O que você sabe sobre ervas e especiarias? Temos muito a aprender

Publicada em: 21/06/2021 17:20

Quem ama cozinhar sabe que mesmo o prato mais simples pode se tornar espetacular quando bem temperado. Um arroz soltinho vira “O arroz soltinho” com um pouco de açafrão-da-terra, assim como uma omelete mais saborosa com um pouco de salsinha ou de orégano. A arte de temperar é uma das mais importantes na cozinha, mas se damos tanta importância assim para essas ervas e especiarias, por que sabemos tão pouco sobre elas? 

Até mesmo o Rodrigo Hilbert, quando perguntado sobre o cultivo e produção dos temperos como o orégano, a salsinha e o açafrão-da-terra, confessou que ainda tem muito a aprender - e olha que o cara sabe muito de cozinha! Para ser um cozinheiro ainda mais completo, ele foi contratado pela Kitano para aprender tudo sobre os temperos e foi mais ou menos isso aqui que ele aprendeu: 

O que você sabe sobre ervas e especiarias? Temos muito a aprender

Salsinha

Logo de cara o Rodrigo já foi apresentado à salsinha. Essa erva tão comum que faz dupla com a cebolinha para virar o cheiro verde é uma erva muito fresca no aroma e de uma versatilidade enorme na cozinha. Mas disso ele já sabia, o que ele não sabia é que a salsinha pode chegar a 25 cm de altura e quando floresce a até 75 cm! Além disso, ele aprendeu que é uma planta que gosta muito do sol, então se ele for plantar em casa tem que escolher bem o espaço!

Vai muito bem quando tempera carnes, molhos, risotos, marinadas, maioneses e saladas, mas se destaca muito quando usada seca para constituir uma manteiga temperada que fica sensacional em pães, canapés e até mesmo no churrasco. 

O CyberCook te ajuda a preparar esse cuscuz paulista, um milho cozido com salsa e orégano e esse omelete cremoso! Todos com a qualidade da salsinha Kitano!

Orégano

Primeiro ensinamento completo, era hora de conhecer o orégano. Claro que só de chegar perto, um bom cozinheiro lembra do cheiro de orégano, mas, como um bom estagiário, logo de cara ele já cometeu um erro ao pensar que é das folhas do orégano que vem aquele cheiro maravilhoso. Na verdade, a maior parte do aroma vem das sépalas das flores do orégano e por isso é tão presente, mesmo com o tempero seco! As sépalas são aquelas folinhas que dão base para a flor (sabe aquela folha verde que fica atrás das pétalas do girassol?). Corrigido, foi aí que ele entendeu que mesmo o orégano do saquinho da Kitano também é 100% natural e delicioso para qualquer receita!

É uma ótima pedida para elaboração de molhos de tomates, temperar previamente aves e, levemente, peixes. Por essa versatilidade, é comum encontrar o orégano como principal condimento em qualquer culinária mundial como por exemplo o chimichurri argentino ou na famosíssima pizza de mussarela, que sem orégano não existe!

Para usar bem o orégano, o CyberCook indica esse delicioso Ratatouille prático e rápido!

Açafrão-da-terra

Já no finalzinho do dia, faltava mais alguma coisa. E olha que ele passou do lado e não viu! Era o açafrão-da-terra, que não é uma erva, então não fica acima do solo. Só quando ele tirou o tempero da terra que viu do que se tratava. É muito parecido com o gengibre, mas fique bem claro: não é uma raíz! O açafrão-da-terra é um rizoma, que para a planta é como se o tronco estivesse debaixo da terra. 

O açafrão tem uma curiosidade histórica: também conhecido como cúrcuma, foi trazido pelos portugueses e era utilizado pelos bandeirantes para demarcar áreas que tinham ouro, já que ele cresce, seca, descansa e brota mais uma vez. E claro, aquela cor dourada só ele tem!

É um tempero muito interessante para ser utilizado em peixes, no frango e para dar uma cara bem diferente no seu arroz. Combina bem com louro,  canela,  cravo,  cardamomo,  anis-estrelado, noz moscada e macis.

Aí não tinha como não fazer esse Risoto alla Milanese!

Com todo esse aprendizado sobre os temperos, o CyberCook não podia deixar de sugerir mais algumas receitas, né? A Kitano oferece as ervas e especiarias e a gente mistura nos melhores preparos!

  1. Pão de minuto
  2. Bruschetta de sardinha
  3. Arroz de frango e ervilhas

Conheça mais sobre os diversos temperos da Kitano lá no site deles e acompanhe esta jornada do Rodrigo Hilbert: 

Encontre essas e outras receitas no Especial Vamos temperar?

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: