A sobremesa francesa mais popular aqui no Brasil sem dúvidas é o petit gateau, mesmo só tendo aparecido por aqui há menos de 30 anos.
Vamos entender como esse clássico francês se popularizou por aqui e também uma receita para fazer a sua versão caseira.
Boa leitura.
A sobremesa que conquistou o Brasil nos anos 90
Os anos 90 no Brasil foram uma época muito doida, pois o país saía de um regime restrito para entrar numa fase de importações de todos os tipos.
Na televisão os programas que antes sofriam com a censura, começavam a apostar em todo tipo de conteúdo importado em busca pela audiência, e o país via uma ascensão econômica no horizonte, atraindo inclusive imigrantes de outros lugares buscando oportunidades por aqui.
Foi nessa onda positiva que os chefs franceses Erick Jacquin e Michel Brás começaram a produzir o famoso petit gateau francês nos restaurantes de São Paulo.
Não demorou para que a sobremesa caísse no gosto dos paulistanos e rapidamente se espalhou pelo país, sendo hoje em dia, prato presente nos cardápios de grandes redes de fast food, tamanho a sua popularidade.
Essa expansão também levou a adaptações das receitas, e uma delas vamos te ensinar hoje.
Receita de petit gateau
Essa receita é feita com o chocolate meio amargo ou 70% cacau, pois queremos um bolinho com dulçor equilibrado para que o sorvete também possa brilhar.
Vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Chocolate meio amargo 200 gramas
- Manteiga sem sal 2 colheres (sopa)
- Açúcar 1/4 xícara (chá)
- Farinha de trigo 2 colheres (sopa)
- Ovo 2 unidades
- Gema de ovo 2 unidades
Como fazer petit gateau
- Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria
- Bater os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula
- Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa
- Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho
- Deve-se desenformar quente
- Diretamente no prato acompanhado com sorvete de creme. :)
Essa é uma receita testada e aprovada, que entrega um petit gateau muito próximo do tradicional.
Também há outras versões do prato que podem te dar uma inspiração, confira:
Abrasileirando pratos da França
Apesar das suas origens francesas, o petit gâteau se adaptou muito bem ao Brasil, pois somos um povo que ama chocolate e ama sorvete, então não tinha como essa combinação dar errado.
Porém, tem outras delícias da cozinha da França, que nós demos aquela adaptada e o resultado são pratos nossos com essa influência internacional.
Pão Francês
Apesar de não ser francês, essa versão é uma adaptação de uma mini baguete que os nobres que viajavam para Paris no final do século XIX, experimentaram nas padarias parisienses e quando voltavam pediam para seus cozinheiros fazerem algo semelhante.
Assim surgiu o nosso pão francês de cada dia, que com essa receita você poderá fazer em casa tranquilamente.
Aligot
O purê de batata é algo muito comum na alimentação do brasileiro, e das muitas receitas, tem quem adicione creme de leite para ficar mais cremoso e até quem coloque queijo para dar aquele puxa-puxa ao prato.
Esses ajustes são basicamente a base do purê francês, chamado aligot, que é uma receita chique por lá, e aqui você pode fazer com poucos ajustes ao purê de batatas tradicional.
Eclair (bomba de chocolate)
A nossa popular bomba de chocolate, nada mais é que uma adaptação da clássica éclair, muito comum nas confeitarias francesas.
O mesmo processo também serve para fazer as carolinas, outra delícia da confeitaria brasileira inspirada na gastronomia francesa.
Portanto, o brasileiro sempre foi essa nação que abraça as outras culturas e sempre dá um jeito de colocar nossa criatividade no meio para deixar o que é bom ainda melhor.
Aproveite para fazer o seu petit gateau com essa receita ótima, e compartilhe com a gente a sua empreitada de chef francês.
Bom apetite.