Bolo de chocolate com sorvete é uma combinação que dispensa elogios, é praticamente unanimidade.Agora, quando pensamos num bolinho pequeno, onde o chocolate derrete para fora se misturando a uma bola de sorvete de baunilha, elevamos ainda mais o nível de delícia, pois estamos falando nada mais, nada menos, do que do petit gateau.
Este clássico francês tem um história controversa, porém um preparo simples, e você verá ambos os fatos, logo abaixo.
Boa leitura.
Uma bela e controversa história
A sobremesa que automaticamente nos remete à França, tem em sua história uma origem incerta. Há quem diga que foi criada nas confeitarias francesas no século XIX, mas também há histórias que mencionam a criação nos Estados Unidos.
A versão mais aceita, conta que um chef francês que se mudou para os Estados Unidos para abrir seu restaurante contratou um jovem para ajudá-lo na cozinha. Este aprendiz aqueceu demais o forno antes de colocar os bolinhos de chocolate para assar, o que fez a massa assar apenas por fora deixando o chocolate de dentro derretido.
Então, de um erro básico de um aprendiz, surgiu a combinação maravilhosa que comemos até hoje, o petit gateau.
Independente da origem, a verdade é que o prato é delicioso, e os franceses têm a fama de fazerem os melhores, mas hoje, você mesmo vai ter seu dia de chef confeiteiro com a receita que separamos:
Ingredientes
- Chocolate meio amargo 200 gramas
- Margarina 2 colheres (sopa)
- Açúcar 50 gramas
- Farinha de trigo 2 colheres (sopa)
- Ovo 2 unidades
- Gema de ovo 2 unidades
Como fazer petit gateau
- Derreta a margarina e o chocolate em banho-maria.
- Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro.
- Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula.
- Unte as forminhas de muffin com farinha de trigo e coloque a massa - sem preencher toda a forma.
- Pré-aqueça o forno e leve para assar de 5 à 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quentinha.
- Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme.
Experimente polvilhar as forminhas com chocolate ou cacau em pó, isso vai deixar a cor do chocolate muito mais presente. Encha as forminhas no máximo até 3/4 da altura, pois, apesar de não levar fermento a massa cresce bem.
Lembrando que o forno deve estar pré aquecido à 200 graus e 7 minutos é a equação perfeita para esta receita ter o interior derretido e cremoso característicos. Se não tiver certeza sobre a temperatura e o tempo, asse apenas um primeiro teste e depois ajuste conforme o resultado.
Uma dica de conservação: você pode congelar o petit gateau cru, direto nas forminhas, coberto com filme plástico e quando quiser comer, basta descongelar totalmente e deixar o mesmo tempo indicado na receita.
Além disso, tem variações ótimas da receita para você experimentar, confira essa lista com 4 versões incríveis.
- Petit Gâteau Original
- Petit Gâteau Low Carb
- Ampulheta de Petit Gateau
- Petit Gateau de Doce de Leite e Chocolate
O sorvete nas sobremesas
O sorvete por si só é uma baita sobremesa, porém sempre que é associado com outros preparos, fica ainda melhor.
Petit Gateau significa bolo pequeno em francês, mas imagine o que seria desta receita sem uma cremosa bola de sorvete de baunilha ao seu lado?
Então o sorvete se torna o complemento ideal para essas e outras receitas, e separamos alguns bons exemplos logo abaixo.
Fondue de Sorvete
Ainda na França, imagina que beleza um fondue com o sorvete invés das frutas tradicionais?
Nesta receita a calda de chocolate serve como cobertura para o sorvete e se ainda quiser um componente de crocância, adicione uma farofinha de amendoim que fica perfeito.
Torta de Sorvete
Na sequência, algo um pouco mais elaborado, porém que vale a pena pelo seu sabor.
A torta de sorvete e cookies é o encontro perfeito da cremosidade com a crocância, e de quebra tem o chocolate dando a liga perfeita nesses ingredientes.
Vale a pena utilizar as nozes também, pois o sabor e crocância delas complementam a sobremesa.
Banana Flambada com Sorvete
Para fechar uma simples porém poderosa sobremesa de banana flambada com sorvete de baunilha.
O licor e laranja é fundamental para a banana caramelizada e o sorvete de baunilha entra para dar equilíbrio perfeito ao sabor dessa iguaria.
Experimente essa sobremesa magnífica
Mesmo com todas essas dicas de combinações de sobremesas com sorvete, o petit gateau segue sendo talvez o encontro mais icônico entre doces, e como você viu, surgiu provavelmente a partir de um erro básico.
Isso só corrobora a nossa tese de que na cozinha, você às vezes tem que se desprender e testar para criar novas e incríveis combinações de sabores.
Só não esqueça de mandar suas descobertas para gente compartilhar por aqui.
Bom apetite.