Pavê de Bis: sua nova sobremesa favorita

Publicada em: 17/06/2021 15:24

A sobremesa que é praticamente obrigatória em toda festa de natal, numa versão ainda mais gostosa. Venha ver o passo a passo para fazer um incrível pavê de bis que vai agradar até aquele seu tio da infame piada.

E sem essa de deixar pro natal, aproveite para fazer essa sobremesa e deixar qualquer ocasião mais especial.

Boa leitura.

Pavê de Bis

Pavimentando a sobremesa perfeita

Essa receita originalmente criada na França, país famosíssimo por sua confeitaria espetacular, tinha como base o seguinte processo: camadas intercaladas de creme e biscoitos.

Essa forma de construção do doce lembrava a forma que os pedreiros franceses construíam os pavimentos, ou pavage no idioma nativo, então a sobremesa ganhou o nome de remete a isso, portanto Pavê quer dizer pavimento, em alusão a forma de montar a receita e não para o seu tio engraçadão fazer piada.

Nos primórdios, o preparo envolvia creme e algum tipo de biscoito, mas como toda receita, o pavê também foi recebendo incrementos e se adaptando até chegar nessa versão de hoje que leva bis, deixando o que é bom ainda mais delicioso.

Ingredientes

  • Leite condensado 1 lata
  • Creme de Leite 1 caixinha
  • Chocolate ao leite 1 tablete
  • Biscoito tipo wafer coberto com Chocolate 2 caixas
  • Amido de milho 1 colher (sopa)
  • Leite 500 mililitros

Como fazer pavê de bis

  1. Em uma panela, adicione o leite, o amido de milho e o leite condensado. Mexa até dar um ponto de creme mais grosso e deixe esfriar.
  2. Derreta o chocolate em banho maria (ou no microondas). Adicione o creme de leite, formando uma ganache e deixe esfriar.
  3. Em uma travessa adicione em camadas: bis picado, creme branco e ganache, até o topo.
  4. Depois adicione o bis picado por cima, decore a gosto, coloque na geladeira por 1 hora e sirva.

Voilá, pavê de bis prontinho para ser servido no almoço de família e agradar a todos.

A regra é ter creme e biscoito, então variar no tipo é uma ótima forma de incrementar o prato, e além do bis, separamos mais 4 opções de biscoitos para você aproveitar:

As sobremesas tradicionais de mãe

Uma característica em comum que o pavê de bis tem com várias outras sobremesas é que toda mãe tem que preparar ao menos uma vez do ano.

Podemos dizer que há uma categoria que vamos chamar de “receitas de mãe” que são aquelas que todo mundo comeu na infância e que de alguma forma vai passando de geração em geração, e se torna uma tradição de ocasiões especiais.

Seguindo a linha do pavê, preparamos mais algumas receitas tipicamente de mãe para você experimentar em casa, confira:

Gelatina Colorida

Gelatina Colorida

Não podíamos começar com outra receita de mãe que não essa.

A gelatina colorida conquista por seu visual cativante e seu preparo simples, e é comum abrir a geladeira na casa das mães e ter lá uma travessa linda esperando.

É uma boa ideia para fazer para as crianças, pois o colorido enche os olhos e a cremosidade docinha encanta a todas, talvez por isso que toda mãe tenha essa carta na manga para oferecer de sobremesa.

Clique para consultar a receita

Creme de Abacaxi

Creme de Abacaxi

Na sequência, ainda aproveitando as gelatinas, a segunda sobremesa é o creme de abacaxi.

Este prato também é presença carimbada nos almoços de domingo em família, por ser um sobremesa prática, refrescante e gostosa, ideal para ser servida no verão.

Você também pode preparar usando mistura pronta para pudim invés de gelatina, que fica ainda mais cremosa.

Clique para consultar a receita

Manjar Branco com Ameixa

Manjar Branco com Ameixa

Finalizando as dicas com a comida dos deuses, o famoso manjar.

Sempre que chegávamos em casa na época da infância e tinha ameixa em calda na geladeira, era certeza que nossas mães estavam pensando em fazer um manjar.

Esta sobremesa é incrível tanto na simplicidade quanto no sabor, e além da calda de ameixa que deixa tudo mais especial, a dica boa é servir com uma farofinha de coco ralado torrado, para agregar uma crocância ao doce.

Clique para consultar a receita

Enfim, com todas essas dicas de sobremesas de mãe, não vão faltar ideias para colocar na sua mesa. Comece com o pavê de bis pela praticidade e depois se aventurar nos outros preparos, que nesse passo logo vai se sentir um confeiteiro profissional.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: