e E, ajuda a manter a saúde cardiovascular além de fornecer uma sensação boa de saciedade, o que as torna ideais para fazer um lanchinho no meio da tarde.

É um snack com pouquíssimas calorias, sendo que 100 gramas de pinhão cozido sem sal, tem só 175 calorias e vão te dar bastante energia para seguir o dia.

Para finalizar, queremos destacar 7 benefícios comprovados que o consumo de pinhão traz para saúde, se liga:

Beneficia o sistema cardiovascular

Além das baixas calorias por porção, o pinhão é indicado para atletas, principalmente por proteger e auxiliar o sistema cardiovascular, ajudando na disposição para prática de atividade física.

  1. Saciedade total:
    Como dissemos, as baixas calorias são boas, mas não é só isso. Uma boa porção de pinhão vai te deixar bem saciado, sendo assim o lanche perfeito para não ficar tentado a quebrar a dieta.
  2. Cérebro mais ativo:
    Por ser cheio de vitaminas B, o pinhão contribui muito para atividade cerebral, auxiliando o raciocínio e a memória.
  3. Intestino regulado:
    Outra propriedade da semente são as fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, auxiliando o organismo a produzir fezes macias e volumosas, facilitando a eliminação.
  4. Melhora a vista:
    Como diriam as avós, o pinhão faz muito bem para as vistas, pois contém antioxidantes importantes que evitam a degeneração natural da idade.
  5. Combate Anemia:
    O pinhão também tem boas quantidades de ferro e cobre, minerais indispensáveis para prevenção da anemia, auxiliando em pessoas que têm deficiência desse minério.
  6. Imunidade sempre em alta:
    Essa maravilhosa semente, também conta com uma boa carga de vitamina C na sua composição, o que colabora para manter a imunidade do organismo sempre em alta.

Enfim, podíamos falar bem dessa maravilha por muito mais tempo, mas acreditamos que você já está convencido, já que é um alimento que faz tão bem à saúde e de quebra é muito saboroso.

Prepare as panelas e faça essa receita de pinhão cozido para ter um calor e um sabor a mais nos dias de inverno.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: